Você tem uma página no Facebook, um site ou uma conta profissional no Instagram? Se respondeu “não” para qualquer uma dessas perguntas, está na hora de mudar e começar agora mesmo a usar marketing digital para fazer a divulgação de projetos.

marketing digital é um conjunto de ações e estratégias que tem como objetivo utilizar as ferramentas disponíveis online para atrair as pessoas que também estão online. É só pensar no quanto você usa a internet para pesquisar conteúdos para entender o quanto é importante estar presente na rede.

Hoje em dia, existem profissionais especializados nisso, além de empresas totalmente focadas nessa área. Você pode trabalhar com essas pessoas ou começar com algumas atitudes simples, mas que são capazes de lhe proporcionar alguns resultados.

Confira agora 5 estratégias e conceitos do marketing digital que você deve adotar para fazer a divulgação de projetos. Vamos lá?

1. Defina a sua persona

Um dos primeiros passos que você deve dar para usar o marketing digital para divulgação de projetos de arquitetura é definir e entender a fundo a sua persona. Este é um conceito muito útil para a estratégia de qualquer negócio: trata-se da representação fictícia do seu cliente ideal.

Ou seja: qual o perfil do cliente que deseja atrair? Entender isso claramente lhe ajudará a executar qualquer outra ação de divulgação.

É importante entender que persona é diferente de público-alvo, pois a primeira carrega mais detalhes e nuances que são imprescindíveis para as estratégias de marketing digital. Então, muito além de saber o gênero, a idade e a classe social, pense em quais são os hábitos do seu cliente ideal, onde ele costuma se informar, quais são seus principais objetivos na vida e suas dificuldades.

Feito isso, é hora de entender como o seu negócio ajudará a sua persona. Veja os exemplos: “Oferecendo projetos arquitetônicos exclusivos e dicas de decoração para lares sofisticados”, ou “Oferecendo projetos com soluções inteligentes para uma decoração mais moderna”.

Entende como é mais específico e como o seu serviço se encaixará na necessidade real do seu cliente? Outro detalhe sobre personas é que não é necessário ficar preso a apenas um perfil de cliente, sendo possível criar dois ou mais e produzir conteúdo de divulgação para cada um.

2. Invista nas redes sociais

As redes sociais são um canal excelente para chegar até a sua persona. Nesse caso, crie contas profissionais, em que o foco será apenas o seu negócio. Separe sua vida social e privada da profissional, pois isso passará uma imagem de seriedade importante para sua persona.

Para arquitetos, é importante apostar em redes sociais que tenham a imagem como foco, como o Instagram e o Pinterest. No entanto, não ignore o Facebook e crie também um LinkedIn. Pode ser que você sinta mais resultado em um lugar do que em outro, mas a ideia é possibilitar esses pontos de contato com seu cliente.

Nas redes sociais, divulgue seus projetos finalizados e entregues, além de inspirações e dicas para seus clientes. Para saber qual conteúdo postar, retome a sua persona e o que ela gostaria de ver.

Lembre-se de que seu público não é composto de outros arquitetos, mas sim de seus potenciais clientes, que provavelmente têm menos conhecimento da área. Então, evite termos técnicos e busque produzir conteúdo próprio e interessante.

Outro ponto importante para arquitetos é prezar pela qualidade das fotografias. Uma boa ideia é contratar um profissional para realizar sessões de seus projetos mais importantes para divulgá-los. Isso agrega valor ao seu trabalho e, muitas vezes, os próprios clientes ficam lisonjeados por saberem que a casa deles vai inspirar outras pessoas.

Por fim, nas redes sociais, fique atento às solicitações das pessoas. É normal que comentem, façam perguntas e até solicitem orçamentos por meio desses canais. Tente responder a todos com a mesma atenção que você dedica a quem encontra e conversa pessoalmente — isso, com certeza, lhe proporcionará uma boa visibilidade e impressão online.

3. Crie um portfólio online incrível

Se arquitetura tem a ver com imagem e beleza, então seus clientes esperam que você possa lhes apresentar um portfólio no mesmo nível. Por isso, invista em um site com belas fotos e inspirações para seus clientes. Eles gostarão de ver trabalhos já realizados e poderão conhecer um pouco do seu estilo.

Nesse portfólio, vale a pena destacar seus pontos fortes. Se você tem uma pós-graduação em iluminação, que tal destacar essa diferenciação com um belo projeto? O mesmo vale para outras áreas, como projetos corporativos, urbanos, entre outros.

Se o seu portfólio puder ter um espaço para blog, é ótimo, pois por meio dele você terá potencial de atrair muitas pessoas e demonstrar toda sua expertise com textos ou vídeos. Veja mais sobre isso no próximo tópico.

4. Produza conteúdo relevante

Uma forma de fazer a divulgação de projetos é produzindo conteúdo relevante para o público — ou, falando na linguagem do marketing, usando o marketing de conteúdo. Imagine a seguinte situação: João tem um orçamento para redecorar a sua área gourmet e decide pesquisar algumas ideias na internet.

Então, encontra um texto de um blog dando ótimas dicas para modernizar a área de lazer de casa. No entanto, lê no final do artigo que um profissional de arquitetura pode ajudá-lo a tomar as melhores decisões. João, não muito convencido disso, clica em outro texto do mesmo blog, listando as vantagens de se contratar um profissional para fazer o projeto da reforma. Ele se anima e agora realmente cogita fazer isso.

Todos esses textos que João leu estão no blog de um arquiteto. Por perceber que existem várias informações boas e que os projetos mostrados são de muito bom gosto, João decide entrar em contato com aquele profissional.

Entendeu como o marketing de conteúdo age? Basicamente, você oferecerá conteúdo de qualidade para que seu site seja encontrado no Google e, consequentemente, atraia clientes em potencial. Pode parecer difícil, mas se você conseguir escrever um texto por semana, já é um excelente início.

Outra vantagem desse tipo de estratégia é na tomada de decisão. Digamos que João tenha chegado até você por indicação de um colega de trabalho. É muito mais fácil que confie no seu trabalho ao notar que em seu site ou redes sociais há conteúdo atualizado, de qualidade, e uma preocupação em oferecer o melhor para os clientes.

5. Invista em mídia paga online

Agora que você já entendeu o que é persona, conteúdo relevante e a importância de um belo site, é hora de explorar melhor a internet e seu potencial de divulgação. Para isso, invista em mídia paga. Facebook, Instagram e LinkedIn possibilitam que as empresas divulguem seus negócios por meio de anúncios pagos, que podem ser em vídeo, foto, texto e outros — tudo depende da sua estratégia.

De qualquer forma, é importante saber que, nessas plataformas, há a possibilidade de escolher o público que deseja atingir preferencialmente. Então, explore a sessão de anúncios do Facebook (que é unida com a do Instagram) e faça testes para entender que tipo conteúdo tem maior efeito na sua persona.

Além das redes sociais, você também pode patrocinar palavras-chave no Google. Isso significa que, sempre que alguém pesquisar determinados termos, você terá um anúncio exibido no topo da página. Isso se chama estratégia de Google AdWords, que é a plataforma para gerenciar esse tipo de anúncio online.

Apesar de parecer complicado começar, existem inúmeros sites que ensinam a utilizar as principais estratégias de marketing digital para alavancar seu negócio. Além disso, os próprios gerenciadores de anúncio são bastante intuitivos.

É claro que existem muitos pormenores, mas não é necessário tanto aprofundamento. Caso queira um marketing digital mais consistente, uma boa ideia é contratar uma agência de publicidade especializada nessa área.

O marketing digital é praticamente indispensável para a divulgação de qualquer empresa. Arquitetos são pessoas que devem estar sempre antenadas — e estar conectado é uma boa forma de mostrar que você está atualizado e constantemente em busca do mais bonito e atual.

Portanto, dedicar um tempo para essas estratégias lhe proporcionará alguns resultados, além de melhor visibilidade e credibilidade no mercado. Gostou de aprender formas de fazer divulgação de projetos na internet? Então siga nossas redes sociais e receba muito mais dicas para seu trabalho! Estamos no Instagram, no Facebook, no Pinterest, no LinkedIn e no YouTube