Decorar a casa nova ou redecorar para deixar o ambiente mais aconchegante parece trabalhoso. Contudo, hoje em dia é possível contar com excelentes opções de app de decoração para a remodulação de um espaço, escolher a cor das paredes antes da aplicação ou outras diversas finalidades.

Sendo assim, neste post selecionamos ferramentas incríveis com variadas funcionalidades e ótimas avaliações dos usuários para você criar seu próprio projeto como um verdadeiro profissional de design de interiores. Confira as opções e renove seu ambiente agora mesmo!

1. Viva Decora, Decoração de Casa

Se você é do tipo de pessoa que gosta de buscar inspirações na internet antes de planejar a organização do seu espaço, esse aplicativo é essencial. O Viva Decora agrega inúmeros trabalhos de arquitetos e designers de interior de todo o Brasil. A ferramenta tem a finalidade de ampliar o seu olhar nesse segmento.

Sua interface é limpa, intuitiva e a usabilidade é bem parecida com a do Instagram. Logo, o usuário pode curtir, comentar e compartilhar as imagens com os amigos. Lembrando que as imagens curtidas ficam armazenadas, facilitando a busca em outro momento. A tecnologia também ajuda a otimizar tempo ao implementar a busca segmentada por cômodos.

Os pontos mais incríveis desse app de decoração são: o aplicativo é todo em português e ainda existe a possibilidade de entrar em contato com o profissional que elaborou a decoração por meio de uma mensagem direta. Ótimo para tirar aquela dúvida rápida! Além disso, o app é gratuito e está disponível para os sistemas Android e iOS.

2. Smart Tools

O Smart Tools é considerado uma das plataformas mais completas do mercado em questão de métricas, agrupando seis conjuntos de aplicativos em um único local, como:

  • Smart Ruler Pro: calculando comprimento, ângulo e inclinação;

  • Smart Measure Pro: medindo distância, altura, largura e área;

  • Smart Compass Pro: atuando como bússola, detector de metais e GPS;

  • Sound Meter Pro: funciona como decibelímetro e vibrômetro;

  • Smart Light Pro: exercendo a função de lanterna e espelho;

  • Conversor de unidades.

Pode até parecer uma plataforma complexa, contudo, a sua funcionalidade é excepcionalmente simples, sendo possível medir tanto o diâmetro de uma moeda ou calcular a distância e altura de um prédio por meio da câmera do próprio aparelho.

Além de tudo, o Smart Tools traz em seu pacote a opção de alarme, do qual avisa quando um valor ultrapassa o limite aceitável. Essa alternativa de uso pode ser ativada quando o usuário estiver com o detector de metais ou medidor de sons acionado. Completo, não é mesmo?

Apesar de ser um aplicativo pago, seu valor é bem acessível. O único empecilho é que, por enquanto, está disponível apenas para o sistema Android, compatível com a versão 2.1 em diante.

3. MagicPlan

O MagicPlan traz praticidade ao desenvolvimento de projetos, tanto para arquitetos, designers de interior e agentes imobiliários, como para qualquer pessoa que pretenda fazer pequenas reformas ou decorar seu ambiente sem erros.

No começo é comum considerar o aplicativo trabalhoso. No entanto, sua interface é intuitiva e totalmente em português. Além disso, os tutoriais detalhados disponibilizados em vídeo pelo aplicativo auxiliam, inclusive, pessoas que nunca tiveram contato com programas voltados à arquitetura.

Sua funcionalidade permite a criação de plantas baixas de maneira dinâmica por meio de duas alternativas: desenho ou captura de imagens. Apesar de ser possível utilizá-lo em um smartphone, é recomendado instalar em seu iPad ou tablet para o visual ser mais satisfatório.

Modo desenho

Essa é a função mais simples que a ferramenta cumpre, da qual o usuário elabora seus traços e configura as dimensões manualmente. A planta é concebida conforme os dados oferecidos.

Modo captura de imagens

Essa funcionalidade é o atrativo principal do MagicPlan. Por meio da realidade aumentada o usuário determina todos os cantos, portas e janelas do cômodo com a câmera do dispositivo. Isso faz com que a planta seja gerada automaticamente.

Após estabelecer todas as imagens, elas serão encaixadas para produzir uma planta baixa completa, podendo ser editada de acordo com o desejo de cada pessoa. Com um pouco de prática é possível criar um projeto em 15 minutos.

Apesar de o aplicativo ser gratuito, apenas na versão paga é que existe a capacidade de usar comercialmente e obter imagens na extensão PDF, JPG, PNG, SVG, website interativo, entre outros.

Caso a sua intenção seja utilizar para ter uma ideia da decoração de um ambiente da sua casa, a versão grátis é perfeita! O MagicPlan está disponível para o sistema Android e iOS.

4. iHandy Level Free

Seja em grandes obras ou simplesmente alinhar quadros na parede, a régua de nível é um objeto indispensável nas reformas e projetos de decoração. Porém, nem sempre é possível ter à mão essa ferramenta quando necessário.

Pensando nisso, foi desenvolvido o iHandy Level Free. Sua funcionalidade é simples e a interface lembra a própria ferramenta física, possibilitando a verificação de alinhamentos verticais, horizontais e diagonais.

O aplicativo está disponível gratuitamente, tanto para o sistema Android como para o iOS. Uma dica fundamental para quem tem o objetivo de baixá-lo é: antes de usar, calibre o app para obter maior precisão dos ângulos.

5. Coral Visualizer

Está pensando em renovar seu ambiente trocando a cor das paredes em sua casa? Uma forma prática que colabora com a escolha da cor é a tecnologia do Coral Visualizer. O aplicativo é grátis e está disponível para os sistemas Android e iOS.

Com a ferramenta, o usuário captura imagens dos cômodos desejados e testa todas as opções de cores possíveis. Ainda é capaz de apresentar as tendências de cores da estação e uma relação de colorações aproximadas, recursos dos quais facilitam a decisão.

É fundamental compreender que as amostras do aplicativo não são exatamente as mesmas da realidade. O motivo é que as imagens dos dispositivos são criadas em uma base luminosa, deixando as opções um pouco mais intensas.

Mesmo assim, ainda é uma ótima alternativa para visualizar o efeito antes da aplicação. Isso não impede que você visite uma loja de tintas e solicite amostras grátis para testar em sua parede. Porém, utilizando o app, a sua escolha será mais eficiente.

Além de experimentar tonalidades e poder salvá-las para comparar os melhores resultados, a vantagem extraordinária que o aplicativo traz são informações sobre tipos de tintas disponíveis naquela cor, rendimento do galão, acabamentos possíveis, formas de aplicação e outras diversas dicas. Excelente para quem não é profissional se arriscar na decoração!

Agora é a sua vez de escolher a tecnologia da qual cumpra a função desejada. Lembrando que, além de usar os aplicativos citados na hora de renovar a atmosfera da sua casa, considerar a contratação de um profissional de arquitetura ou designer de interiores é sempre uma boa opção. Dessa forma, o projeto terá a chance de ter um resultado perfeito.

Se você gostou deste post sobre app de decoração, siga as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe todas as nossas atualizações. Estamos no FacebookYouTubeInstagram e no Pinterest.