5 jardins em coberturas de apartamentos para se inspirar

Ter um terraço bem cuidado, propicia uma experiência inestimável. Esse espaço pode oferecer uma vista fabulosa, mesmo que a construção esteja em uma grande metrópole. Além disso, durante as estações mais quentes, os jardins em coberturas de apartamentos são indispensáveis.

As plantas podem ser uma excelente maneira de garantir mais vida a esse espaço que tem como proposta o lazer e o bem-estar. Por isso, selecionamos algumas ideias incríveis para colaborar com o seu projeto. Continue acompanhando e inspire-se!

1. Jardim vertical

Os jardins verticais são as melhores opções para quem vive em grandes metrópoles, pois reduzem a emissão de poluentes na atmosfera e oferecem conforto térmico para o interior do apartamento.

É interessante destacar que qualquer ambiente do apartamento pode ter uma parede verde, contanto que tenha as condições necessárias de luz e ventilação para favorecer a vida das plantas.

Aliás, na hora de escolher as plantas para compor o paisagismo, prefira as espécies que exigem manutenção semelhante. As melhores opções são aquelas que já crescem de maneira vertical, como samambaias, jiboias e barba de serpente, pois são excelentes alternativas para locais com iluminação direta do sol.

A montagem do jardim vertical pode ser realizada diretamente na parede por meio de suportes de bambu, pallets ou bases de plástico. A irrigação vai depender da dimensão do projeto.

Por exemplo, se o jardim for pequeno, a rega manual é o bastante. Agora, se o espaço for amplo, tanto em altura como em largura, é recomendado que o sistema seja automático para garantir que a irrigação ocorra por igual em todas as plantas.

2. Jardim em vasos

Compor um jardim utilizando vasos é um desafio. Como essas peças estão disponíveis em diversos tamanhos, cores e texturas, pense no conjunto como uma coisa só. Esse estilo de composição pode suavizar paredes altas ou atuar como elementos focais, chamando a atenção para uma vista específica do jardim.

É bom destacar que, a fim de criar um padrão visual, os vasos não precisam ser exatamente iguais, contendo as mesmas espécies dentro deles, pois isso deixa o ambiente monótono. No entanto, é interessante que todos esses elementos façam parte do mesmo contexto e estilo, combinando com o projeto arquitetônico do apartamento.

Desse modo, investir em vasos maiores cria um efeito impactante. Inclusive, é preferível acrescentar poucos vasos entre os tamanhos grandes e médios. Inserir vários vasos pequenos espalhados pelo local deixa as plantas com uma aparência perdida em um ambiente mais amplo, por exemplo.

3. Jardim de hortaliças

A cobertura do seu apartamento pode ser muito bem aproveitada como um local de cultivo de hortaliças. Além de ser sustentável, permite que os moradores não precisem sair de casa todos os dias para comprar temperos do dia a dia, além de legumes e verduras para enriquecer as refeições da família e proporcionar uma decoração alternativa à varanda gourmet.

Como esse espaço é excelente em questão de iluminação e ventilação, é viável plantar em canteiros ou vasos algumas opções, como cebolinha, salsinha, manjericão, camomila, coentro, alecrim, tomilho, estragão, manjerona, rúcula, alface, hortelã, couve, tomate, rabanete, cenoura, sálvia, pimenta, entre outros. Para isso, é imprescindível que avalie e prepare o espaço para começar o plantio.

Essa é uma solução incrível para os moradores que gostam de cozinhar e desejam consumir alimentos sem agrotóxicos e frescos. Além do mais, ter uma horta no apartamento garante um aroma agradável para a sua cobertura.

4. Utilização de pérgola

O pergolado é uma das maiores tendências na decoração externa. Essa estrutura pode ser utilizada tanto como solução estética quanto funcional. Além de ser usado como um local para a aplicação de plantas ou elaboração de belos jardins, também pode servir como um ambiente muito agradável para a instalação de mesas e cadeiras.

Geralmente, as pérgolas são fabricadas em madeira, entretanto, existem elementos feitos com base em bambu, aço e até mesmo de concreto. Por conta de haver muitas variações em sua produção, é importante levar em consideração o estilo do projeto decorativo para criar um ambiente harmônico.

Muitas estruturas pergoladas são instaladas sem revestimentos. Contudo, uma recomendação interessante é a aplicação de uma cobertura de vidro ou policarbonato translúcido. Eles deixam o espaço mais elegante, ajudam a proteger os elementos que estarão posicionados abaixo e ainda são ótimas soluções para os dias de chuva.

Para complementar os jardins, as pérgolas são muito utilizadas para plantar espécies do tipo trepadeiras. Esse método deixa o ambiente mais acolhedor e faz com que a estrutura faça parte de todo o espaço.

5. Jardim ao redor da piscina

A mistura de jardim com piscina elabora uma atmosfera perfeita para a diversão em família sem sair de casa. Independentemente do tamanho da cobertura, essa combinação é exuberante, essencialmente quando harmonizado com o restante da decoração.

Para compor o paisagismo, aposte no jardim vertical em uma das laterais da piscina. Essa composição deixa o ambiente sofisticado por conta do contraste entre o verde das plantas e o azul da água. Você também pode delimitar a área da piscina instalando um deck. Além de sofisticado, evita que as plantas sejam molhadas pela água de cloro da piscina.

Com relação às plantas, é importante salientar que se deve ter cuidado na hora de optar por árvores e arbustos próximos à piscina. Dessa forma, é essencial que prefira espécies que soltem menos folhas para não contaminar a água.

Para realçar as espécies escolhidas para fazerem parte do jardim da piscina, desenvolver um bom projeto de iluminação é fundamental. Inclusive, a aplicação de luzes dentro da piscina é uma sugestão incrível, principalmente se o seu formato for diferenciado.

Utilizar o terraço do seu apartamento de maneira adequada é essencial para melhorar a qualidade de vida, aumentar o bem-estar dos moradores e favorecer a circulação do ar, principalmente quando o imóvel está localizado nas grandes cidades.

O que você achou dessas dicas para seus futuros projetos de jardins em coberturas de apartamentos? Gostou? Aproveite para compartilhar esse conteúdo nas suas redes sociais e ajude outros colegas a planejarem um ambiente agradável em seus projetos também!

 

Foto do projeto de @faninteriordesign