Assim como todo negócio, um escritório de arquitetura também precisa de estratégias para captar clientes e garantir um bom fluxo de projetos.

Muitos profissionais consideram o formato de indicação uma das únicas formas de conquistar novos negócios. É claro que um bom atendimento e um projeto bem executado são essenciais, mas depender somente dos seus próprios clientes lhe indicarem para outros pode não ser o suficiente para alcançar seus objetivos.

Pensando nisso, preparamos 6 dicas para você se aprimorar mais sobre no processo de como captar clientes para escritório de arquitetura, levando em conta as suas necessidades e a de seus clientes. Vamos lá?

1. Invista em redes sociais

Imagine a seguinte situação: a Maria precisa de um profissional para fazer o projeto de sua casa nova e pergunta para a Simone se ela conhece algum. A Simone diz que sim, passa o nome e contato de um arquiteto e diz que é ótimo. Antes de ligar para o indicado, a Maria resolve procurá-lo nas redes sociais. Ela encontra apenas um perfil pessoal com alguns dois ou três projetos executados, mas nenhuma outra informação.

O que você acha que essa pesquisa ofereceu para a Maria? Com certeza, ela não ficou mais segura. E se ela não confiar tanto assim na Simone, talvez Maria nem entre em contato com o arquiteto indicado.

É exatamente por isso que você deve ter boas redes sociais. Crie um perfil profissional, separado do seu pessoal, e mantenha-o atualizado com os projetos executados ou em execução. Aproveite para destacar os casos especiais e compartilhar dicas interessantes sobre casa e decoração.

Tudo isso vai tornar a sua imagem mais forte e aumentar a sua autoridade online. Ou seja, quando a Maria pesquisar o seu nome no Google, ela encontrará mais informações que a incentivarão a entrar em contato.

Além disso, as redes sociais são um canal a mais de captação de clientes. Com anúncios direcionados ao seu público-alvo e com um conteúdo profissional, é muito provável que alguns negócios venham pelas redes sociais. Para os arquitetos, o Instagram, o Facebook e o Pinterest são muito importantes.

2. Crie um portfólio online

Ter uma página para apresentar seus melhores trabalhos também é essencial para suas estratégias de como captar clientes para escritório de arquitetura. Para isso, invista em um site bom e bonito.

Neste portfólio, compartilhe um briefing resumido da proposta, ou seja, explique quais foram as demandas do cliente e os desafios, as fotos do projeto e do ambiente pronto — é imprescindível ter fotos profissionais para valorizar o material. Destaque todos os trabalhos que considera mais importantes e bem executados.

Além de possíveis clientes, é muito provável que seu portfólio online seja visitado por parceiros, fornecedores e outros profissionais. Uma imagem que passe confiança na internet, hoje em dia, é essencial para destacar seu nome da concorrência.

3. Fortaleça seu networking

Networking é tudo! Você precisa ser visto para ser lembrado e necessita que as pessoas certas lhe procurem quando precisarem. Por isso, participe de eventos voltados para a arquitetura e design, aceite convites para conhecer outros escritórios e esteja presente em ocasiões sociais de pessoas importantes da sua área.

Um bom profissional possui uma grande rede de contatos e tem influência sobre eles. Então, mantenha-se sempre atualizado na sua área e ative seus contatos.

Muitos profissionais não se relacionam entre si por medo da concorrência. No entanto, entenda que as relações profissionais têm sempre como foco a sua boa imagem e é ela que garante que mais clientes venham ao seu escritório.

4. Encontre bons parceiros comerciais

Os parceiros também são indispensáveis ao trabalho do arquiteto, que sempre será capaz de indicar para seus clientes as melhores soluções. Fortaleça seus laços com fornecedores que cumpram prazos e que atendam às expectativas de seus clientes. Sempre se posicione como profissional e crie uma relação de confiança.

Parceiros comerciais são também potenciais indicadores do seu trabalho, pois talvez eles precisem de você ou algum cliente solicite. Assim como a Maria perguntou para uma amiga se ela conhecia alguém, ela poderia também ter perguntado em uma loja de acabamentos, por exemplo. Entenda que quanto mais pessoas souberem seu nome, mais chances de novos clientes chegarem até você.

5. Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma técnica que se utiliza de artigos e conteúdos que interessem o público para atraí-los para seu negócio. No caso da arquitetura, você pode publicar no seu blog, site ou redes sociais algumas dicas de acabamentos, tendências, decoração e outros inúmeros conteúdos. Dessa forma, você mostrará para seus potenciais clientes que você tem autoridade no assunto e capacidade de ajudá-lo a ter a casa dos sonhos.

Também é possível que seus conteúdos abram novas portas. Por exemplo, por ter um blog bem alimentado, você pode ser chamado para ser entrevistado por um jornal importante. Dessa forma, sua imagem atingirá muitas pessoas, sem custo algum. Por fim, quando você se torna uma autoridade no assunto, as pessoas valorizam mais o seu trabalho.

6. Identifique seu público ideal

Para que todas as dicas anteriores funcionem, é preciso que você identifique seu público, ou seja, defina sua especialidade. Estabelecer um foco é importante para saber o tipo de conteúdo que você vai divulgar, quais são os fornecedores mais importantes para manter por perto e como deve ser o seu networking.

Para tomar essa decisão, pense em qual seria o seu cliente ideal. Qual tipo de projeto ele solicitaria? Qual o padrão de vida dele? Quais os desafios e como você é capaz de atendê-lo da melhor forma. A resposta a essas perguntas vai começar a mostrar qual o seu foco.

Se o objetivo é fazer mais projetos comerciais, então seus clientes são os empreendedores. Logo, uma rede social com esse foco e alguns contatos na Associação Comercial e no Sebrae são importantes.

Agora, se você busca pessoas que moram em apartamentos, então, sua rede social pode ter conteúdos para melhorar a decoração desses espaços e fazer parcerias com lojas de móveis planejados. Nada impede, contudo, que o escritório tenha vários públicos, mas lembre-se de produzir materiais e nutrir relacionamentos que o ajudem a chegar nos clientes.

Algumas estratégias de marketing e relacionamento são suficientes para aumentar consideravelmente o seu fluxo de clientes. Uma vez que você implanta e percebe os benefícios, as chances de prosseguir em desenvolvimento são maiores, pois você já estará colhendo os frutos das ações. Então, comece agora mesmo a fortalecer a sua imagem para melhorar o seu posicionamento no mercado!

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