7 documentários de arquitetura para você assistir

A arquitetura e o cinema são artes que estão sempre juntas, uma inspirando a outra. A direção de fotografia, a estética e as edificações mostradas em filmes, séries e reportagens são um espetáculo à parte. Por isso, assistir a documentários de arquitetura é uma forma de aprender, de se capacitar e ter mais referências.

Neste artigo, elaboramos uma lista com 7 títulos que você não pode deixar de ver. Acompanhe!

1. Big Time

Big Time é um documentário lançado em 2017 que mostra o arquiteto Bjarke Ingels em ação. Ele é considerado um dos maiores e mais promissores profissionais da indústria criativa e está à frente do BIG, um renomado escritório de arquitetura dinamarquês.

Ingels é retratado como um perfil inquieto e sempre em busca de superar novos desafios. Isso faz com que ele aprimore sua criatividade e inspire outros arquitetos. Como é mostrado sob o ponto de vista profissional e pessoal, pode-se entender o universo que o estimula.

Ao assistir ao documentário, o telespectador acompanhará sua rotina agitada com reuniões de trabalhos e também conhecerá detalhes de sua vida pessoal. Desse modo, percorrerá todas as fases do processo criativo de Ingels e saberá como ele imprime a visão de futuro em cada detalhe de seus projetos arquitetônicos.

2. Microtopia

Os espaços têm se tornado cada vez mais reduzidos hoje em dia. Ao mesmo passo, a questão sustentável tem atraído cada vez mais adeptos. Por esse motivo, Microtopia é um dos documentários de arquitetura que não pode deixar de ser visto. Ele une esses dois pontos ao mostrar as vantagens das habitações portáteis.

Quem assiste Microtopia passa a repensar a própria maneira de levar a vida: o que é realmente necessário, como seria ter uma casa portátil, como ser mais sustentável, como seria viver com menos.

Você conhecerá as soluções propostas por vários artistas de sucesso, construtores e arquitetos. Também verá como os moradores desses espaços pequenos residem e por quais motivos optaram por essa proposta inovadora. Microtopia aborda ideias contemporâneas sob diferentes aspectos, inspirando arquitetos de todo o mundo.

3. Abstract: The Art of Design

É uma série documental dividida em oito episódios, cada um com aproximadamente 40 minutos de duração. Ela discorre sobre um assunto extremamente interessante: a origem da inspiração e da criatividade. Ao retratar o tema conforme a realidade de grandes arquitetos de todo o mundo, mostra que as ideias são frutos de muito trabalho e estudo.

O documentário também aponta os contratempos do dia a dia dos arquitetos, como os prazos curtos que podem comprometer determinado projeto. Abstract é muito inspirador: além de mostrar boas histórias, apresenta obras arquitetônicas magníficas, a valorização e a reconfiguração de espaços.

Mostra inclusive como deixar um local mais belo e confortável, e de que forma esses fatores contribuem para a qualidade de vida e a sensação de bem-estar. Ou seja, de que maneira é possível aliar beleza, conforto e funcionalidade em uma construção.

4. As casas mais extraordinárias do mundo

Outra série documental e que, como o próprio nome sugere, apresenta as casas mais impressionantes ao redor do mundo. A atriz Caroline Quentin acompanha o arquiteto Piers Taylor em diversas viagens visitando diferentes tipos de moradias.

Com isso, diversos estilos arquitetônicos são mostrados, desde minimalistas até construções em florestas ou montanhas. O conteúdo dessa obra é bastante enriquecedor para um profissional da área, visto que revela os vários contrastes entre as técnicas a partir de diferentes construções.

Por esse motivo a série documental é irresistível: você será apresentado a diferentes técnicas, novas ideias, soluções para necessidades de diversos cotidianos, situações ou locais inusitados e como tudo isso é aplicado em um projeto arquitetônico.

5. Tudo é Projeto

Com estreia em 2017, esse documentário trata da vida e da obra de um dos profissionais mais renomados da arquitetura brasileira e mundial: Paulo Mendes da Rocha. Ele coleciona títulos, medalhas e prêmios, e entre eles está o Prêmio Pritzker, o mais importante da arquitetura mundial.

Em Tudo é Projeto, são apresentadas as ideias e opiniões do profissional sobre arte, natureza, urbanismo, técnicas e humanidade. Desse modo, é possível conhecer seu lado pensador, criativo e criador de projetos extraordinários. É um documentário essencial para quem deseja aprender, se inspirar e conhecer mais sobre a arte de pensar e personalizar espaços.

6. Archiculture

O documentário Archiculture destaca a vida de um grupo de estudantes durante seus projetos finais. Assim, mostra análises e críticas interessantes sobre o ensino de arquitetura. Ou seja, explora a metodologia aplicada por diferentes professores e de que forma os alunos se organizam para realizar os projetos.

Um método não convencional aguça a curiosidade tanto dos futuros profissionais quanto dos já formados e dos experientes. Para saber qual é esse método, sua diferença com relação ao ensino tradicional e por que tantos estudantes e arquitetos se interessam por essa técnica, será preciso assistir ao documentário.

7. REM

O documentário REM retrata boa parte das obras, projetos e ideais de Remment Koolhaas, ganhador do Pritzker em 2000 e um dos mais célebres arquitetos no cenário mundial. Ainda são apresentadas as interações humanas em várias obras do arquiteto espalhadas ao redor do mundo: Chicago, Londres, Paris, Berlim, Dallas, Doha, Veneza, Pequim, Nova York, Seattle, Bodeoux e Fukuoka.

Assim, há um apelo ao aspecto humano por trás da arquitetura, as experiências de Koolhaas e das pessoas que utilizam as construções. Por isso é o primeiro documentário a explorar as condições humanas nos edifícios e em torno deles. Pode-se dizer que ele conceitua o papel do arquiteto ao afirmar que os profissionais são desafiados pelas necessidades das pessoas.

Agora, com essa lista de excelentes documentários de arquitetura, é só preparar a pipoca, deixar a sala bem confortável e assistir aos que achou mais interessantes. Ou a todos. Certamente eles trarão muitas inspirações para valorizar seus projetos ainda mais!

Aproveite a visita no blog e não deixe de ler o nosso artigo sobre 4 designers de interiores renomados. Além dos documentários, o post também trarão muitas ideias para que você possa conquistar ainda mais clientes.