8 tendências de decoração para 2019 que você precisa conhecer

Para realizar projetos de interiores com criatividade e qualidade, a fim de satisfazer e captar novos clientes, é fundamental se atualizar constantemente sobre o mercado de design. Por esse motivo, apresentaremos a você as tendências de decoração para 2019.

Continue com a leitura do artigo para conhecer 8 tendências de decoração e saber o que estará em alta no próximo ano: cores, materiais, estilos de móveis e demais detalhes que enriquecerão ainda mais seus projetos, fazendo com que sejam referências no ramo!

1. Tons terrosos

Os tons frios tão presentes nos projetos dos anos anteriores deram espaço às cores mais quentes e terrosas, que acentuam o clima de aconchego e nos remetem à natureza. Terracota, castanhos, rosa envelhecido, laranja ferrugem, vermelho em todas as suas nuances (que pode chegar até o tom berinjela) e amarelo mostarda são alguns exemplos das tonalidades que não poderão faltar na decoração.

Além delas, é imprescindível falarmos sobre a cor do ano: a Night Watch, eleita pela PPG Paints. Trata-se de um tom de verde floresta escuro. Uma boa dica é utilizar essa cor em pequenas doses, sem exagero: em uma das paredes de um cômodo, objetos de decoração, estofados e tapetes.

2. Formas circulares

As linhas retas fizeram muito sucesso nos últimos tempos, principalmente em virtude do estilo escandinavo, que tende a ser mais minimalista. Agora, as curvas são uma das mais fortes tendências de decoração para 2019. A intenção é trazer formas mais orgânicas e fluidas à estética do local em contraponto à rigidez dos ambientes urbanos.

Desse modo, as linhas curvilíneas se fazem presentes em poltronas, cadeiras, mobiliário de modo geral, luminárias e demais artigos de decoração. Isso causa maior sensação de conforto físico e também visual.

3. Materiais naturais

A sustentabilidade está em alta no mundo todo, e no décor não poderia ser diferente. Ela é transmitida por meio de materiais naturais, como fibras, tecidos, cerâmicas, madeira, entre outros. Os tecidos como linho ficam ótimos nas cortinas e nos estofados. No mesmo sentido, aposte em objetos decorativos feitos de cerâmica ou fibra.

madeira natural é outro material que aparece com muita força. Ela promove a sensação de aconchego em qualquer ambiente, que é a proposta para 2019. Apostar em móveis curvos feitos em madeira será certeiro!

4. Vegetação interna

O uso de plantas sempre esteve na moda nos lares. Contudo, para o próximo ano as plantas se tornaram essenciais em qualquer projeto. Afinal, conseguem aliar as mais diversas tendências de decoração: o verde, os tons terrosos, a sustentabilidade, o uso de elementos naturais e o sentimento de mais conforto em casa.

Ainda, as plantas mantêm o cômodo mais arejado e bonito. O ideal é aproveitar a iluminação natural usando portas de vidro, claraboias e janelas grandes. Jardins de inverno são excelentes para trazer mais natureza para dentro da residência. Basta escolher espécies adequadas à luminosidade e espaço.

5. Mármore

Como as tendências de decoração estão bastante voltadas à organicidade, as pedras naturais não poderiam ficar de fora — em especial, o mármore. Ele aparece tanto em pequenos objetos, como vasos, quanto em detalhes do mobiliário, como em tampos e bases para mesas.

O vidro é outro material com presença forte na decoração, principalmente quando apresenta veios irregulares que remetem ao mármore. Outro modo de usá-lo é com cores, seja o acabamento com brilho ou fumê. Utilizar esse elemento em objetos em tons terrosos e formas ovais é uma forma bem interessante de criar um ambiente único.

6. Tapeçaria de parede

Sucesso nas redes sociais, as peças de tapeçaria de parede deixam qualquer cômodo muito mais sofisticado e imponente. Além disso, fazem jus a todos os elementos que 2019 pede no que diz respeito à estética das casas. Peças de qualidade e personalizadas são vistas como obras de arte e, por esse motivo, não devem ser deixadas de lado nos projetos.

Do mesmo modo, os tapetes continuam altamente valorizados na decoração. O momento é das peças com volume e cuja textura seja como um convite para permanecer no local. Surpreenda o ambiente com estampas de pele de animais ou étnicas, cores diluídas ou em degradê e padrões geométricos.

7. Dourado

Um clássico na decoração, o dourado representa o luxo e inclui requinte nos lugares onde é utilizado. Para aproveitar sua releitura mais moderna, faça-o presente em pés de mesas de centro, poltronas, sofás, cadeiras, adornos, molduras, puxadores de móveis e luminárias.

Deve ser usado até em acabamentos de cozinhas, banheiros e lavabos, como torneiras e misturadores. Aproveite que o mármore também está em destaque e combine-os entre si para criar pontos focais extremamente refinados. A mistura dosada do dourado com os elementos naturais criam um equilíbrio no ambiente, evitando que fique sobrecarregado com um estilo só.

8. Padrões geométricos

Muito presente nos tapetes em 2018, o padrão geométrico será ainda mais explorado no ano seguinte. Isso deve-se ao fato de que ele acrescenta modernidade e ousadia na decoração. Assim, continue usando esse motivo em tapetes, tapeçarias e papéis de parede, capas de almofadas e revestimentos. Abuse dos círculos, quadrados, linhas, triângulos e labirintos sem fugir dos tons que estão em voga.

Outro padrão chegou para marcar presença: o étnico. De modo geral, já traz as cores que estão em alta e é composto por traçados que se enquadram no geométrico. No entanto, a diferença está no fato de que fazem alusão à ancestralidade e proximidade com a natureza. As tapeçarias de parede feitas em material natural e com padrão étnico são uma forma de combinar vários pontos da moda decorativa.

Enfim, as tendências de decoração para 2019 tem o aconchego e as referências da natureza como pilares básicos. Assim, os ambientes devem seguir uma linha mais orgânica voltada a proporcionar toda a comodidade que um lar deve oferecer. Agora que você já conhece os principais elementos do décor atual, certamente fará projetos que renderão muitos elogios e ainda mais clientes.

Gostou deste artigo sobre o que estará em alta nos projetos de decoração de interiores para o próximo ano? Então, aproveite a visita no blog e assine a nossa newsletter. Dessa forma, você receberá as melhores publicações sobre o assunto direto em seu e-mail!

 

Foto de capa do post: projeto de Dudi Duarte