9 eventos e feiras de arquitetura e decoração no mundo em 2019

Quem trabalha na área de arquitetura e design de interiores deve reconhecer a importância de participar de uma feira de arquitetura. Seja para se atualizar nas tendências ou aumentar a bagagem de conhecimento, esse tipo de experiência é essencial para adquirir insights aos seus novos projetos.

Além das feiras, as exposições direcionadas à arte também são excelentes formas de identificar outras técnicas para a sua criação, sem ficar preso a uma esfera restrita de referências.

Para colaborar com a inovação dos seus projetos arquitetônicos, listamos as feiras de arquitetura mais influentes do mundo. Confira!

1. Trend Week Ser

O principal objetivo da Trend Week Ser é educar o arquiteto de maneira eficiente, por meio de depoimentos dos nomes mais importantes do segmento, além de apontar as experiências pessoais que os fizeram chegar longe na carreira.

Na última edição o foco foi o modernismo. A primeira palestra foi conduzida por Florence Cosnefroy. A pesquisadora e artista plástica falou sobre a origem do estilo, citando o arquiteto Le Corbusier, juntamente com sua obra e percepção cromática.

Em seguida, o professor da USP e colunista Guilherme Wisnik abordou o envolvimento nacional do modernismo nas construções brasileiras. Ele falou sobre as influências de Le Corbusier na arquitetura do país e referências adquiridas por conta dos trabalhos de Oscar Niemeyer.

Sua 3ª edição foi realizada na Bienal de São Paulo e recebeu mais de 800 convidados. Além disso, foi transmitida via streaming em todas as lojas da rede Portobello, totalizando 150 estabelecimentos. Em 2019, o Trend Week Ser acontecerá durante os dias 6 a 10 de março.

Estar por dentro das tendências é excelente, mas vivenciar esse tipo de evento é incrível para qualquer arquiteto. Dessa forma, é possível conhecer a inspiração de uma criação. De fato, isso pode agregar muito conhecimento para a sua vida profissional.

2. Expo Revestir

É uma feira que reúne o Brasil com a Indústria de pisos e revestimentos. Em 2019 acontecerá do dia 12 a 15 de março no Transamerica Expo Center, em São Paulo. É bom destacar que o evento não só atrai arquitetos, designers de interiores e construtores, como também revendedores e profissionais do comércio exterior.

A Expo Revestir conta com fóruns sobre o setor de revestimento e os produtos em exposição incluem granito, mármore, pedras ornamentais, laminados, azulejos, paredes de vidro, entre outras ferramentas e materiais.

3. Design Days Dubai

A Design Days Dubai acontecerá de 14 a 18 de março e tem como finalidade apresentar as últimas tendências da arquitetura internacional. Considerada a maior feira do Oriente Médio aplicada ao segmento, atrai profissionais de todo o mundo.

O evento geralmente acontece no mês de março, disponibilizando um programa de educação e capacitação por meio de oficinas, palestras, entre outras atrações referentes ao design, arte, arquitetura e os desafios de empreendedorismo do setor.

4. Salão de Milão

O Salão de Milão é a principal referência em móveis do mundo. Por isso, não poderia ficar fora da nossa lista de feiras de arquitetura, não é mesmo?

Anualmente, o evento indica as opções mais modernas no que diz respeito ao design de mobiliário, contando com profissionais mundialmente conhecidos no centro de exposições de Rho, em Milão.

Durante uma semana, além das mobílias, você consegue acompanhar as últimas novidades nas áreas de decoração e iluminação. Em 2019, o Salão de Milão será realizado do dia 9 a 14 de abril.

5. NycX Design

Anualmente realizada em Nova Iorque, a NycX Design reúne cultura, educação e entretenimento em uma exposição colaborativa com palestras, feiras e as últimas tendências em arquitetura, urbanização e tecnologia. Em 2019 ocorrerá entre os dias 10 e 22 de maio.

Caso você tenha interesse em aproveitar a estadia para desfrutar do turismo local, é possível complementar sua experiência pegando 6 horas de estrada para contemplar a Casa da Cascata, famoso projeto de Frank Lloyd Wright, um dos maiores arquitetos do mundo!

6. Casa Cor

Não poderíamos nos esquecer da Casa Cor, não é mesmo? Há mais de 30 anos apresenta o que está em alta na arquitetura, paisagismo e decoração de casas, reunindo profissionais renomados que representam todos os estados do Brasil, além de arquitetos internacionais.

A Casa Cor se tornou uma das maiores referências de design no mercado e é realizada anualmente no Jockey Club de São Paulo. Em 2019, acontecerá do dia 21 de maio a 19 de julho. Ela viabiliza o acesso às montagens e decorações de variados ambientes para que o visitante confira as grandes tendências da arquitetura.

 

7. Medellín Design Week

Estabelecida na Colômbia, a Semana de Design de Medellín acontece todo mês de junho. Em sua última edição o tema foi “O futuro é incerto? O que estou fazendo?”

A feira reúne variados designers e arquitetos para discursar sobre o assunto por meio de palestras, conferências, exposições, fóruns e outras manifestações na área de arquitetura e design.

A intenção da Medellín Design Week é atualizar e expandir a compreensão dos profissionais. No geral, os assuntos desenvolvidos envolvem as atuais perspectivas no segmento de design local, nacional e internacional, a partir de um ponto de vista global.

8. High Design

Se você ainda não puder ir ao Salão de Milão, a High Design é uma das melhores feiras brasileiras de mobiliário de alto padrão para visitar. Conta com palestras e exposições com excelentes soluções para projetos de arquitetura e design de interiores.

Dos dias 21 a 23 de agosto, será possível conhecer as maiores tendências em móveis planejados, cozinhas, banheiros, home offices, automação e galerias de arte que vão inspirar as suas criações.

9. Design Weekend

Realizado em São Paulo, o Design Weekend envolve diferentes gerações de artistas, compreendendo o design e sua conexão com a arte, arquitetura, decoração, tecnologia, empreendedorismo e urbanismo.

Considerada a maior feira de arquitetura latino-americana, em 2019 acontecerá de 18 a 25 de agosto. O evento possibilita o progresso do arquiteto empreendedor em diversas áreas de interesse, tanto em questão de novas tecnologias quanto em projetos de decoração.

Durante cinco dias, profissionais e entusiastas na área têm a oportunidade de presenciar um plano de cursos, seminários, feiras de negócios, exposições, circuitos temáticos, intervenções artísticas, lançamentos de produtos, concursos, entre outras atrações.

Esse é um ótimo programa para você descobrir como se destacar em seu negócio com grande êxito no empreendedorismo. É bom lembrar que dentro do evento também acontece a High Design.

Independentemente de ser um evento nacional ou internacional, participar de feiras é essencial para o seu sucesso, uma vez que esse atributo não só depende da sua experiência na criação de projetos arquitetônicos, mas no tempo destinado aos estudos e na atualização do conhecimento.

Uma feira de arquitetura também é um ótimo momento para desenvolver o networking, entender a fundo as tendências de mercado e, quem sabe, conhecer novos fornecedores e fechar uma parceria.

O que você achou dessa lista? Deu vontade de conferir de perto? Então, compartilhe o post em suas redes sociais e convide outros colegas a participarem dos eventos com você!