Aprenda como aplicar tecido em móveis de maneira correta

decoração da casa, além de tornar tudo mais bonito e confortável, também é parte de uma história e uma forma de expressar os valores e sentimentos das pessoas que vivem em determinado ambiente. Por isso, é comum as pessoas guardarem móveis e objetos de valor sentimental.

Quando falamos dessas mobílias, a tendência é que ocorra um desgaste com o tempo ou elas simplesmente saiam de moda e deixem de combinar com a casa. Quando isso ocorrer, uma boa forma de renová-las é fazendo uma repaginação na peça com a colagem de tecidos, por exemplo.

Os tecidos podem ser usados em praticamente todas as superfícies de móveis, para colorir, renovar e esconder imperfeições. Ficam bem em mesas, cadeiras, cômodas, criados-mudos e até mesmo dentro de gavetas.

Gostou da ideia? Então, confira agora como aplicar tecido em móveis e comece a renovar sua decor.

Escolha o tecido

Antes de aprender como aplicar tecido em móveis, você deve saber que existe uma infinidade deles, mas evite os muito finos e transparentes, assim como os que contêm elastano. Tecidos de algodão, impermeáveis e que não esticam lhe darão um resultado mais bonito e um acabamento melhor.

Fique atento à estampa e cor para combinar não só com o próprio móvel, mas com a decoração como um todo. Uma boa dica é pedir retalhos dos tecidos na loja para testar ficarão bem na composição com o tapete, as cortinas, outros móveis. A combinação pode ser por cores complementares (tom sobre tom) ou por contraste. Existem, ainda, tecidos que imitam padronagens como madeira, ladrilho e até tijolinhos.

Para escolher o tipo do tecido, é preciso considerar como será o uso do móvel a ser reformado. Se houver a possibilidade de sujar com líquidos ou comida, prefira os tecidos impermeáveis. Geralmente, eles são vendidos para colocar em parede, mas também funcionam muito bem em móveis, pois são fáceis de aplicar e manter.

No entanto, você aprenderá, nos próximos passos, a fazer a devida impermeabilização para que ele dure mais e não manche. A vantagem dos tecidos de parede é que eles não precisarão desse trabalho.

Uma vez decidido o tecido, compre a medida necessária, com cerca de 5 cm a mais para fazer o acabamento dos cantos e laterais.

Prepare a superfície do móvel

Antes de colar o tecido, é necessário cuidar da superfície primeiro. Se a mobília tiver uma superfície lisa, passe um pano com álcool em tudo para tirar qualquer resíduo ou impureza que possa prejudicar a aplicação. Isso é especialmente importante se houver uma camada de lustra móveis, pois o óleo do produto pode prejudicar a colagem. Então, faça a limpeza com atenção e cuidado.

Caso a parte a ser revestida esteja em madeira mais rústica, ou seja, com a textura do próprio do material, então, será necessário usar uma lixa para nivelar. Tente deixar o mais liso possível para que o acabamento fique perfeito após a fixação do tecido.

Talvez não seja possível eliminar todas as imperfeições, como pequenos buracos, mas lixe as laterais deles para que, depois de aplicado o tecido, não dê para perceber. Depois de lixar, passe o pano com álcool para tirar qualquer sujeira e poeira.

Cole o tecido

Agora chegou a parte mais importante: a hora de colar o tecido. Para isso, despeje um pouco de cola branca em uma bandeja de pintura, ou algo que sirva como tal. Com um rolo pequeno de pintura, passe-o na cola, retire o excesso na bandeja e comece aplicando na superfície que recebe o tecido.

É importante que essa camada de tinta seja espessa, mas uniforme para não formar elevações depois de seca. Após espalhar bem, cole o tecido e vá esticando com as mãos. Depois, utilize uma espátula de artesanato ou um rolinho de pintura limpo para que o tecido fique bem esticado e completamente colado. Se a superfície for muito grande, você precisará passar a cola e colar o tecido em partes.

Faça o acabamento

Para que o acabamento dos cantos fique perfeito, você deve, após a superfície estar colada, fazer um corte na diagonal no canto do tecido. Assim, você conseguirá colar uma parte do tecido direto no móvel e a outra sobre o tecido colado. Cole um canto, a lateral e assim por diante.

Para cantos arredondados, o acabamento deve ser feito dando pequenos cortes no tecido para que ele se modele adequadamente. Esses cortes não precisam ser muito grandes, apenas o suficiente para que o tecido faça o formato do móvel sem formar elevações. O tecido que sobrar pode ser usado para colar na parte de baixo do móvel.

Se você estiver revestindo o interior de uma gaveta, por exemplo, não terá onde esconder as sobras do tecido, certo? Nesse caso, você deve cortá-las. Outro problema pode acontecer se você usar um tecido que desfia. O resultado do corte pode não ficar bom e, caso você perceba que o tecido desfia com muita facilidade, o ideal é fazer uma pequena barra, dobrando o tecido na hora de colar as laterais.

Aplique a primeira camada de impermeabilização

Depois que você colar todo o tecido e fazer os acabamentos, deve fazer uma primeira camada de impermeabilização. Ela consiste em aplicar a própria cola sobre o tecido para que aja como um selante. Para isso, misture 2 partes de cola branca, para cada 1 parte de água. Isso significa que, se você usar 4 colheres de cola branca, deve adicionar 2 colheres de água e assim proporcionalmente.

Com o rolinho, aplique sobre todo o tecido colado — inclusive cantos —, formando uma camada fina e uniforme de cola. Deixe secar por 24 horas.

Finalize com a última camada de impermeabilização

Com a peça bem seca, agora você pode usar um verniz em spray para finalizar. É importante usá-lo apenas depois da primeira camada de proteção feita com a cola. Isso porque o tecido é muito poroso e tende a absorver muito verniz, prejudicando o resultado final e gastando mais produto.

Aplique o verniz na peça toda, sempre de maneira uniforme. Você também pode usar um produto líquido e aplicar com um rolinho de pintura, mas fique atento para que ele seja transparente.

Revestir móveis com tecido é uma ótima forma de renovar e acrescentar cor na decoração. Além disso, você pode dar cara nova para aquela mobília que tem um valor sentimental, mas que acabou ficando fora de moda ou não combina mais com seus móveis novos. Lembre-se sempre de preparar a superfície, colar com cuidado e fazer o processo de acabamento e impermeabilização com bastante atenção, pois isso garantirá um resultado final mais duradouro e bonito.

Gostou de saber como aplicar tecido em móveis? Então, siga-nos nas redes sociais e receba muito mais dicas sobre decoração para sua casa. Estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest, no YouTube e no LinkedIn.