Como comprar carpete: o que você deve levar em consideração!

Se você busca conforto para a sua casa e beleza para o revestimento do seu piso, precisa saber como comprar carpete e, assim, escolher o melhor para o seu ambiente. Isso porque existem diferentes materiais e essa escolha tem impacto na durabilidade, design e até na maciez do produto.

Para usar um carpete, você precisa esquecer aquela ideia de que ele causa alergia. Isso é um mito, pois hoje existem materiais com alta tecnologia que impedem a proliferação de ácaros — uma segurança para a saúde de toda a família.

Preparamos este post para ajudar você a fazer a melhor aquisição desse revestimento, com alguns fatores para considerar na hora da escolha. Acompanhe e veja como o carpete vai deixar os ambientes da sua casa — além de mais aconchegantes — com um toque especial na decoração!

Por que escolher um carpete?

Quem valoriza a elegância e o aconchego para os ambientes pode apostar sem medo nesse revestimento. Se você está na dúvida de como comprar carpete, em primeiro lugar, é preciso esclarecer os tipos de materiais que vai encontrar, que são:

  • nylon;
  • lã,
  • poliéster;
  • polipropileno.

Além de ter diversas vantagens para a sua decoração, o carpete também proporciona benefícios para a saúde e bem-estar de todos. Conheça, a seguir, os diferenciais de revestir o seu piso com esse material.

Aliado da sua saúde

carpete de Nylon Antron 6.6 é antialérgico e um aliado e tanto para a saúde da sua família. Isso porque a tecnologia das fibras sintéticas evita a proliferação de ácaros.

Funciona assim: todo o pó que fica suspenso no ar é retido por essas fibras até que seja feita a limpeza com o aspirador. Dessa maneira, a qualidade do ar no ambiente com esse carpete é até melhor do que com outros pisos, o que reduz os riscos de alergias e outros problemas respiratórios.

Essa garantia é atestada por órgãos internacionais, como o ARCAA (Association de Recherche Clinique en Allergologie et Asthmologie) e o CRI Green Label Plus (The Carpet and Rug Institute).

Toque agradável

Quem quer um revestimento de toque agradável vai gostar do carpete de nylon, já que ele é fabricado com uma fibra bastante maleável. Você encontra o produto em espessuras que variam de 6 mm a 40 mm.

Seu piso vai ficar macio para pisar descalço, sentar e deitar para curtir um filme, brincar com as crianças ou com o seu pet. É o aconchego que precisamos ter ao ficar em casa, não é mesmo? Por falar em conforto, é bom que você também saiba que o produto é um isolante térmico, ou seja, vai manter a temperatura da sua casa mais agradável.

Alta resistência e durabilidade

Quando pensamos em investir em materiais que vão compor a decoração da nossa casa, é preciso escolher tecnologias que serão resistentes e duráveis. E essa é uma das características do nylon, fabricado em fibras sintéticas, que vão trazer aconchego e beleza por bastante tempo.

Dessa maneira, você pode utilizar o carpete sem preocupação, inclusive em ambientes de grande circulação de pessoas, como a sala de estar ou os corredores. 

Conforto acústico

Sabe o ruído que o sapato provoca no piso, principalmente em revestimentos de madeira? Todo mundo concorda que isso incomoda bastante, principalmente em apartamentos. Com o carpete, você não sofre com esse problema, já que o material é um isolante acústico. O que isso quer dizer? Ele absorve os ruídos do ambiente e o deixa com uma sensação mais agradável no dia a dia. 

Mais segurança

Se você se preocupa com a segurança da sua família ao escolher o revestimento para o piso, saiba que o carpete é a melhor opção. Ao contrário de porcelanatos, pisos vinílicos ou laminados de madeira, com o carpete os riscos de escorregões são mínimos.

Em caso de quedas, a superfície é amortecida pelas fibras, ou seja, reduz os danos se alguém tropeçar, por exemplo. Portanto, ele é a escolha ideal, principalmente para locais com crianças ou idosos.

Fácil de limpar

Além de resistente, é muito fácil manter o seu carpete sempre bonito. A dica é passar somente o aspirador de pó diariamente para retirar toda a sujeira.

Como definir o estilo do revestimento?

Além de todas as vantagens citadas acima, o carpete de nylon também é uma boa pedida para todos os estilos de decoração. É possível escolher a cor — de acordo com uma amostra de tonalidades específicas de cada empresa para esse material —, bem como a textura.

Para comprar o carpete da cor certa é preciso ter muita atenção, já que o revestimento estará em todo o ambiente. Além disso, a tonalidade deve ser pensada de acordo com o uso do espaço e de forma que se harmonize com as outras cores do local — como as do sofá, paredes e cortinas, por exemplo.

Carpetes mais neutros, como o de cor creme, podem ser aplicados em qualquer ambiente, mas também são uma boa opção principalmente para áreas menores — já que passam a ideia de amplitude. Porém, como sujam com mais facilidade e podem deixar manchas visíveis, podem não ser os mais indicados para áreas de grande circulação ou com crianças.

Já os mais escuros, como o azul ou o vermelho, por exemplo, podem ser a escolha ideal para quem quer imprimir um ar mais personalizado ao espaço. Mas, apesar de "esconderem" as manchas, podem deixar mais visíveis os pelos dos bichinhos de estimação. 

Por que comprar de uma empresa especializada?

Se você quer mais dicas de como comprar carpete, saiba que é fundamental escolher o produto de uma empresa especializada. Além de indicar o melhor revestimento e o estilo do carpete mais adequado para o seu ambiente, você ficará tranquilo quanto à instalação do revestimento.

Ao contrário do tapete, em que você mesmo dispõe da melhor forma no ambiente, o carpete exige mão de obra profissional para que o resultado final apresente um bom resultado.

Dessa maneira, ao comprar o produto de uma empresa especializada, você tem a certeza de que a instalação será realizada por quem entende do assunto. Eles conhecem os melhores métodos para evitar que as costuras fiquem aparentes e estraguem o visual do carpete, por exemplo.

Além disso, os profissionais da empresa de instalação sabem como manter a harmonia quando o carpete se encontra com outro piso — como um laminado de madeira — e conseguem combinar as alturas de forma correta para que o seu ambiente fique impecável.

Gostou das nossas dicas de como comprar carpete? Lembre-se de escolher o estilo que mais combina com você e dê preferência ao nylon, assim você terá a certeza de adquirir um produto de alta qualidade e de fácil manutenção!

Quer conhecer todas as possibilidades de cores e design que você pode aplicar no seu carpete? Então entre em contato conosco e descubra como a sua casa pode ficar mais aconchegante e cheia de estilo!

Foto do projeto de Patricia Anastassiadis