Se você gosta de ler um bom livro, sabe a importância de ter um espaço tranquilo, aconchegante e longe das distrações em casa, não é mesmo? Por esse motivo, neste post, explicaremos como fazer um cantinho da leitura. O ambiente ainda pode ser usado para relaxar e desfrutar do silêncio e do sossego.

Não é preciso dispor de um cômodo para isso, tampouco de uma biblioteca com centenas de livros. O espaço para ler não requer grandes áreas ou extenso mobiliário. No entanto, é preciso atentar para alguns pontos. Para saber quais são, continue com a leitura!

Disponibilize um espaço

Como já mencionamos, não é preciso ter um cômodo somente para leitura. Como as residências estão ficando cada vez menores, nem todos os lares dispõem de uma área ampla para esse fim. Desse modo, pode-se utilizar um espaço em um quarto, mezanino, na varanda ou sacada, corredor, embaixo de uma escada ou de uma janela, ou mesmo em ambientes integrados, como a sala de jantar e de estar.

Qualquer espaço pode ser muito bem aproveitado e transformado em um maravilhoso e confortável cantinho de leitura. O ideal é que comporte, no mínimo, uma poltrona bem confortável. Outro ponto importante é o sossego do lugar. É fundamental que seja tranquilo, silencioso e longe de distrações, como TV ou barulho externo.

Dê preferência a lugares próximos a janelas para poder aproveitar a luz natural durante o dia. Ademais, analise, em seu lar, qual seria o local mais adequado para você passar ótimos momentos curtindo bons livros. Pense, ainda, na quantidade de livros que você tem. Afinal, o espaço escolhido deverá comportá-los.

Cuide da luminosidade

Para ter um cantinho da leitura ideal, é essencial ter uma boa luminosidade. Por esse motivo, sempre que possível, opte por lugares em que incida bastante luz natural. Além da claridade, a vista para a área externa também ajuda a relaxar e valoriza o ambiente.

Também é importante não descuidar da luz artificial, afinal, ela é imprescindível para leituras noturnas e também para criar um clima aconchegante no local. Para isso, escolha lâmpadas amareladas, afinal, esse tipo é o perfeito para dar a sensação de conforto.

Há várias formas de aplicar a iluminação: luminárias de chão são excelentes para lugares em que não há muito espaço disponível; as de mesa ficam ótimas se houver espaço para o móvel — além de servir de suporte para o utensílio, pode-se deixar alguma bebida, óculos, ou algum objeto decorativo.

Priorize o aconchego

Além de boa iluminação, o conforto é outro fator fundamental para considerar ao procurar saber como fazer um cantinho da leitura perfeito. Afinal, para que possamos relaxar, descansar e nos concentrar no livro, é essencial que estejamos bem acomodados, concorda?

Além de escolher uma poltrona, chaise, puff, futon ou divã extremamente confortáveis, há outras dicas incríveis que conferem um clima de total aconchego ao lugar. Uma delas é utilizar um tapete, porque, além de delimitar a área, também promove um ar sofisticado. Ademais, vale apostar em mantas, almofadas, apoio para os pés e o que mais você achar necessário para que se sinta à vontade nesse cantinho tão especial.

Escolha o mobiliário adequado

Após escolher o local da residência onde será feito o cantinho da leitura, é preciso escolher um mobiliário adequado. Caso não haja muito espaço disponível, móveis planejados otimizarão o lugar e o tornarão muito mais funcional. Há modelos de divãs que são feitos sobre baús, miniestantes ou gaveteiro. Desse modo, é possível guardar os livros abaixo de onde você se acomodará.

Se você não tem tantos livros, pode optar por uma poltrona e alguns nichos nas paredes. Prateleiras também são ótimas alternativas. Estantes e armários até o teto são indicados para guardar inúmeros exemplares e, por isso, requerem um espaço maior. Não se esqueça de seguir a mesma linha de decoração utilizada no restante do cômodo para que não fique desarmônico.

Dê um toque pessoal ao seu cantinho da leitura

Além de ser uma tendência, um cantinho da leitura valoriza a decoração de um lar e ainda dá, para a casa, uma sensação mais intimista e pessoal. Por esse motivo e também para deixar o lugar ainda mais acolhedor, é importante dar um toque pessoal.

Sendo assim, solte sua imaginação! Vale apostar em uma composição com gravuras, fotos de viagens ou da família, objetos decorativos com valor emocional, arranjo com plantas etc. Uma boa dica é deixar os livros preferidos à vista.

Aproveite para imprimir sua personalidade ao local e adicione detalhes que façam a diferença para você: um incensário ou uma mesinha lateral para servir de apoio a uma xícara de café quentinho, por exemplo. Enfim, deixe o ambiente com a sua cara. Isso ativa a memória afetiva e causa uma sensação deliciosa.

Ter um cantinho da leitura em casa estimula o hábito de ler em todos os moradores e também em convidados. Se você tem filhos, é uma excelente maneira de incentivar esse costume nos pequenos. Assim, um cantinho pode ser feito especialmente para eles, com mobiliário compatível à altura e decoração lúdica.

Outra opção é fazer um espaço para que todos da família possam desfrutar juntos. Assim, os pais podem aproveitar e contar historinhas às crianças. Deixar os livros infantis em uma altura acessível a elas é essencial. Assim, seus filhos terão autonomia para escolherem as obras que quiserem. Dessa maneira, eles aprenderão desde cedo a importância e as maravilhas que somente um bom livro oferece.

Aproveite o seu novo espaço

Agora você já sabe exatamente como fazer um cantinho da leitura. Ao seguir as dicas apresentadas neste post, certamente, sua casa terá um ambiente maravilhoso, acolhedor e que valorizará a decoração da sua residência. Assim, ele se tornará o seu lugar preferido do lar — e dos outros moradores também —, não só para ler, mas para relaxar, descansar e desfrutar de bons momentos sem se preocupar com o mundo ao redor.

Gostou deste artigo? Quer receber mais dicas sobre decoração e estética do lar? Então, siga nossas páginas agora mesmo nas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Pinterest e no LinkedIn. Assim, você não perderá mais nenhuma de nossas publicações!