Fidelizar clientes é uma busca constante de todas as empresas e profissionais. Um cliente satisfeito é um potencial indicador do seu trabalho e da sua marca, fazendo com que as vendas aumentem e, consequentemente, a reputação do negócio. Na arquitetura, essa atividade é ainda mais importante, já que uma grande parte dos consumidores chega por indicações.

No entanto, ao tentar entender como fidelizar clientes, muitos arquitetos e designers de interiores acabam investindo e divulgando apenas um estilo de decoração. Não existe problema em seguir uma linha, mas ter uma certa flexibilidade aumenta o número de oportunidades e abre caminhos para que você possa mostrar todo o seu potencial.

Para alcançar mais clientes e mostrar todo o seu trabalho, algumas dicas podem ajudar. Veja, a seguir, como fidelizar clientes mesmo trabalhando com diversos estilos de decoração.

Explore diferentes estilos para atrair mais clientes

Uma das principais vantagens de explorar mais estilos de decoração é aumentar as suas oportunidades. Tão importante quanto se manter atualizado sobre as tendências, olhar com mais carinho e atenção para outras opções decorativas pode abrir um novo ramo de atuação e aumentar a rede de contatos.  

Então, que tal divulgar alguns trabalhos um pouco diferentes no seu portfólio, redes sociais e revistas? Você pode acabar se surpreendendo pelo número de pessoas diferentes que chegarão até você.

Digamos que você siga uma linha moderna, mas já decorou uma casa de campo com alguns elementos country. Ao reunir a sua reputação de moderno a um estilo mais rústico, ou para casa de campo, você pode atrair pessoas que gostam da mistura suave dos elementos.

Saindo um pouco dos estilos, você pode expandir para novas áreas da arquitetura também, como espaços corporativos, áreas comuns de condomínios residenciais, shoppings. Ou ainda aumentar o seu leque com projetos que foquem em paisagismo.

Outra tendência muito forte e que pode elevar o seu status no mercado é a arquitetura verde, que consiste no emprego de práticas mais sustentáveis tanto no momento da construção quanto no próprio projeto. Cisternas para captar água da chuva, energia solar, telhado verde, iluminação mais econômica e melhor aproveitamento da luz e ventilação natural são algumas características empregadas nesse tipo de projeto.

A questão é entender que é possível ter uma linha de trabalho, mas passear por outros estilos para criar projetos que atendam a diversos públicos.

Fidelize clientes com atendimento diferenciado

Além de entregar um ótimo resultado para o seu cliente, é importante que o atendimento seja diferenciado. Esses são os dois pontos principais para quem busca fidelizar clientes. Isso certamente fará com que você fique na lista dos arquitetos preferidos, sendo indicado constantemente para outras obras e decorações.

O atendimento diferenciado começa já no primeiro contato. Busque sempre atender as ligações ou retornar assim que possível. Se achar necessário, tenha um colaborador no escritório focado em receber os clientes e marcar reuniões. Atente-se para sempre cumprir os compromissos assumidos.

Outra questão importante para o seu cliente é a indicação de lojas e fornecedores. Tenha uma lista de quem confia e mantenha esse networking atualizado e com boas parcerias. Lembre-se de se certificar da qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas parceiras. Dessa forma, você poderá garantir excelência para a clientela.

No andamento do projeto, mantenha-se aberto às opiniões dele, mas direcione sempre que possível para a questão estética e funcional, buscando o melhor resultado. Mostre projetos para inspirá-lo durante o processo, sempre ressaltando que você está acompanhando tudo com atenção.

Por fim, com todas essas informações e atenção, será possível entregar um projeto surpreendente que, com certeza, ajudará a fidelizar o cliente.

Divulgue o seu trabalho com marketing e networking

Agora que você já viu algumas dicas para o atendimento interpessoal, para que mais clientes cheguem até você será necessário um trabalho de marketing. Então é bom começar a prestar atenção nisso.

Em primeiro lugar, construa um belo portfólio online, com boas fotografias. Você pode dividir o site por sessões, como espaços corporativos, residências urbanas, casas de lazer, quartos infantis etc. A divisão dependerá das áreas para as quais você deseja captar mais clientes. Dentro de cada uma, preocupe-se em variar o estilo também, mostrando a sua versatilidade.

Um ponto interessante é aproveitar o seu site ou portfólio para falar um pouco sobre cada projeto. Sem expor os clientes (a menos que eles permitam), conte a história que levou à concepção de determinado ambiente.

Um breve texto explicando os anseios do cliente, as soluções encontradas e os pontos fortes do projeto pode atrair mais gente, além de ajudar na fidelização. Ao mostrar que você valoriza aquele trabalho, falando sobre os seus desafios e oportunidades, é muito provável que o cliente se sinta mais importante e respeite mais ainda o seu profissionalismo.

Outra ação de marketing muito importante atualmente são as redes sociais. Com isso você pode levar os visitantes até o seu portfólio e também mostrar o andamento das obras, como o seu trabalho é feito, momento de compras, entre outras coisas. A ideia é dar ao consumidor a noção de como o seu atendimento é diferenciado e como isso influencia em um bom resultado.

Ainda relacionado ao marketing digital, você pode produzir conteúdos de interesse do seu público, dando dicas sobre decoração, design e inspirações. Divulgue em blogs e redes sociais. Tudo isso ajudará você a se posicionar como referência no mercado e aumentar as chances de conquistar e fidelizar clientes.

Além do marketing digital, algumas ações no offline são fundamentais, como divulgação em revistas especializadas e participação em eventos. O networking é imprescindível. Como dito, bons relacionamentos com fornecedores devem ser cultivados, já que eles são capazes de indicar você. Converse com o maior número de pessoas possível e seja acessível. Dessa forma, você terá uma rede de contatos maior, mais clientes e mais oportunidades para fidelizar e mostrar todo o seu potencial.

Estratégias de como fidelizar clientes passam necessariamente pelo bom atendimento e resultados impressionantes. No entanto, variar o estilo de decoração pode ajudar arquitetos e designers de interiores a aumentar as suas possibilidades e rede de contatos. Aliado a essas questões, um marketing bem executado fortalecerá o profissional e a marca.

Agora que você conferiu o nosso artigo sobre como fidelizar clientes de arquitetura, assine a nossa newsletter e receba muito mais dicas para o seu negócio!