Tapetes e carpetes detêm um charme intrínseco e nos remetem tanto a tapetes vermelhos de grandes eventos, como o do Oscar, quanto àquele ambiente bem aconchegante com um tapete ou carpete felpudo e macio. Antes de decorarem residências, escritório ou grandes eventos, os tapetes e carpetes passam por um minucioso processo de fabricação, o qual garante a sua qualidade.

Confira o post que preparamos e saiba como funciona uma fábrica de tapetes e carpetes e veja dicas preciosas sobre como reconhecer e identificar um bom tapete e realizar a sua manutenção. Entenda um pouco sobre os tapetes feitos à mão e a razão pela qual eles são tão preciosos e desejados!

Como funciona uma fábrica de tapetes e carpetes?

O processo de fabricação de um tapete semiartesanal requer muita dedicação e zelo. Cada peça deve ser única! O procedimento inicia-se com a escolha da tela base, em geral de polipropileno, de cor clara ou escura, com propriedade antialérgica, antiestática, antichamas e de alta resistência. É nesse momento que se determina o tamanho do tapete e a sua tonalidade.

Após essa etapa, inicia-se o processo de tecelagem, com utilização de máquinas alemãs. Nessa fase são realizadas as marcações e o tapete começa a ganhar o desenho desejado. O trabalho é feito com a organização das linhas — que podem ser de diferentes cores — na máquina. Os diversos costureiros trabalham organizando e realizando os vários tipos de acabamento, como a bainha virada, que suaviza as bordas do tapete e garante delicadeza e requinte do produto.

Após a conclusão dessa etapa, que pode durar até uma semana, a peça passa por um minucioso processo de revisão, para que os itens cheguem ao mercado com a qualidade necessária exigida para um bom tapete.

Algumas fábricas contam com um grande diferencial, e dão ao cliente a oportunidade de personalizar o tapete ou carpete, determinando a escolha do desenho preferido para a peça. O esculpimento manual, em um processo semiartesanal de produção, garante a cada modelo sua exclusividade. A base de látex, aplicada nas peças de algumas fábricas, torna o material antiderrapante, aumentando a segurança de quem adquire o produto.

Além disso, nota-se a preocupação das fabricantes com a inserção de novas tecnologias no processo de produção, seja para melhorar cada vez mais a qualidade de tapetes e carpetes, seja para inserir conceitos de sustentabilidade e proteger o meio-ambiente.

Como identificar um bom tapete ou carpete?

Há diversas formas de identificar um bom tapete, e a primeira delas é subjetiva. O desenho e o modelo do tapete devem ser pertinentes ao ambiente e às pessoas que usufruirão dele. É importante pesquisar sobre o material e ter boas referências do fabricante, e ainda, questionar sobre as propriedades do tapete e carpete, escolhendo aquele com características mais adequadas ao espaço em que será colocado.

Para saber se o tapete é resiliente a dica é dobrá-lo. Se ele apresentar poucas “quebras”, significa que terá uma boa durabilidade. Por isso é essencial sempre procurar por artesãos e empresas conceituadas no ramo, pois a fabricação de um bom tapete costuma vir acompanhada de bastante tradição.

Por que os tapetes e carpetes feitos à mão são tão especiais?

Os modelos feitos à mão são especiais pelas mesmas razões que outros produtos artesanais são tão valorizados. O modo de produção artesanal costuma garantir maior qualidade ao produto final. Suas vantagens começam desde a seleção do material até o acabamento, o que garante que cada peça seja singular. E não é diferente na fabricação de tapetes e carpetes!

Dessa forma, durante o processo artesanal, cada peça adquire um toque personalizado, que nenhuma máquina, por mais moderna que seja, conseguiria atingir. É por essas razões que empresas como a Santa Mônica Tapetes e Carpetes não abrem mão do trabalho manual em seu método de fabricação, e adotam um processo semiartesanal, otimizando a produção com uso de máquinas, mas mantendo o toque artesanal em cada peça.

Como pode ser feita a manutenção de um tapete?

A primeira instrução para a manutenção de bons tapetes é optar por produtos de qualidade, pois isso influenciará diretamente na durabilidade do produto. Se o tapete for feito com uso de bom material, bom acabamento e um processo eficiente de fabricação, ele inevitavelmente durará mais do que outros.

Entretanto, por melhor que seja o produto, alguns cuidados devem ser tomados, e o primeiro deles é o popular “melhor prevenir do que remediar”. Sendo assim, é importante evitar, por exemplo, que alimentos e bebidas caiam no tapete ou carpete. Evitar contato frequente com a umidade e com a luz do sol também aumentará a durabilidade da peça e a vivacidade de suas cores.

A manutenção do tapete vai variar de acordo com o seu material. Geralmente, há instruções na própria etiqueta do produto, ou elas podem ser solicitadas ao fabricante. É recomendado, por exemplo, aspirá-lo periodicamente, tomando cuidado com a potência utilizada no equipamento e sempre observando as orientações do fabricante, na etiqueta.

Mas, e se sujar?

Em caso de acidentes, como queda de materiais líquidos ou sólidos no tapete, deve-se remover o elemento o mais rápido possível. Em caso de líquidos, recomenda-se a limpeza com pano seco e água morna. Em último caso, é aconselhável procurar uma empresa especializada na limpeza de tapetes, seja em caso de acidentes ou de forma periódica. 

Como escolher o tapete ideal?

Como vimos no decorrer deste post, a escolha do modelo mais adequado de tapete ou carpete vai depender do local onde será inserido e da maneira como o tapete será usado. Contudo, é possível ter à disposição um leque de possibilidades, e não será difícil escolher o melhor modelo. Para isso, é importante contar com uma fábrica de tapetes e carpetes confiável e com tradição no mercado.

Se você gostou do texto e quer conhecer mais sobre o assunto, entre em contato com a Santa Mônica Tapetes e Carpetes. Somos uma empresa 100% brasileira e com mais de 40 anos de experiência no mercado de tapetes e carpetes. Temos uma grande variedade de produtos, além de profissionais capacitados para lhe atender!