Investir no próprio bem-estar e qualidade de vida é fundamental para viver melhor e por mais tempo. Esses dois fatores estão diretamente relacionados à saúde física e mental, ao nível de independência, às relações sociais e, até mesmo, à interação com o meio ambiente. Ou seja, é preciso mudar alguns hábitos a fim de ter mais saúde, satisfação, tranquilidade e alegria de viver.

Entretanto, isso ainda é um grande desafio para muitas pessoas, principalmente para as que encontram certa dificuldade em equilibrar a vida profissional e pessoal. Mas, ao conhecer as dicas que apresentaremos neste post, você verá como é simples. Confira!

1. Durma bem

Ter um sono de qualidade é essencial em uma rotina saudável e também para o bem-estar emocional e mental. Afinal, dormir bem mantém a mente e o corpo saudáveis, evitando a sensação de cansaço e desânimo no dia seguinte. Além disso, promove o relaxamento muscular, a memória e a recuperação do metabolismo.

Por isso, siga uma rotina tranquila ao se preparar para dormir: não use aparelhos eletrônicos, como TV, celular ou tablet, e deixe o ambiente calmo, silencioso e escuro. Procure manter seu quarto sempre aconchegante e confortável — a decoração contribui muito para isso.

2. Pratique atividades físicas

Há diversos tipos de exercícios e, certamente, você encontrará um que gostará de praticar. Ao fazê-lo, seu corpo libera substâncias que são responsáveis pelas sensações de relaxamento, bom humor, prazer e bem-estar.

Além disso, as atividades físicas reduzem o risco de desenvolver doenças crônicas, reduzem a gordura, melhoram o condicionamento físico, aceleram o metabolismo, fortalecem os ossos e ajudam a regularizar o sono.

Comece o dia se exercitando: ao acordar, alongue seu corpo. Isso desperta e prepara o organismo para o dia que se inicia, bem como fortalece e reduz a tensão muscular, endireitando a coluna.

3. Cuide da alimentação

Tudo o que ingerimos é absorvido por nosso organismo. Desse modo, manter uma boa alimentação é fundamental para quem busca bem-estar e qualidade de vida. Então, mantenha uma dieta balanceada, dê preferência aos alimentos naturais e evite os industrializados.

Coma mais frutas e verduras, proteínas e gorduras boas. Não é necessário cortar totalmente o açúcar e o sal, basta usá-los com moderação. Além disso, beba, ao menos, 2 litros de água diariamente e procure não consumir refrigerantes. Vale lembrar que é importante comer a cada 3 horas.

4. Mantenha a mente ativa

Assim como todo o corpo, o cérebro também precisa ser estimulado. Dificuldade de concentração, problemas de memória e lentidão de resposta são indícios de que a saúde mental está prejudicada. Exercitar a mente é bem simples: leia mais, pratique jogos de raciocínio, faça palavras-cruzadas, monte quebra-cabeças e aprenda um novo idioma.

Quanto mais o cérebro é exercitado, mais ele se mantém ativo. Além de ser um excelente estímulo para a mente, também é um momento relaxante, em que tiramos o foco dos problemas do dia a dia. Isso ajuda a aliviar o estresse ao mesmo tempo em que beneficia a saúde mental.

5. Tenha mais contato com a natureza

Quem vive em grandes centros urbanos está cercado de ruídos de carros, buzinas, sirenes, aviões e demais sons irritantes típicos de lugares assim. Isso aumenta o nível de estresse, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida. Desse modo, tenha mais contato com a natureza.

Passeie em parque com sua família, faça uma caminhada à beira-mar, aprecie o pôr do sol. Esse tipo de atividade alivia a tensão e recarrega as energias. Além disso, o sol é fundamental para que o organismo produza vitamina D, responsável pelo bom humor, disposição e saúde cardiovascular.

Se não é possível manter o contato com a natureza diariamente, invista em decoração com plantas. Isso porque elas ajudam a relaxar, umidificam e limpam o ar, estimulam a criatividade, acalmam os olhos, diminuem o estresse e ajudam na concentração.

6. Dedique-se a um hobby

Realizar uma atividade de que gostamos aumenta os níveis de endorfina, o que faz com que nos sintamos muito mais felizes, dispostos e revigorados. Assim, o hobby funciona como um escape, afinal, é quando tiramos a atenção dos problemas de trabalho ou dos relacionamentos e voltamo-nos inteiramente a uma atividade que nos dá prazer.

Entre os hobbies, vale cozinhar, cuidar de plantas, tirar fotos, praticar algum esporte, ler um bom livro, ou, simplesmente assistir a filmes e seriados em uma sala ou quarto extremamente aconchegantes. O que importa é que essa atividade precisa fazer parte da sua rotina. Estabeleça dias fixos para praticá-la e não permita que outros compromissos atrapalhem.

7. Passe mais tempo com pessoas de que você gosta

Apreciar bons momentos com quem amamos é extremamente benéfico para a saúde. Afinal, é garantia de alegria, risos, diversão e bem-estar. O ser humano tem uma necessidade natural de compartilhar sensações e experiências. Logo, ninguém melhor que amigos e familiares para dividir esses momentos, concorda?

Então, façam programas juntos que agradem a todos. Saiam ao ar livre, assistam a filmes, pratiquem esportes, saiam para jantar fora, mantenham contato com frequência. Com a correria cotidiana, muitas vezes, acabamos deixando de lado esses prazeres que nos fazem tão bem e impactam diretamente em nossa saúde.

8. Faça pequenas pausas durante o trabalho

Pausas frequentes e de curta duração durante o expediente revitalizam a pessoa, ajudam na concentração e também na disposição. Então, de tempos em tempos, levante-se para tomar um cafezinho ou água.

Essa atitude favorece a socialização e uma relação mais descontraída com os colegas de trabalho. Além disso, essas paradas ajudam a tomar melhores decisões. Quando passamos um longo tempo concentrados em algo, há a chamada “fadiga de decisão”, já que há diminuição da energia mental. É preciso tirar o foco para ter novas ideias.

Ainda, aproveite o tempo para alongar o pescoço, os braços e as pernas. Isso evita dores musculares e alivia a tensão. Assim, sua jornada será muito mais produtiva.

Portanto, mesmo com a rotina agitada, é possível seguir nossas dicas para aumentar seu bem-estar e qualidade de vida. Inclua esses novos hábitos gradativamente em seu dia a dia e você verá como terá mais sossego, tranquilidade, felicidade, saúde mental, leveza e disposição para enfrentar cada novo dia.

Você já segue algum desses hábitos? Tem algum outro para indicar? Deixe um comentário no post e compartilhe suas ideias e opiniões sobre o assunto!