Conheça toda a história da arquitetura pelo Google Arts and Culture

Com as novas tecnologias, é cada vez mais fácil ter acesso às obras arquitetônicas de vários países para se inspirar. O Google Arts and Culture oferece uma maneira prática e eficiente de entrar em contato com a história da arquitetura, das pirâmides do Egito a projetos atuais. 

O aplicativo permite que o usuário veja lugares de qualquer parte do planeta e contemple obras arquitetônicas em 360 graus — mesmo quem já teve a oportunidade de viajar e conhecer de perto os museus mais renomados do mundo pode revisitar seus locais favoritos, que agora estão a poucos cliques de distância.

Além disso, é possível ter acesso a centenas de objetos de arte e museus, que são constantemente atualizados. Neste artigo, explicamos a você como o app pode ajudá-lo a conhecer ainda mais a história da arquitetura. Acompanhe!

O Google Arts and Culture

Com o objetivo de unir tecnologia e cultura, o site permite o acesso a eventos artísticos, museus, sítios arqueológicos, obras arquitetônicas e coleções de todo o mundo. A tecnologia utilizada é similar àquela empregada no Google Street View — outro aplicativo famoso da empresa americana. O usuário consegue caminhar virtualmente pelo local e explorar centenas de fotos por meio de recursos como a rotação em 360 graus e o zoom avançado.

É possível simular o passeio em um museu e ver detalhes que escapariam ao olho nu, devido à alta eficácia do zoom e a não existência de barreiras ou limites físicos entre o visitante e a obra. Atualmente, a iniciativa registra o interior de mais de 250 instituições, entre elas os consagrados The British Museum, em Londres, o Guggenheim Museum, em Nova Iorque, e o Musée d'Orsay, em Paris.

Vale lembrar que a instituição inglesa é conhecida por seu icônico telhado de aço e vidro, além, é claro, de abrigar preciosos objetos históricos, como uma estátua Moai da Ilha de Páscoa e a Pedra de Roseta. Já o tour pelo Guggenheim de Nova Iorque permite que o visitante se inspire no último edifício projetado por Frank Lloyd Wright. O museu é famoso por suas curvas e pela rampa em espiral. É lá também que se encontram obras importantes de artistas de prestígio, como Piet Mondrian, Pablo Picasso e Marc Chagall. 

A visita ao Musée d'Orsay garante o contato com um dos maiores museus da Europa. Com extensa relação de obras de Monet, Gauguin e Cézanne, a antiga estação ferroviária de Beaux-Arts é um belo exemplar de art-nouveau. A localização também é privilegiada: o edifício se encontra na margem esquerda do Rio Sena.

Além do acesso aos museus, é possível conhecer no site do Google outros projetos arquitetônicos importantes para a história, como veremos a seguir.

A história da arquitetura com o Google Arts

Das pirâmides do Egito às propostas atuais, é possível acompanhar importantes marcos para a história da arquitetura por meio do Google Arts and Culture. Veja algumas dicas.

Idade Antiga

O site permite a exploração daquela que é considerada a primeira pirâmide já construída pelos egípcios, a Pirâmide de Djoser. Ela é composta por seis túmulos, os mastabas, que foram construídos uns sobre os outros. É tida como a construção desse porte mais antiga do mundo e tem 62 metros de altura.

Já a Grande Pirâmide, ou Pirâmide de Gizé, tem 137 metros de altura e foi construída em 2.555 a.C. A obra foi encomendada pelo faraó Quéops e foi considerada a maior edificação do mundo até a construção da Torre Eiffel no século XIX. A maneira como foi arquitetada e sua estrutura interna suscitam dúvidas até hoje entre os especialistas. O tour pela obra também está disponível no Google Arts.

Idade Média

Saltando na história, se a ideia é visitar obras do período da Idade Média (V a XV), pode-se conhecer por meio do site a Catedral de Notre-Dame, em Paris, famosa por suas janelas amplas, pelos vitrais coloridos e pelas altas colunas. A obra é uma das mais antigas catedrais em estilo gótico da França. 

A primeira construção desse estilo no país também pode ser visitada via Google. Ótima representante gótica, a Basílica de Saint Denis apresenta abóbadas altas e amplas, bem como grandes vitrais e rosáceas. Vale lembrar que, além de ser muito importante para a história da arquitetura, o estilo é Patrimônio Mundial da UNESCO.

Idade Contemporânea

Para conhecer obras atuais, que tal visitar o Museu do Amanhã? O projeto é do espanhol Santiago Calatrava e está situado na região do porto do Rio de Janeiro. Foi inaugurado em dezembro de 2015 e tem 15 mil metros quadrados. Sua forma, inspirada na bromélia, é longilínea, e há ao redor do edifício jardins, ciclovias e espelhos d'água.

Visite também a capela Bosjes, localizada em um vinhedo na África do Sul. A estrutura sinuosa tem 420 metros quadrados e conta com um espelho d'água à frente. É construída a partir de uma fina camada de concreto e tem um crucifixo no centro da fachada. O projeto é dos escritórios Steyn Studio e TV3 Architects. 

As vantagens do aplicativo

Além do site, há a versão para tablets, smartphones e qualquer outro dispositivo móvel. Ela facilita o acesso às informações em tempo real e sem restrições quanto à localização do usuário. O aplicativo também permite o recebimento diário de lançamentos disponíveis, o que é bem útil, já que são anexados rotineiramente novos museus, construções e obras de arte ao projeto.

Com o app, também é possível:

  • criar uma coleção particular de lugares e de obras, de maneira a agrupar ideias ou referências segundo critérios específicos determinados pelo usuário;
  • procurar imagens segundo a época ou a cor desejada;
  • ativar o recurso de realidade virtual no Google CardBoard;
  • compartilhar suas coleções e acessar os arquivos mesmo se estiver off-line.

Viu só como o Google Arts and Culture pode ajudar muito a conhecer a história da arquitetura? O contato com várias obras, independentemente da época ou do estilo arquitetônico que você procura, e o acesso direto a uma fonte confiável, que tem parceria com muitos museus e instituições mundo afora, facilita o arquivamento de referências e, ainda, o compartilhamento de ideias e coleções com clientes ou colegas de trabalho.

Gostou da dica? Há outras formas de aprender mais sobre arquitetura a distância. Aproveite para conhecer sete documentários interessantes para quem é arquiteto.