Decoração com tapetes: 5 dicas essenciais para acertar na escolha

Os tapetes são elementos essenciais para tornar os ambientes mais aconchegantes e confortáveis, podendo acrescentar cor, ousadia e completar o estilo do seu lar. Além disso, eles ainda têm a função de delimitar espaços e aquecer, mas para fazer a decoração com tapetes é preciso ficar atento ao tamanho, ao formato e à maneira como o cômodo será utilizado.

Para que a escolha desse item fique muito mais fácil, veja 5 dicas essenciais para acertar na sua decoração com tapetes!

1. Acerte no tamanho

O tamanho do tapete é uma dúvida de muitas pessoas, e em tempos de casas com conceito aberto, ficou ainda mais difícil entender qual é a metragem correta. Na sala, a regra geral é que o tapete fique cerca de 30 cm abaixo de cada um dos móveis que compõem o espaço.

Na sala de jantar, opte por modelos que sejam ao menos 70 cm maiores do que a mesa. Assim, ao arrastar a cadeira para se sentar, os pés dela ainda estarão sobre o tapete. Quando falamos em corredores ou locais de passagem, é necessário deixar uns 20 cm de piso à mostra nas laterais para formar uma composição bonita.

No quarto, os tapetes sob a cama devem ter aproximadamente 60 cm sobrando de cada lado e 1 metro na frente. O ideal é que a cama fique totalmente em cima do tapete ou que apenas as mesas laterais (ou criados mudos) fiquem de fora. Muitas pessoas usam o tapete do meio da cama para frente, mas não é uma prática aconselhável esteticamente.

Além dessas regras básicas, é possível escolher o tamanho conforme a metragem do cômodo. Se o objetivo é tornar o ambiente mais amplo visualmente, aposte em modelos maiores, em que todos os móveis fiquem em cima dele. Agora, se a ideia é diminuir a sensação de amplitude, você pode usar tapetes menores.

2. Decida o formato do tapete

Os tapetes redondos têm feito grande sucesso nas decorações. Eles são mais ousados e fogem um pouco do óbvio, ficando ótimos em ambientes mais descontraídos e modernos, acrescentando um ponto focal no cômodo. Para não errar, prefira os redondos em salas que os móveis formem um L ou para delimitar áreas interessantes da casa — a poltrona com a luminária especial para leitura, por exemplo.

Caso você tenha um espaço vazio no quarto ou no closet, preencha com um belo tapete redondo ou retangular no centro. Na sala de jantar, o redondo também pode ser usado sob mesas quadradas ou circulares, sempre prestando atenção ao tamanho.

Quanto aos modelos retangulares, eles devem respeitar o formato do cômodo e dos móveis, de maneira proporcional. Ou seja, uma sala larga não deve receber um formato comprido e estreito. É necessário respeitar a disposição dos cômodos para dar um efeito visual agradável.

3. Combine a decoração com tapetes

É claro que o tapete deve combinar com o restante da decoração, mas nada impede que a chegada dele promova algumas mudanças. Não existe regra de estilo, pois hoje em dia há inúmeros formatos, padrões, espessuras etc. O que você deve levar em consideração é o bom senso e a sensação que se quer passar.

Para não errar na combinação, observe as cores que o local já apresenta e tente encontrar um meio-termo entre elas para escolher o tapete. Se você tem móveis com bastante personalidade, pode optar por um item mais discreto para não sobrecarregar o ambiente.

A dica de que móveis mais clássicos pedem um modelo mais ousado também é válida — mas, novamente, não existem regras. Busque o equilíbrio.

Por fim, uma boa forma de harmonizar o tapete em uma sala de estar é com as almofadas. A mistura de texturas é uma tendência na decoração, então você pode usá-las da mesma cor do tapete, mas com tecidos diversos.

4. Defina a padronagem

Seja qual for o seu estilo de decoração, nada impede que você insira uma padronagem no tapete. Mesmo se você precisar de um modelo monocromático, existem diferentes tramas e padrões. Usar esse elemento como um charme a mais é inteligente e deixa o ambiente mais sofisticado.

Na hora de escolher o padrão preste atenção no piso, para que o formato do revestimento e o padrão do tapete não se transforme em uma competição. Os padrões geométricos são tendência e acrescentam modernidade — tanto os coloridos quanto em uma ou duas cores ficam muito elegantes.

Misturar desenhos e texturas diversas também é possível em um mesmo ambiente — inclusive, a sobreposição tem sido bastante utilizada. Assim, você pode usar um modelo mais clássico por baixo, com um tapete de fibras naturais por cima. A vantagem é que você sempre pode trocar a peça de cima, renovando o espaço com mais frequência.

Outro ponto que precisa ser observado é a espessura. Quartos e salas de televisões pedem maiores espessuras, de 25mm a 70mm. Já as salas de jantar, os corredores e as áreas de mais circulação precisam de um modelo de pelo mais curto, de 5mm a 10mm, no máximo 25mm. Em qualquer um dos cômodos, é importante pensar na forma como o local será utilizado, pois os tapetes de pelo mais alto são bastante aconchegantes, mas precisam de mais cuidados com relação à limpeza. 

5. Escolha o material

Agora que você já sabe o tamanho, o formato e a estampa ideal, é hora de pensar no material. A dica principal aqui é: praticidade e durabilidade. Um bom tapete oferece elegância, personalidade e exclusividade, mas também precisa viabilizar a higiene e durar bastante tempo.

Estão disponíveis no mercado as fibras naturais, que são os modelos feitos de lã, sisal, juta e linho, e ainda os feitos à mão, como os persas. Apesar de serem muito bonitos, não são tão simples de limpar. Já as fibras sintéticas possibilitam a beleza e a praticidade, além de serem antialérgicos.

Entre as fibras sintéticas, há destaque para o Nylon 6.6 da Antron, um material antialérgico, antichamas, antiestático, muito prático para limpar e durável. Tudo o que você precisa, não é mesmo? Ele é muito utilizado para tapetes personalizados, sendo que o cliente pode escolher o tamanho, o formato, as cores, os desenhos e outros pontos para que o item se encaixe perfeitamente na sua casa.

Agora ficou bem mais fácil encontrar o tapete ideal, não é mesmo? Para completar e ter a total certeza de que você está comprando o melhor tapete para sua casa, escolha os modelos personalizados feitos por uma boa fábrica.

Entre em contato conosco e conheça nossos modelos que seguem as tendências mundiais de design, unindo tecnologia e beleza para você acertar na decoração com tapetes!