Decoração da área externa: 4 dicas para arrasar!

Decorar a casa é uma missão que não só agrega beleza, como também proporciona mais bem-estar, aconchego e conforto para você e sua família. Além dos quartos, salas e cozinha, é importante se atentar para a decoração da área externa e transformar esse ambiente no canto perfeito para reunir amigos, relaxar e servir refeições.

Confira agora algumas dicas para você fazer da sua área externa um oásis e tornar sua casa ainda mais aconchegante e divertida!

1. Invista em móveis de personalidade

O primeiro passo para repaginar essa área é investir em bons móveis. Preste atenção aos materiais, porque sol, chuva e poeira podem danificá-los. Prefira os tecidos impermeáveis e materiais como alumínio, plástico, fibra de PVC, bambu e madeiras específicas para locais abertos.

Hoje em dia, existe uma infinidade de tecidos mais duráveis e resistentes. Essa deve ser a sua escolha para sofás e poltronas, pois tendem a não desbotar com facilidade quando expostos ao sol — e são mais fáceis de limpar. O ideal é que esses móveis fiquem abrigados por alguma cobertura em sua área.

O sofá pode ter uma estrutura diferente dos tradicionais feitos para a sala de estar. A madeira à mostra, fibra sintética ou o bambu ficam lindos em espaços externos. Então, escolha um sofá com personalidade e não apenas um assento para acomodar seus convidados. Faça desse móvel um ponto de destaque no seu jardim ou varanda.

A mistura de padrões é uma tendência no design de interiores atual, então, está mais do que permitido adicionar outros itens, como uma poltrona moderna para contrastar em uma decoração mais clássica. E o contrário é igualmente válido, claro!

Pense que todo móvel é um ponto de atenção e, por isso, não deve apenas cumprir uma função, mas também ser interessante de olhar. Uma bela mesa de centro, mesinhas laterais de apoio e até uma mesa de jantar, se for o caso, devem todas integrar a decoração com harmonia. A madeira de demolição é uma forte tendência, assim como o ferro, que traz um visual retrô às mesas (sempre lembrando da durabilidade e resistência para peças na área externa).

Outra ideia legal para criar um ambiente gourmet é apostar nos balcões com banquetas ou utilizar mesas estilo bistrô. O fato do apoio e dos bancos serem mais altos dá uma impressão de espaço maior, além de trazer descontração à sua área externa.

2. Aproveite para abusar das cores

Essa parte da casa, geralmente, serve como um espaço para receber amigos em um happy hour, desfrutar de um momento em família ou para relaxar depois de um dia cheio. Então, que tal apostar em cores alegres para dar mais vida à sua varanda, área gourmet ou sacada?

Estampas que remetem à natureza, como folhas, flores e pássaros, estão em alta, assim como as imitações de fibras naturais. Se você segue a linha mais clássica, o geométrico ou monocromático com toques de cor podem ser o visual que você busca.

E as cores não precisam estar somente nas estampas. Que tal usar cadeiras de cores diferentes em torno da mesa? Ou um revestimento em um tom contrastante? Ou, ainda, quadros e adornos em vários tons? Vale (quase) tudo nessa hora, mas é sempre importante definir as cores principais da sua decoração para não perder o fio da meada e manter uma identidade visual.

Por exemplo: digamos que você escolha o off-white, verde-bandeira e rosa millennial. Você pode usar uma estampa de folhagem com fundo off-white no sofá, algumas almofadas verde-bandeira e outras off-white e contrastar com uma bela poltrona em rosa millennial. Se o ambiente for pensado como um espaço para refeições, o balcão pode ser preto, as banquetas off-white com assento em rosa millennial, arrematando tudo com um revestimento mosaico em tons de verde. Tudo bem distribuído, com cor, mas com uma certa harmonia.

3. Escolha acessórios interessantes

Depois de selecionar móveis com personalidade e nos materiais certos para a área externa, é hora de adicionar acessórios. Veja como eles poderão fazer toda a diferença:

Tapetes

Muito mais do que os tapetes da entrada da casa, na área externa eles são itens essenciais para levar aconchego e completar a decoração. Hoje em dia, já existem modelos em tecidos ideais para suportar umidade, sol e poeira. São perfeitos para as varandas com sofás e poltronas e muito bons para quem quer criar um espaço de relaxamento.

Se o local é completamente coberto, vale a pena investir em fibras naturais, que conversam bem com a natureza e são um clássico. Dentre as várias tendências para tapetes, estão os padrões geométricos, a mistura de texturas e os hipercoloridos.

Redes

Já pensou em ter uma rede em casa? Elas servem para sentar, relaxar, ler um livro ou até tirar um cochilo. São itens que trazem um ar camponês para a decoração e suas fibras naturais podem ser o elemento que faltava. Elas existem em vários formatos e tamanhos para todo tipo de lar. Atente apenas para que não fique em local de passagem e não destoe muito do resto da decoração.

Pufes e garden seats

Outras formas de criar ambientes gostosos é variar as formas de se acomodar. Os pufes e garden seats fazem as vezes de apoio e de assento e ficam incríveis em jardins. Os pufes têm um ar descontraído quando utilizados em cores diversas e os garden seats agregam sofisticação.

Pergolados

Os pergolados são clássicos da decoração externa. Eles servem como cobertura, apoio para plantas e harmonizam perfeitamente com a natureza. Ficam bem em praticamente toda situação: no jardim, na beira da piscina, na churrasqueira etc.

Quadros e adornos

Um belo vaso sobre a mesa, um lindo quadro na parede, uma luminária diferente ou uma escultura moderna. Tudo isso adiciona personalidade e atitude à sua área externa. Escolha bem os acessórios e siga seu estilo.

Quer uma dica quente? As tendências atuais valorizam muito quadros gigantes e peças com um toque artesanal.

4. Utilize plantas na decoração da área externa

Parece óbvio, mas existem alguns cuidados importantes para inserir plantas na decoração — para além do paisagismo tradicional. Considere jardins verticais, pequenas hortas e belos vasos com folhagens para levar mais verde ao espaço.

Conheça algumas plantas que são lindas e fáceis de cuidar:

Cactos e suculentas

Não precisam de rega constante e nem iluminação direta. São plantas que ficam lindas em pequenos vasos sobre mesas de apoio ou em vasos maiores com diversas espécies.

Yucca

Podem ficar em ambientes fechados ou abertos. É uma planta de folhagem alta, com um tronco alongado e precisa ser colocada em vasos maiores. Fica perfeita em um canto do cômodo.

Espada-de-são-jorge

Além de ser bonita, as pessoas acreditam que serve para proteger a casa de más energias. São bastante resistentes e ficam bem em vasos médios e grandes.

A decoração da área externa não deve ser deixada de lado, pois, esse espaço faz parte do seu lar. Com essas dicas, você vai arrasar na hora de decorar sua varanda, jardim, área gourmet ou sacada, criando um ambiente incrível para escapar da correria do dia a dia.

Conseguiu se inspirar para decorar a sua casa? Fique por  dentro de todos nossos posts assinando a nossa newsletter!