Sem dúvida, afastar-se da correria do dia a dia e passar um tempo tranquilo em família em meio à natureza é extremamente revigorante, não é mesmo? Contudo, pensar na decoração da casa de campo é um ponto importantíssimo para potencializar o sossego.

Com o crescimento das cidades, investir em sua própria casa de campo deixou de ser um luxo de poucos para se tornar o objetivo de um grande número de pessoas.

Por isso, neste post vamos apresentar algumas dicas para manter a harmonia entre o projeto e o paisagismo, garantindo um ambiente cheio de estilo, elegância e conforto. Vamos conferir?

Efeitos de ambientes bem decorados

Sabe aquela sensação acolhedora de entrar em um ambiente agradável e se sentir confortável? Então, essa é a importância da decoração de maneira geral. Todo projeto deve ir além da beleza, buscando a funcionalidade em cada cantinho da casa. Por isso, preparamos algumas dicas para garantir esse equilíbrio em sua casa de campo.

Organizar os ambientes evita o estresse

Cômodos organizados criam um visual estético incrível. Inclusive, a maneira como você estabelece cada móvel e objeto decorativo influencia na energia dos moradores e visitantes, podendo aumentar ou diminuir o nível de estresse e ansiedade.

Criar um projeto de iluminação reduz sintomas da depressão

Uma iluminação planejada é parte essencial do projeto de decoração, pois esse fator causa efeitos instantâneos na saúde e no bem-estar das pessoas.

A principal recomendação é possibilitar a incidência de luz natural no interior da casa durante todo o dia. O sol é extremamente positivo para pessoas com problemas de depressão e alterações de humor.

Entretanto, ainda que as janelas sejam amplas, a iluminação artificial é extremamente importante durante a noite. Portanto, invista em luzes amareladas nos ambientes que exigem maior aconchego, como sala de estar, de jantar e quartos, e lâmpadas brancas na cozinha e no banheiro, para deixar o espaço mais vibrante.

Escolher as cores certas é essencial para a decoração

Muitos sabem que as cores têm o potencial de mudar nosso humor. Por isso, dê uma atenção especial na hora de definir as tonalidades das paredes, do piso e dos detalhes decorativos de cada cômodo da sua casa de campo. Afinal, as misturas harmônicas podem deixar o ambiente mais positivo, assim, é possível aproveitar os fins de semana e feriados em família de maneira acolhedora.

Ambientes bem planejados são mais funcionais

Se a sua residência é seu refúgio depois de um dia desgastante de trabalho, a sua casa de campo deve ser ainda mais acolhedora para que a família toda possa relaxar o bastante para voltar à correria do dia a dia revigorada.

Para isso, é importante que as proporções dos móveis facilitem a mobilidade de todas as pessoas. Além disso, os objetos decorativos devem cumprir uma função no espaço, pois isso deixará o clima mais leve durante a estadia. Sempre busque a harmonia entre beleza, bem-estar e funcionalidade.

Tapetes levam aconchego e complementam a decoração

Nas salas, nos quartos e até na varanda os tapetes inspiram conforto e aconchego, sendo considerados uma peça fundamental na composição de ambientes.

Por isso, escolher a melhor opção para cada espaço não é uma tarefa simples. Nessas horas, é necessário levar em conta a praticidade, o material com o qual ele é fabricado, sua textura e sua tonalidade.

Entre as tendências e tipos de tapetes estão os modelos com padrões geométricos, misturas de texturas e os itens com temas hipercoloridos, que são ótimos para deixar a área externa mais despojada.

Como decorar a casa de campo?

Se você acha que toda casa de campo exige uma decoração rústica, está enganado! Embora seja fundamental um projeto mais simples, todos os ambientes devem refletir a personalidade da família. Logo, é possível estabelecer uma atmosfera moderna, minimalista ou vintage ou apostar no bom e velho planejamento rústico.

Independentemente do estilo escolhido, a utilização de madeira e tijolo nos revestimentos, móveis, pisos ou paredes é essencial para que todos possam entrar no clima campestre.

Contudo, um pouco de contraste por meio de tapetes decorativos, ladrilhos hidráulicos e papéis de parede também ajudará a reduzir a sobriedade, criando um ar mais agradável. A dica é investir em toalhas de mesa, capas de almofadas e colchas com estampas que dialoguem com o universo do campo, como florais, xadrez, folhagens e animal prints.

No caso dos móveis, é possível optar por diversos tipos de acabamentos. Se a sua intenção é economizar, há a possibilidade de restaurar peças antigas por meio de pinturas. Agora, se a sua ideia é inovar totalmente, a sugestão são as mobílias de tons neutros harmonizadas com objetos de tonalidades vibrantes, produzindo um efeito visual moderno e muito alegre.

É bom ressaltar que a decoração da casa de campo dispensa excessos. Mesmo porque a simplicidade estimulará a atmosfera campestre, resultando em um ambiente familiar, sem deixar o estilo e a elegância de lado. Para colaborar na elaboração do seu projeto decorativo, vamos apresentar alguns estilos.

Decoração rústica

A madeira é a matéria-prima base para imprimir o estilo rústico nos ambientes, podendo aparecer tanto nos móveis como nas vigas do teto, no forro da casa, no piso e no revestimento da parede. Claro, procure não usar esse elemento em todos os pontos da decoração, para que o espaço não fique com um visual muito cansativo.

Para uma atmosfera mais tradicional, a madeira de demolição sem nenhum ou pouco acabamento é ideal. Já para ambientes sofisticados, madeiras com polimento são perfeitas!

Outro revestimento que marca a decoração rústica são os tijolinhos. Eles garantem um efeito despojado, tanto para as fachadas como para uma das paredes da sala de estar ou de jantar. Inclusive, caso não seja viável construir com eles, a alternativa é usar revestimentos prontos que simulam com perfeição o material.

Você também pode apostar em materiais sintéticos que imitam os elementos nobres, como madeira, couro e pedra. Além disso, um revestimento que está em alta é o cimento queimado, aplicado tanto no chão dos imóveis de campo quanto nas paredes, criando um clima elegante e simples ao mesmo tempo.

Para arrematar cada cômodo, sabe aqueles móveis antigos e volumosos de madeira? Então, eles podem ser instalados sem medo. Reaproveite e recicle mesas e bancos de madeira que seus familiares não queiram mais. Só fique atento para não usá-los em excesso para não deixar a decoração comprometida e muito pesada.

Decoração minimalista

A premissa fundamental das decorações minimalistas é ter espaços amplos para a circulação e poucos mobiliários. Por isso, esse estilo tem se tornado uma tendência quando falamos em design de interiores, pois é reconhecido por valorizar a beleza e funcionalidade dos móveis e seus itens decorativos.

Para compor os ambientes, escolha móveis bonitos, de qualidade e com linhas retas. As opções mais recomendadas são as peças produzidas em vidro, madeira e inox.

A propósito, fachadas com amplas paredes de vidro e pilastras de madeira combinam perfeitamente com a atmosfera campestre. Afinal, a iluminação natural durante o dia é um dos pontos primordiais do design minimalista, com a finalidade de realçar a amplitude do ambiente.

Com relação às cores, uma base neutra com tonalidades de cinza, branco ou bege é uma excelente sugestão para facilitar a utilização de outros elementos decorativos nos cômodos. Dessa forma, será possível aplicar cores vibrantes em detalhes para gerar pontos focais.

As principais peças escolhidas para a decoração desse estilo de projeto são vasos de plantas, quadros minimalistas e luminárias com design arrojado. Com a harmonia necessária, proporcionará um ambiente com mais vivacidade e livre da poluição visual. O perfeito equilíbrio entre simplicidade e aconchego.

Decoração industrial

Se você deseja ousar na decoração da sua casa de campo, apostando na criatividade, o estilo industrial é a melhor opção. Com referência aos galpões de fábricas americanas das décadas de 50 e 70, esse tipo de projeto é composto por cores vibrantes que harmonizam com um clima sóbrio.

Essa tendência costuma manter uma aparência rudimentar, levando o charme para a arquitetura contemporânea. Para isso, alguns elementos devem estar presentes, como:

  • estrutura aparente: uma das características mais fortes desse estilo, destaca-se pelas vigas de madeira ou aço e tubulações expostas como elementos decorativos. No caso dos canos, é possível pintá-los da mesma cor da parede ou aplicar cores vibrantes e usá-los como base para exposição de folhagens e outros itens decorativos;

  • paleta de cores: tons de cinza são predominantes na decoração industrial, além do branco e do preto. Inclusive, um elemento muito utilizado são tintas que imitam textura de concreto. Já os toques vibrantes são revelados a partir dos móveis e objetos de decoração. Além do mais, investir em luminárias douradas ou acobreadas complementa muito bem o espaço;

  • revestimentos: a alternativa mais procurada é o cimento queimado para as paredes, pisos e, até mesmo, para os tetos. Caso não queira ousar tanto, pode optar pelos porcelanatos rústicos que simulam muito bem esse tipo de revestimento dos pisos. Ainda, outros materiais muito utilizados são o ferro fundido para os rodapés e bancadas, aço escovado para as cozinhas e banheiros e madeira de demolição nas portas, nas janelas e na composição de painéis;

  • iluminação: talvez esse seja o estilo que mais utilize a iluminação artificial como item de decoração. Embora a luz natural ainda seja de muita importância, esse estilo exige os modelos pendentes, principalmente os fabricados em cobre ou ferro, com lâmpadas de filamento de carbono. Outro aspecto interessante são os fios aparentes, os quais geram uma atmosfera bem urbana;

  • calhas e conduítes: para quem não é adepto aos fios expostos, mas ainda quer uma decoração industrial, as calhas e os conduítes são excelentes maneiras de ocultar os fios do ambiente. Sem falar que o design que eles criam nas paredes e tetos garante um charme especial para uma casa de campo moderna e linda;

  • tijolos aparentes: com a premissa de manter as estruturas da casa expostas, esse elemento combina perfeitamente com todos os cômodos da casa, inclusive as áreas molhadas, como cozinha e banheiros — claro, após um tratamento especial para evitar problemas com infiltração. Aplicar essa técnica em uma das paredes é essencial para levar personalidade ao espaço;

  • mobílias: na decoração industrial, os móveis costumam cumprir papéis multifuncionais. Por exemplo, o puff também serve como mesa de centro, a bancada da cozinha também funciona como mesa de jantar e sofás-cama também são muito usados para receber mais hóspedes além dos familiares. Móveis com estilo vintage também são muito bem incorporados ao estilo industrial.

Como decorar a sala da casa de campo?

A casa de campo requer um visual com estilo invernal, portanto, o aconchego e a natureza devem estar bastante presentes no local. Na decoração, escolha sofás de couro confortável e, se optar pelo estilo rústico, uma manta bordada deixa esse cômodo da casa aconchegante.

Muitas vezes, as famílias costumam visitar a casa de campo nas estações do ano em que as temperaturas estão mais baixas. Dessa maneira, decorar o ambiente com um belo tapete para os dias frios traz muita comodidade.

Quanto às cores dos móveis ou dos itens de decoração, os tons terrosos são essenciais para ressaltar o clima campestre na sala de estar. Para complementar, use móveis de madeira e quadros com temas naturais que combinem com o estilo de decoração escolhido.

Como decorar o quarto da casa de campo?

O cômodo mais confortável de qualquer tipo de residência exige ainda mais aconchego quando falamos sobre a casa de campo. Claro, aliando o clima agradável com o estilo definido para o projeto.

Dependendo da decoração, as camas podem ter estruturas de madeira, ferro fundido ou, até mesmo, é possível optar pelas modernas camas box, desde que a cabeceira tenha um ar mais rústico ou seja criada a partir de quadros na parede — que também são uma solução excelente para quem não quer uma cabeceira propriamente dita.

As roupas de cama, como colchas, fronhas e capas para almofadas, devem contar com temas florais, de folhagens, animal prints ou tons neutros. A decoração com tapetes também é muito bem-vinda na casa de campo, essencialmente os modelos felpudos, que proporcionam muito conforto para o dia a dia no campo.

Quanto ao uso de tapetes, a sugestão é observar o restante do ambiente. Dessa forma, se as paredes e os móveis têm tonalidades mais coloridas, os tapetes devem ter tons mais sóbrios. No caso de uma decoração mais neutra, essas peças já podem fazer o ponto de destaque no ambiente, por meio de uma cor vibrante ou estampa atrativa.

Os armários de madeira de demolição também são excelentes para dar aquele toque especial no espaço, harmonizando todo o ambiente campestre, acompanhados de criados-mudos feitos a partir da reciclagem de bancos antigos ou pequenas escadas usadas por nossos avós antigamente para alcançar utensílios domésticos em armários altos.

Também é importante considerar um bom projeto de iluminação. Uma vez que o local é pensado para o relaxamento, não pode ser escuro demais durante o dia nem ter luz artificial excessiva durante a noite. O ideal são as luminárias com luzes amarelas para estimular o sono.

Como decorar a cozinha da casa de campo?

Ao escolher o projeto decorativo da cozinha, é importante levar em conta algumas recomendações com relação à decoração de casas de campo. Por exemplo, a instalação de eletrodomésticos funcionais, dado que a utilização desse ambiente tende a ser menor em comparação com as cozinhas do nosso dia a dia.

Armários em madeira ou com acabamento em aço escovado são perfeitos para uma cozinha campestre. Entretanto, as possibilidades em cores vibrantes como amarelo, verde, azul e vermelho são ótimas para esse tipo de projeto. Algumas prateleiras com portas de vidro para expor canecas e vidros de tempero também deixam o lugar mais charmoso.

Caso haja um grande espaço, a instalação de uma bancada de madeira com uma camada de verniz impermeável é ótima para os cafés da manhã em família. Para a mesa de jantar, as peças de madeira com pé palito são ótimas e combinam com decorações rústicas, minimalistas e industriais. Acrescente uma cesta de palha com um lindo arranjo de flores no centro para deixar o cômodo mais perfumado.

Quanto ao revestimento do piso, é possível manter o cimento queimado já disposto em outros cômodos da casa, mas a aplicação de ladrilhos hidráulicos também traz o clima do campo para sua cozinha. Já nas paredes, é possível pintá-las com tinta lavável com cores neutras ou aplicar revestimentos cerâmicos que imitam as paredes dos metrôs de Nova Iorque, deixando a atmosfera mais industrial.

Como decorar o banheiro da casa de campo?

Na hora de escolher a decoração do banheiro, concentre-se nos detalhes, optando pelas cortinas de renda ou com estampas florais, ganchos e porta-toalhas em cores vibrantes.

É possível aprimorar o projeto utilizando espelhos retrô ou vintage para dar ainda mais destaque a esse cômodo.

Nas paredes, é possível criar acabamentos com tijolinhos à vista em sua tonalidade natural ou pintados de branco, aplicar papéis de parede ou optar pelo azulejo português para arrematar o estilo rústico.

Hoje em dia, muitos boxes são instalados com base em vidro temperado, mas caso você esteja pensando nas tradicionais cortinas, escolha temas florais, xadrez ou de folhagens.

Como decorar a área externa da casa de campo?

decoração da área externa vai muito além de simplesmente criar um belo jardim, embora essa seja uma parte extremamente importante — mesmo porque, qual seria o principal motivo para as pessoas fugirem da vida urbana senão para estarem mais perto da natureza?

No entanto, ter uma mesa de madeira de demolição ampla para um café da tarde — ou para acomodar familiares e amigos durante um delicioso churrasco na sombra da varanda gourmet — é essencial para garantir a tranquilidade do fim de semana ou feriado.

Para isso, invista em bancos de madeira ou metal, espreguiçadeiras acolchoadas para reunir todos ao ar livre e ganchos fixados em paredes e pilastras para colocar redes e relaxar enquanto lê um livro ou descansa depois de um farto almoço.

Além disso, planejar um espaço gourmet com fogão à lenha é essencial em uma casa de campo ampla, principalmente quando a residência está localizada em uma cidade mais fria. Inclusive, uma possibilidade elegante e muito acolhedora é a criação de lareiras externas em regiões onde há grandes quedas de temperatura noturna.

Se a sua casa de campo tiver um lago ou uma ampla área de lazer com piscina, é fundamental criar bastante destaque para esses elementos por meio de luminárias externas, vasos de barro com plantas de grande e médio porte e móveis específicos para áreas externas bem confortáveis.

Para realçar o paisagismo, o planejamento de uma decoração com plantas dá um toque especial ao projeto, estabelecendo espaços agradáveis e bastante sustentáveis.

Jardim de inverno

É primordial salientar a importância de levar a natureza para dentro da casa. Até porque as plantas contribuem para a limpeza e renovação do ar. É possível criar jardins de inverno em locais amplos ou simplesmente em um canto da sala de estar e debaixo da escada, por exemplo. Basta escolher espécies que vivem bem na sombra e exigem menos água.

Afinal, como você provavelmente visitará o local algumas vezes durante o mês, é necessário optar por plantas que requerem menos cuidados — a não ser que exista alguém que possa fazer esse serviço diário para você.

Jardim vertical

Uma ideia para levar beleza para pequenos e grandes espaços são os jardins verticais. A harmonização entre a natureza e a casa de campo cria um resultado excepcional.

É possível aproveitar esse estilo de paisagismo para garantir o plantio de hortaliças na cozinha ou varanda gourmet. Assim, quando estiver cozinhando, poderá usar temperos, legumes e verduras colhidos do próprio jardim.

O cultivo de folhagens e flores coloridas também deixa o clima ainda mais alegre, alivia o estresse e cria um senso de cuidado em todos da família.

Projetos com água

Importante na natureza, a água é um elemento que pode contribuir para uma atmosfera mais elegante para o paisagismo da casa de campo.

Isto é, existe a possibilidade de criar belíssimos espelhos d’água em uma decoração minimalista ou explorar o seu movimento em fontes de pedra para complementar o estilo rústico, ou ainda estruturas de concreto para equilibrar a natureza com um projeto industrial.

É necessário entender que uma casa de campo traz consigo todo aquele clima isolado para você poder tirar um tempo para ler um livro ou conversar com os amigos e família. Embora alguns terrenos possam ser um pouco irregulares, isso não deve ser um motivo para se preocupar. Sempre haverá uma solução para você viver essa tranquilidade da melhor forma possível.

Você gostou deste texto sobre como fazer a decoração da casa de campo? Aproveite a visita ao blog para assinar a nossa newsletter. Assim, você receberá todas as nossas atualizações em seu e-mail!