Designers de interiores famosos: conheça 4 profissionais renomados

Todo trabalho que envolve criatividade é fruto de inspiração e busca contínua por mais e mais referências. Quem trabalha com design de interiores sabe bem o que significa estar sempre em busca de novas ideias e formas de se decorar um ambiente, com o objetivo de agradar os mais diversos públicos.

Uma das formas de se inspirar é conhecer o trabalho de designers de interiores famosos que, entre seus méritos, está o de apresentar inovações, irreverências e traduzir com excelência as tendências atuais em forma de decoração de ambientes.

Para fortalecer ainda mais o seu repertório e lhe ajudar a inovar nos próximos projetos, apresentamos 4 profissionais renomados e que são referências nessa área. Confira!

1. Patricia Urquiola

Apesar de ser espanhola, ela é praticamente uma lenda no design italiano. Patricia Urquiola é conhecida pela irreverência e versatilidade, presente em seus projetos que misturam elementos clássicos e descontraídos.

Assim, mesmo utilizando e experimentando variedade de materiais, formas e cores, Urquiola é classificada por um estilo minimalista na medida certa. Seus móveis são inspirações para o mundo inteiro e sua presença confirmada em todo importante evento

Os primeiros reconhecimentos profissionais da designer foram pelo lançamento do sofá Lowland, da poltrona Lowseat e da cadeira Fjord pela marca Moroso. Foi também a criadora da luminária Bague — que ganhou o prêmio Good Design no Chicago Athenaeum —, da cama Cilp e da cadeira Lazy.

Já com certo reconhecimento, Urquiola começou a se aproximar de algo que a tornou ainda mais importante para os decoradores de ambientes: a inclusão do artesanato em seus projetos. Ela é considerada a responsável por inserir o tricô e o crochê na decoração e a misturar diferentes tecidos e texturas. Em seu currículo, destaca-se seu trabalho no W Holtels Retreat & Spa de Porto Rico.

2. Philippe Starck

O francês Philippe Starck é reconhecido mundialmente por seu estilo contemporâneo em suas criações cheias de irreverência. Ousadia, detalhes e até um certo exagero fazem parte dos seus projetos. Carrega em seu currículo o fato de ter sido o responsável pelo projeto de reforma do apartamento do ex-presidente francês, François Miterrand, em 1982.

Antes disso, já era conhecido no ramo, tendo decorado os night-clubs parisienses Le Main Bleue e Les Bains-Douches, mas é na decoração de diversos hotéis que preserva sua história. A riqueza de detalhes e fixação pela perfeição é tanta que seus projetos envolvem desde layout dos móveis até as roupas de cama, mesa e banho.

Starck decorou hotéis em Hong Kong, Punta del Este, México, Miami, Cuba, Nova York e, no Rio de Janeiro, o hotel Fasano também é assinado por ele. Como design de produtos, ele cria não só móveis, mas também lâmpadas, maçanetas, talheres, vasos, relógios, entre outros, destacando-se por criar peças do cotidiano de formas mais ousadas, novas e diferentes.

O fato de pensar não somente na estética, mas também em qualidade de vida, conforto e prazer, o torna um ícone no design mundial. Foi dessa forma que Starck inseriu o plástico como um material possível para decorações refinadas e possibilitando toda uma nova indústria.

O plástico passou a ser utilizado não apenas em móveis e adorno baratos, mas também como elemento possível para se criar peças carregadas de classe e referências. Foi Starck quem criou a linha Louis Ghost e a cadeira barroca Luiz XV de policarbonato injetado, muito vista até hoje.

3. Karim Rashid

Apesar de ter formação em design industrial, Rashid já se envolveu em projetos de moda, mobiliário, arte, iluminação e na área de interiores fez grandes contribuições com seu design moderno e colorido.

Egípcio, Rashid estudou no Canadá e depois continuou seus estudos e trabalho na Itália. Em seu currículo, mais de 300 premiações em design, em grande parte por mostrar-se inovador e experimentador de inúmeras possibilidades. São mais de 2.500 peças assinadas por ele, sempre com muita cor, formas inusitadas, mas muito estéticas, funcionais e democráticas.

Esse conceito de design, inclusive, foi criado por ele. Em entrevista à revista Haus, da Gazeta do Povo, Rashid afirma que “as coisas do cotidiano devem ser simples, bonitas, agradáveis, com boa performance e interessantes”. Por isso, é comum vermos em seu trabalho a criação de peças simples, como lixeiras e garrafas, por exemplo. Na mesma situação ele declara ter vontade de criar tudo que puder se relacionar com os seres humanos.

Como designer de interiores, recebeu prêmios pelos projetos do Restaurante Morimoto (EUA) e Hotel Semiramis (Grécia), entre outros. O material que mais utiliza é o plástico e suas variações, por considerar um material acessível e com múltiplas possibilidades. O trabalho dele é extremamente atual e futurista e, mesmo as peças feitas há 20 anos, por exemplo, preservam esse aspecto.

4. Marcel Wanders

O holandês Marcel Wanders é considerado um dos designers mais solicitados do planeta. Em 1996 recebeu as luzes dos holofotes da fama com a criação da cadeira Knotted e desde então, só cresceu. Com uma obra pós-moderna e inusitada, Wanders, com certeza, foge do comum. Atualmente está à frente da marca Moooi, chamando muita atenção nas exposições mais badaladas de design.

O trabalho de Wanders reúne não apenas elementos contemporâneos e futuristas, mas também traz muita referência ao passado. A perspectiva dele é de aproveitar as tradições, para além de aprender com elas. Os elementos históricos são uma forma de respeito e busca a um trabalho que resista ao tempo.

Outra característica marcante de Wanders é um toque de fantástico. A sofisticação, elementos históricos e um pouco de pós-modernismo transformam muitos de seus projetos em algo cheio de elementos fantásticos e uma viagem à imaginação. É possível ver também elementos místicos, românticos e poéticos. Sem dúvida, uma referência e tanto.

Esses quatro designers de interiores famosos, sem dúvida, estão criando e revolucionando a forma de se pensar em projetos. Com perspectivas novas e diferentes entre si, Urquiola, Rashid, Starck e Wanders conseguem apresentar peças e projetos que influenciam inúmeros outros designers, criando tendências e enriquecendo repertórios de muitos profissionais.

Gostou de saber um pouco mais sobre esses quatro ícones? Então continue em busca de mais referências e fique sempre por dentro das últimas tendências em decoração e design de interiores acompanhando as nossas redes sociais. Estamos no Facebook, no Instagram, no YouTube, no Pinterest e no LinkedIn