Tapetes e carpetes são muito mais do que elementos decorativos. Eles cumprem um papel funcional em todo e qualquer projeto arquitetônico, sendo capazes de tornar os cômodos mais aconchegantes e sofisticados.

Entre outras vantagens, esses revestimentos proporcionam conforto térmico, contribuem no isolamento acústico e ainda protegem o piso de eventuais danos, como arranhões causados por móveis. Diante de tantos benefícios, profissionais da arquitetura e design de interiores devem ser criteriosos na escolha dos tapetes para seus projetos, até porque esses itens de tapeçaria podem realmente transformar a decoração.

Um ponto a ser levado em conta na decisão, por exemplo, é o fornecedor. Veja, a seguir, como uma empresa especializada em tapetes pode ser uma grande parceira estratégica na execução dos seus projetos arquitetônicos e descubra o que deve ser avaliado antes de definir onde comprar carpetes e tapetes. 

Avalie a qualidade dos serviços e produtos do fornecedor

O portfólio da empresa conta — e muito — na escolha do fornecedor de tapetes. Antes de fechar negócio, analise detalhadamente os catálogos físicos e online para ter uma real noção dos produtos e serviços que a empresa oferece.

Navegue pelas linhas de cada coleção, leia a descrição dos modelos e tire as dúvidas para escolher de forma consciente e acertada. Sempre que necessário, entre em contato com a empresa para esclarecer as questões relacionadas ao seu pedido.

Confira as informações sobre a logística de entrega 

Quando você for escolher a empresa responsável pelos tapetes e carpetes do seu projeto, confira cuidadosamente as políticas de entrega da fornecedora. Veja se os prazos de entrega lhe atendem, busque conhecer o processo produtivo (se é artesanal, semiartesanal ou industrial), descubra se há relatos de atrasos com outros clientes e se proteja por meio de documentos, como pedidos, contratos e notas fiscais.

Outro cuidado importante consiste em priorizar empresas que tenham fábrica própria. As que terceirizam dependem de outros profissionais e empreendimentos. A falta de autonomia pode acarretar prejuízos logísticos. Infelizmente, se a empresa especializada em tapetes não entregar os produtos nas datas previamente estabelecidas, isso pode atrasar a entrega do projeto para o cliente final. Portanto, fique de olho!

Priorize empresas que trabalhem com matérias-primas de alto padrão

A qualidade do seu projeto arquitetônico depende, também, da qualidade dos materiais que você utiliza. Por isso, ao escolher uma empresa especializada em tapetes, observe se as matérias-primas usadas na produção das peças são realmente boas.

Prefira tapetes de nylon 6.6 da Antron, pois eles apresentam grande facilidade de limpeza e manutenção, além de estética singular e alta resistência, o que garante maior vida útil para as peças. Para completar, tapetes de nylon 6.6 são antialérgicos, antiestáticos e antichamas. Vale a pena investir!

Saiba mais sobre a reputação e experiência de mercado

Não se deixe levar pela vontade de resolver logo essa parte do projeto. A escolha deve ser feita com calma para evitar erros, frustrações e arrependimentos. Diante disso, busque referências com amigos, cheque possíveis reclamações na internet, leia avaliações de consumidores e peça indicações a outros profissionais da área.

Sempre dê preferência a empresas com ampla experiência no mercado, além de boa reputação no segmento de tapetes e carpetes. No Brasil, há excelentes empresas com várias décadas de atuação. Lembre-se de que o tempo de mercado pode refletir na qualidade do produto, no padrão de acabamento, no primor do atendimento, no respeito aos prazos etc.

Empresas experientes, para se manterem vivas e competitivas em um cenário tão desafiador como o atual, normalmente investem em design, tecnologia e inovação para proporcionar sempre o que há de melhor para os seus parceiros comerciais.

Confirme se a marca está alinhada com as tendências atuais

A arquitetura é uma área extremamente dinâmica. Todos os dias, surgem mudanças que revolucionam o design de interiores e trazem novas perspectivas para os projetos decorativos. É fato que algumas cores, padrões e materiais são tão elegantes e atemporais que dificilmente saem de moda, entretanto, é preciso acompanhar as tendências atuais para criar projetos modernos e arrojados, alinhados com os desejos dos clientes.

Valorize empresas que mesclam tradição e modernidade, que reúnem desde peças clássicas até as mais contemporâneas. Essa variedade de estilos abre um leque de infinitas possibilidades para os decoradores e arquitetos. Quando a empresa se preocupa com as tendências do mercado, ela investe em pesquisa, tecnologia e design para se conectar com as novidades do setor e desenvolver novas técnicas produtivas.

Cheque se os produtos são adequados para o estilo do projeto

Depois de passar por todas as etapas anteriores, é preciso analisar se os produtos oferecidos pela empresa especializada em tapetes se adéquam perfeitamente ao estilo do projeto arquitetônico que você está desenvolvendo.

Caso, no portfólio da potencial fornecedora, não exista um modelo perfeito para determinado projeto, é recomendável apostar em tapetes personalizados. Atualmente, é possível encomendar tapetes com cores, tamanhos e desenhos especiais que não estão presentes nas linhas convencionais da empresa. 

Alie beleza e bom gosto na sua escolha

Na escolha da fornecedora de tapetes, é importante optar por empresas que aliem beleza e bom gosto em seus produtos. Aposte em itens diferenciados, capazes de tornar o seu projeto arquitetônico mais especial. Tenha em mente que um simples carpete mal escolhido pode colocar a composição do ambiente a perder.

Use os tapetes a favor do seu projeto

Agora que você já sabe como escolher a empresa ideal para o seu projeto arquitetônico, é chegada a hora de incluir efetivamente o tapete na decoração e usá-lo da melhor maneira possível.  Enquanto os modelos tradicionais, neutros e conservadores ficam maravilhosos em ambientes clássicos, elegantes e atemporais, os modelos estampados ou coloridos trazem um ar urbano e contemporâneo para os cômodos.

São muitas as possibilidades, por isso, profissionais da arquitetura e design de interiores podem — devem — lançar mão desses produtos para compor seus projetos.

E aí, gostou do artigo sobre como escolher a empresa especializada em tapetes para seus projetos? Quer conhecer melhor a nossa linha de tapetes e carpetes? Entre em contato conosco! Teremos prazer em lhe atender. Até a próxima!