Ter uma casa linda e, ao mesmo tempo, funcional e prática é o que todos desejam. No entanto, isso nem sempre é possível quando decidimos decorar o imóvel sem a ajuda profissional adequada. Para garantir que o resultado final seja como o esperado, é importante contratar um designer de interiores para a elaboração de um projeto eficiente.

Neste post esclarecemos tudo sobre o assunto. Explicaremos a função desse profissional, apontaremos as principais vantagens de contratar seus serviços e, ainda, mostraremos alguns cuidados que devem ser tomados ao escolher aquele que melhor realizará o projeto para sua casa. Acompanhe!

Por que contratar um designer de interiores?

Um profissional de design de interiores é responsável por fazer projetos interiores que sejam adequados às necessidades dos moradores do espaço. Ou seja, têm a função de aliar boa estética, praticidade e funcionalidade ao ambiente para resolver, de forma criativa, os possíveis problemas de sua utilização.

Muitas vezes, já temos uma noção de como queremos o nosso espaço. No entanto, decorar sozinho pode ser algo bastante complicado, visto que são inúmeros os detalhes que precisam ser analisados. É preciso conhecimento técnico para efetuar isso com eficiência.

Assim, ele fará um projeto que atenda às suas necessidades e desejos, elevando sua qualidade de vida. Afinal, já que um bom dinheiro foi investido no imóvel, contratar um profissional para planejar os interiores é a melhor opção para deixá-lo como você sempre imaginou — seja para criar, reformar ou adaptar.

Vejamos abaixo, os motivos pelos quais contratar um designer de interiores é um excelente investimento. Confira.

Economia de tempo

Pesquisar tendências, visitar lojas e fornecedores, aguardar e verificar a entrega, voltar em lojas caso falte material ou tenha sido entregue o errado, planejar quantidade e qualidade dos produtos, procurar por fornecedores de confiança e estudar preços: tudo isso demandaria muito tempo.

Ao contratar um designer de interiores, você poderá deixar toda essa correria e estresse por conta dele, enquanto você continuará com os seus afazeres diários normalmente. Ele tem conhecimento de tendências, conhece os melhores materiais e fornecedores. E para ajudar em sua decisão, ele traz amostras, imagens e até peças para que você faça a escolha.

Acesso aos melhores profissionais e fornecedores

O designer de interiores tem contato com os diversos profissionais que atuarão na obra, reforma ou redecoração: pintores, pedreiros, instaladores elétricos e hidráulicos, marceneiros, lojas de móveis, cortinas, acabamentos, fábrica de tapetes, entre outros.

Pelo trabalho que realiza, o designer já fez inúmeras pesquisas e teve várias experiências. Assim, certamente ele já filtrou os melhores e os quais se adequarão com perfeição ao projeto.

Otimização do espaço

Um bom profissional planejará o layout do espaço de forma a aliar conforto, beleza e praticidade. Para isso, ele setoriza as áreas de circulação e aponta o que deveria ser acrescentado ou retirado. Tudo isso para utilizar melhor todo o espaço disponível.

Ainda, o profissional tem conhecimento sobre questões que passam despercebidas pelos leigos, como locais de instalação e quantidade de tomadas e interruptores, luminárias, disposição e funções dos móveis, entre outros.

Conciliação dos gostos de todos os moradores da casa

É normal que haja divergências de opinião em relação aos gostos na decoração. Porém, o profissional de design de interiores tem a capacidade de conciliar os gostos e encontrar preferências em comum. Dessa forma, o projeto agradará a todos os que usufruirão do ambiente.

Valorização do imóvel

O apelo estético aumenta consideravelmente o valor do imóvel. Isso ocorre principalmente se o projeto for assinado por um designer de interiores. Ou seja, a contratação de um profissional é um investimento em sua propriedade.

Garantia de qualidade no resultado final

Um bom profissional de design de interiores dará a garantia de que, ao final da execução do projeto, você terá um ambiente valorizado, funcional, otimizado e com conceito de sofisticação impresso nos cômodos. Ou seja, com tudo o que é imprescindível para atender às suas necessidades e desejos.

Portanto, se você deseja ter um imóvel do jeito que sempre sonhou, é fundamental contratar um designer de interiores. Afinal, ele tem formação e conhecimento técnico para aplicar normas de luminotécnica, ergonomia, térmica e acústica, sem deixar de lado a parte estética.

Como contratar um designer de interiores?

Para que os resultados sejam como o esperado, é fundamental contratar um bom profissional. Dessa forma, é preciso analisar alguns pontos antes de firmar a parceria. Os principais são:

Conheça o trabalho do designer

Analise se os projetos realizados pelo profissional estão alinhados com o que você procura. Logo, busque por recomendações, visite redes sociais, analise os trabalhos executados e observe seu estilo de criação. Além disso, procure saber em quais âmbitos ele se especializou.

Defina o que você deseja

É fundamental esclarecer ao designer de interiores quais são os resultados que você espera, os seus gostos e suas preferências. Por isso, expresse suas ideias, deixe claro o que é imprescindível para você. Isso evitará desentendimentos e contratempos para ambas as partes. Afinal, é a partir dessa definição que o designer fará seu projeto. No entanto, esteja receptivo às ideias do profissional.

Não tenha dúvidas relacionadas ao contrato

Depois de escolher o melhor profissional de design de interiores que se adéqua ao que você busca, é preciso fazer o contrato de prestação de serviços. Então, é fundamental que estejam bem claras todas as tarefas que ele realizará, bem como os orçamentos, honorários, prazos e responsabilidade dos terceirizados. Geralmente, é o próprio profissional quem propõe o documento. Assim, analise com atenção todas as cláusulas antes de finalizar a contratação.

Enfim, se você quer que seu imóvel seja exatamente como sempre sonhou — ou até melhor — é essencial contratar um designer de interiores. Afinal, ele lhe guiará em todos os aspectos para que seu objetivo seja atingido: apontará as prioridades do projeto, mostrará onde deve ser investido e quais os melhores materiais a serem utilizados para garantir as necessidades estéticas, funcionais e ergonômicas que você tanto almeja.

Se você busca por tendências, conforto e bem-estar proporcionados pela decoração, então entre em contato conosco agora mesmo para conhecer nossos produtos. Certamente encontrará o que procura!