Ideias de decoração: como as viagens contribuem para esse processo?

Viajar é tudo de bom, afinal, quem não gosta de conhecer novos lugares, comidas e culturas? Muitas pessoas até usam os planos de viagem como combustível para desenvolver as atividades monótonas do dia a dia. No entanto, além disso, o tema rende excelentes ideias de decoração para deixar qualquer ambiente surpreendente e lindo! 

Já imaginou ter sempre por perto as lembranças das suas melhores viagens? Tanto com souvenires quanto por meio de estampas ou fotos, as ideias são inúmeras e podem traduzir muito bem sua personalidade em diferentes espaços. 

Pensando nisso, confira, neste post, como o tema viagem proporciona as melhores ideias de decoração! 

Relembrando seu destino favorito 

Quando você pensa em viajar, vem um destino favorito, aquela viagem perfeita que você quer fazer ou já fez e adoraria repetir? Caso a resposta seja sim, por que não aproveitar as características desse lugar para transformar um ambiente? 

Para começar, relembre os maiores ícones do destino escolhido: as cores, o ritmo de vida, as geometrias, a arquitetura, o idioma, tudo rende ideias de decoração sensacionais! Funciona muito bem para qualquer ambiente, da sala de estar ao banheiro, e desde revestimentos até tecidos.

É importante escolher um único destino dentre os seus preferidos para predominar na casa. Afinal, um cômodo precisa se comunicar com o outro e manter a coerência, caso contrário, o visual pode ficar confuso e trazer desconforto, em vez de bem-estar

As viagens para destinos exóticos, tropicais e cheios de natureza inspiram lindas decorações com plantas. Por outro lado, se você e sua família forem mais cosmopolitas, um projeto com estilo urbano pode ser tudo o que vocês precisam: tijolinhos à mostra e tons metálicos são ótimas soluções. Tudo depende dos gostos pessoais dos futuros usuários! 

Apostando nos papéis de parede 

Diversas empresas especializadas em papéis de parede contam com modelos dentro do tema viagens. Algumas opções aproveitam fotografias de uma avenida ou paisagem, enquanto outras utilizam mapas para tomar conta de uma parede. 

E não precisa ser aquelas opções mais convencionais, não! Afinal, com as possibilidades da tecnologia, fotos e mapas podem receber tratamentos de imagem especiais: efeitos em aquarela, preto e branco com um detalhe de cor vibrante ou um brilho diferente. 

Assim como na dica anterior, é preciso tomar cuidado com a aplicação de papéis de parede para evitar um aspecto saturado para o espaço. Dessa maneira, o mais indicado é que o mobiliário mantenha a mesma paleta de cores, especialmente nos detalhes decorativos distribuídos sobre as superfícies. 

Uma alternativa mais econômica em relação aos papéis são os adesivos de parede. Com grande variedade de opções, normalmente não demandam mão de obra específica para a instalação, que pode ser feita de maneira autônoma pelo próprio usuário. As possibilidades vão desde as menores e mais discretas até as mais coloridas e expressivas. 

Aproveitando os souvenires 

Caso você prefira um estilo decorativo mais neutro e que possa ser harmonizado com vários detalhes de decoração diferentes, uma boa ideia para incrementar o visual dos ambientes é aproveitar sua coleção de souvenires. 

Uma boa estratégia para os menores é separar uma prateleira ou deixar a superfície da mesa de centro para exibir as miniaturas. O melhor de deixar tudo à mostra é que nunca vai faltar assunto quando você receber convidados em casa: as pessoas se interessam e gostam de saber histórias de viagem quando se deparam com lembranças desse tipo. 

É claro que existem souvenires em outras escalas, como almofadas, canecas, quadros, canetas, dentre vários outros. Além de serem itens de decoração, eles também têm utilidade cotidiana e têm o poder de trazer memórias à tona, sempre que forem manuseados. 

 

Para ter memórias de viagem até na cozinha, que tal sempre trazer ímãs de geladeira? Eles retratam lugares icônicos, estampam nomes de cidades ou países, cenários, festas temáticas ou eventos como o Carnaval, a Oktoberfest, as Olimpíadas, a Copa do Mundo, dentre outros. 

 

Investindo em cores icônicas

Está sem ideia de cor para começar a renovar o design da sua casa? Que tal buscar tonalidades que lembrem locais inspiradores aonde você e sua família já foram ou gostariam de ir?  

Azuis profundos, como aqueles característicos de construções mediterrâneas, são atemporais e deixam qualquer um com sensação de frescor e sonhando com o mar. É uma excelente escolha para climas de temperaturas elevadas, por se tratar de uma cor fria. Entra muito bem por meio de pintura, estofados, trabalhos de marcenaria ou revestimentos. 

Para estilos mais práticos, a paleta de cores escandinava conta com uma simplicidade encantadora que está em alta no momento. Baseada acima de tudo no jogo com preto, cinzas e branco, pode ser incrementada com rosas suaves, amadeirados e tons metálicos de prata e cobre, para evitar a monotonia.

Se você mora em um lugar frio ou busca um design mais aconchegante, abuse dos tons amadeirados: especialmente no piso e no mobiliário, têm o poder de aquecer o ambiente e retratar as memórias daquela viagem que você fez para uma serra, uma pousada no campo ou uma fazenda. 

Usando quadros e mapas personalizáveis 

Por serem fáceis de encontrar em lojas físicas ou online, quadros e mapas estão entre os objetos preferidos das pessoas apaixonadas por viagens. Com eles, é possível afixar fotos, colorir ou inserir pinos para ilustrar os locais já visitados, trazendo grande satisfação a cada vez que você puder modificar e interagir com aquele item. 

Os modelos são inúmeros: mapas de papel emoldurados, em cortiça, metalizados e com ímãs, adesivos. Sua criatividade é quem manda! 

Além dos mapas, os quadros podem acomodar suas fotos preferidas. Uma boa ideia é compor com esses registros — e, é claro, com iluminação de primeira —, em um corredor, um cantinho da sala ou do quarto: assim, um espaço simples e sem graça ganha um ar bem mais interessante. Para não se entediar com as mesmas imagens, trocar as fotos a cada viagem é uma boa estratégia.  

Outros modelos são aqueles com cofres para moedas, encontrados facilmente em lojas de presentes, que decoram e ainda estimulam a fazer uma economia adicional para as suas compras na próxima viagem! Além deles, há os porta-retratos de parede, varais para fotos com minilâmpadas, quadros com prendedores para fotografias feitas com câmeras do tipo polaroid e muitos outros. 

Escolhendo estampas temáticas 

As estampas que remetem a viagens estão em jogos de cama, apoios para copos, almofadas, tapetes, adesivos. Algumas marcas estão, cada vez mais, se especializando nesse tema, de modo a compreender as ideias de decoração que seguem essa linha. 

Uma solução interessante é misturar almofadas com ilustrações de monumentos e nomes de cidades sobre o sofá ou sobre a cama. Já as estampas de bandeiras, perfeitas para quem fez um intercâmbio e virou fã de um país, por exemplo, são mais indicadas em grandes tamanhos, como nos lençóis e edredons.

Os aplicativos de decoração são boas fontes de inspiração para buscar ideias, seja qual for o seu estilo. Mas, caso não se sinta seguro de fazer isso por conta própria, contar com a ajuda de um profissional especializado é sempre uma ótima saída.

Viu só como é fácil trazer suas lembranças de viagem favoritas para o cotidiano? Agora que você já sabe como elas podem estar nas suas melhores ideias de decoração, que tal descobrir 5 itens que não podem faltar na sua cozinha? Confira! 

 

Projeto de Thais Bohrer