O tapete é uma peça que traz beleza, elegância e aconchego para sua casa. Dessa maneira, é um item indispensável e pode ditar o restante da decoração de um espaço. Mas e quando você não encontra o modelo ideal, com a cor ou estampa que faria aquela composição certeira no seu ambiente?

A solução é o tapete personalizado: peça feita sob encomenda para o cliente de acordo com seu estilo, preferências pessoais e imaginação. É um modelo customizado que segue as cores, os desenhos, a medida e o formato que você escolher.

Se você ficou interessado nesse item exclusivo para sua residência, acompanhe este post e descubra como escolher e comprar essa peça com qualidade para transformar a sua decoração!

Analise o seu espaço

Quando pensamos em comprar um tapete, é necessário avaliar o espaço para saber o formato e tamanho ideal. Para o tapete personalizado, não é diferente — a vantagem é que você terá uma peça sob medida, ou seja, não ficará preso às metragens das coleções padronizadas.

Se você está decorando um cômodo, comece pelo tapete, um elemento-chave de conforto no ambiente. A partir dele, você consegue definir o restante da decoração, como qual espaço ele vai delimitar ou móveis que vai integrar. Por exemplo: o tapete pode delimitar o espaço de um sofá e poltronas na sala de estar, trazendo aconchego e conforto térmico.

Acerte na medida

Para acertar na escolha, tire as medidas do cômodo e também dos móveis, assim você consegue definir o melhor posicionamento do tapete.

É interessante que esse item fique cerca de 30 cm ou mais abaixo dos móveis ou, no caso de um corredor, que sobre uma borda com cerca de 20 cm para que se possa ver o piso.

Faça uma composição com o restante da decoração

É importante que o tapete faça uma composição harmônica com os móveis e outros itens da sua decoração. Não é para deixar o ambiente monótono, mas sim criar um estilo para o local. Assim, você pode reforçar o padrão de cores adotado ou utilizar o tapete para trazer um contraste ao espaço. 

Procure manter um equilíbrio: se o sofá e outros móveis são estampados e mais coloridos, prefira tapetes mais neutros e vice-versa.

Considere o efeito visual que quer proporcionar

Você deve observar ainda qual efeito visual quer causar com o tapete no seu espaço. Se a ideia for dar amplitude ao cômodo, aposte nas versões de cores mais claras.

Agora, se você quer que a peça se torne o ponto focal ou pretende criar um efeito visual diferenciado, pode apostar em cores mais fortes, grafismos — que pode dar a ideia de movimento — ou outras estampas.

Liberdade de escolha

Nesse ponto, você tem uma liberdade grande de escolha com os tapetes personalizados. Com esses modelos é possível retratar inclusive uma obra de arte para estampar o piso da sua casa.

Você terá a peça customizada com um desenho exclusivo de acordo com a sua escolha que trará o efeito desejado ao seu ambiente.

Quadrado ou redondo

Tapetes quadrados e retangulares são a escolha ideal para ambientes mais clássicos. Agora, se você quer algo mais despojado ou contemporâneo pode decorar sem medo com as versões redondas dessa peça.

Tenha atenção ao uso do tapete personalizado

O tapete personalizado deve compor com o restante da decoração e criar um efeito no seu ambiente, certo? Porém, é preciso pensar na rotina das pessoas da casa para que a peça não atrapalhe a circulação, se enrosque em cadeiras ou não seja adequada para aquele cômodo.

Dessa forma, fique atento ao material. As peças de fibra sintética, como nylon, polipropileno e poliéster são extremamente duráveis, resistentes à água e à grande movimentação de pessoas e pets.

Além disso, é fácil fazer sua limpeza e manutenção. São materiais indicados, portanto, para sala de jantar, sala de estar, corredores, cozinha e até lavabo.

Dê preferência para tapetes de nylon

Invista em tapetes personalizados de nylon que, como dissemos acima, apresentam alta resistência e fácil manutenção e limpeza.

Mais especificamente, o nylon 6.6 da Antron torna-se a melhor escolha também pela durabilidade, possibilidade de criação de peças com cores e desenhos variados, bem como as seguintes propriedades:

  • antialérgico, antichamas e antiestático;
  • variedade de espessuras;
  • tecnologia das fibras que garante maior vida útil ao tapete.

Dessa forma, além de ter uma peça exclusiva e que proporciona um efeito único na sua casa, você leva segurança para toda a sua família.

Escolha a espessura ideal

Locais com animais domésticos pedem tapetes com espessura fina para não acumular os pelos dos bichos. O mesmo vale para ambientes em que há muita circulação de pessoas — tapetes mais grossos são realmente bastante macios e aconchegantes, porém podem não ser adequados para determinados ambientes.

Em alguns casos, a espessura mais fina e, de preferência de fibra sintética, pode facilitar na hora da limpeza.

Entretanto, se for um local onde as pessoas vão descansar e não haverá movimentação de móveis, opte por espessuras mais altas para trazer aconchego ao ambiente. É o caso de quartos e salas de TV, onde as pessoas podem se acomodar, inclusive, em almofadas sobre a peça.

Garanta que a peça é exclusiva

Para que você tenha certeza de que o tapete personalizado é uma peça realmente exclusiva, é essencial procurar empresas de tradição nesse ramo que possuem referências de qualidade e design, além de contar com uma fábrica própria e ter uma produção semiartesanal.

Além disso, é importante que você receba toda a assessoria de profissionais para que escolha o tapete certo e, desse modo, consiga criar um efeito incrível no seu cômodo.

O tapete personalizado proporciona um ambiente único e harmoniza com os móveis e outros objetos do seu espaço de forma surpreendente. Você terá um espaço aconchegante e uma peça de tamanho, formato e desenho exclusivo, o que certamente vai valorizar a sua decoração!

Ainda tem dúvidas? Não deixe de consultar um profissional da área de arquitetura e decoração. Veja nossas dicas a esse respeito.

Gostou das nossas dicas de estilo para sua casa? Receba outros posts como este diretamente em sua caixa de e-mail — basta assinar a nossa newsletter!