Tapete para o quarto: como decorar esse ambiente sem erros

Os tapetes são elementos decisivos na decoração de qualquer ambiente. Trazem conforto, aquecem o espaço e são muito agradáveis ao tato. Um tapete para quarto deve ser ainda mais especial, para reforçar a atmosfera de aconchego do local mais íntimo da casa!

No entanto, é comum que surjam dúvidas na hora de escolher a peça ideal, afinal, as características a serem avaliadas são muitas: tamanho, formato, cor, posicionamento, espessura etc. 

Para que você não se perca em meio às opções disponíveis no mercado e faça a melhor escolha, confira o conteúdo a seguir e tire todas as suas dúvidas! 

Conheça as vantagens de usar tapetes 

As vantagens dos tapetes em vários ambientes da casa são, normalmente, bastante conhecidas. Como já sabemos, essas peças reforçam o sentimento de conforto (contribuindo para o relaxamento de quem desfruta do espaço) e combinam com praticamente qualquer revestimento de piso. 

Além disso, abusar dos tapetes contribui de maneira significativa para a acústica: são perfeitos para abafar ruídos — seja de passos, seja de queda de objetos. 

Descubra o melhor tapete para quarto 

Cada tipo de quarto precisa de um tratamento diferente, pois deve corresponder às necessidades de seus ocupantes. Assim, como um componente-chave da decoração, o tapete também precisa ser escolhido com atenção. 

Quarto de casal 

Para proporcionar conforto a ambos e manter a unidade da decoração, o ideal para quartos de casal são os tapetes que alcancem de um criado-mudo até o outro. 

Prestar atenção ao tamanho da cama do quarto é fundamental para não cometer erros. As camas de casal padrão têm 1,38 m; as versões queen, 1,58 m; e as do tipo king alcançam 1,93 m de largura. Para ficar harmônico, o tapete precisa ultrapassar cerca de 50 cm do limite das laterais da cama (e um pouco menos aos pés do móvel). 

Outras opções são os tapetes em formato de letra U e as passadeiras, que, respectivamente, contornam o perímetro ou ficam um de cada lado da cama. 

Quarto de solteiro 

Os quartos de solteiros não exigem uma regra rígida. Aqui, a ideia do conforto ao tato que o tapete representa permanece, mas é possível aproveitar formatos mais irreverentes, cores cheias de personalidade e outras características que o dono ou a dona do quarto prefiram. 

O tapete não precisa ocupar ambos os lados ou o perímetro da cama. Com isso, uma opção que não tem erro é a passadeira. Os tapetes redondos, por outro lado, deixam o ambiente menos convencional e ficam excelentes ocupando o espaço entre a cama e o armário, por exemplo. 

É válido utilizar tapetes com formatos e padrões arredondados, orgânicos, para uma decoração mais fluida. Já os geométricos favorecem um estilo mais moderno e urbano. A escolha de cores depende da paleta aplicada ao ambiente como um todo, principalmente nas maiores superfícies — como piso, paredes e mobiliário. 

Quarto infantil 

Para as crianças, os tapetes têm função de fornecer segurança e uma textura agradável ao tato durante a brincadeira, unindo a estética do ambiente ao bem-estar, conforto e até a saúde dos pequenos — uma vez que a presença da peça impede o contato direto dos pés com o chão frio​ ao acordar, por exemplo.

Nesse caso, a criatividade é quem manda! É permitido abusar das cores e dos formatos. Uma boa dica é escolher um tapete que tenha possibilidade de ser mudado de lugar, para que isso seja feito de acordo com as necessidades momentâneas da criança.  

Quarto de hóspedes 

Para o quarto de hóspedes, é possível adotar tapete ao longo do perímetro, uma passadeira em cada lado ou, mesmo, um tapete só, próximo aos pés da cama. Manter as possibilidades em aberto contribui para arrumar o espaço de maneira personalizada, caso seja necessário.

Saiba os principais cuidados ao escolher um tapete

Mesmo com todos os benefícios, é preciso ficar atento a algumas questões essenciais durante a escolha e o uso de tapetes.  

Harmonia 

Escolha o tapete para quarto em conjunto com o restante da decoração. Isso porque, dessa maneira, é mais fácil evitar conflito entre estampas e cores ou erros de dimensionamento.  

Isso é ainda mais importante se o projeto for elaborado a partir de um tapete artístico: aqui, ele é o protagonista e o design de todo o ambiente deve ser em função da peça. 

É essencial que o modelo esteja dentro da paleta de cores escolhida para o ambiente como um todo, caso contrário, pode resultar em um visual desconfortável. Da mesma forma, se mais de um tapete for disposto no mesmo cômodo, o ideal é que as peças sejam todas neutras ou apenas uma com estampa. 

Proporção  

Esse é um aspecto muito importante. Em quartos amplos, é possível lançar mão de tapetes mais largos e exuberantes. Já nos cômodos compactos, os modelos mais discretos ajudam a manter a decoração confortável (tanto ao tato quanto à visão). 

Atenção: as bordas dos tapetes devem sempre ficar sob os móveis. Caso contrário, transmitem a impressão de terem sido mal dimensionados. 

Ambiente 

É mais comum que se utilize tapetes em salas de estar, de TV e nos banheirosalém dos quartos. A dica em uma sala de estar é que o tapete deve ser proporcional ao layout do ambiente. Já na sala de jantar, é indicado optar por um modelo com pelos mais baixos, de modo que as cadeiras não enganchem nos fios.

Os tapetes para banheiros devem contar com tecidos sintéticos, que são mais resistentes, e em espessuras reduzidas para facilitar a secagem.

Limpeza 

De maneira geral, as fibras sintéticas, como o nylon, são as mais fáceis de higienizar. As fibras podem ser varridas com vassoura de cerdas macias, de modo a não danificar os pelos dos tapetes. 

Por sua vez, as fibras sintéticas devem ter, antes de tudo, o excesso de sujeira solta retirada antes da limpeza e higienização. Depois, procure aplicar produtos não abrasivos para remoção de líquidos e manchas suaves. Em caso de dúvidas sobre limpeza, consulte a etiqueta ou as instruções do fabricante.

Como você pôde perceber, existem muitas variáveis que ajudam a escolher um tapete para quarto. A Santa Mônica tem orgulho de ser uma empresa especializada em tapetes e carpetes de vários modelos, que compreende a fundo as necessidades de cada cliente, seja para ambientes residenciais ou corporativos. 

Se você gostou do post, entre em contato conosco para conhecer mais sobre nossos produtos!