Tapetes para apartamentos pequenos: 6 ideias incríveis

Decorar apartamentos pequenos pode ser um desafio. É comum os moradores desejarem incluir diversos elementos, mas não conseguirem pela falta de espaço. O resultado é um lar com pouca decoração ou sobrecarregado de informação.

No entanto, existe um item capaz de transformar os apartamentos pequenos sem ocupar espaço: o tapete. Ele é essencial para embelezar a casa, trazer conforto, bem-estar e tornar os ambientes mais aconchegantes. É importante optar por peças de qualidade, como os modelos antiestáticos, antialérgicos e antichamas, por exemplo.

Confira agora 6 ideias incríveis de como usar tapetes para apartamentos pequenos sem prejudicar a amplitude, levando mais personalidade para sua casa!

1. Aposte nas tonalidades neutras

A primeira ideia é utilizar tapetes em tonalidades neutras. Cinza, bege, preto e branco são clássicos e, com o design correto, são capazes de deixar o ambiente sofisticado. Por serem cores neutras, você pode utilizar tanto as peças lisas quanto as com padronagem.

A vantagem dos tapetes nessas tonalidades é que eles tendem a aumentar o espaço visualmente, dando sensação de amplitude, conforto e frescor. Podem ser usados em todos os locais da casa, tanto para contrastar com uma decor colorida quanto para complementar um estilo clássico.

Então, se a base da sua sala é toda clara, que tal apostar em uma bela peça em preto e branco para contrastar e trazer um estilo urbano e moderno? Ou ainda, um modelo bege, tom sobre tom, mas com um desenho diferenciado?

No quarto, você pode usar cinza escuro ou preto, pois ajudam a aquecer o cômodo e aumentam a sensação de aconchego. Na cozinha e banheiro o uso é livre, mas busque combinar com alguns pontos de cor para deixar tudo mais interessante.

2. Combine com a cortina e almofadas

Um truque especial para apartamentos é combinar a cortina e as almofadas com o tapete. Como o espaço é pequeno, você não poderá inserir muitos elementos decorativos, como adornos, vasos e poltronas. Portanto, se deseja trazer cor para o ambiente, que tal complementar a decoração com um tapete que se harmonize com as outras peças?

Isso não significa que elas devam ser iguais ao tapete em cor e estampa. A dica é utilizar o tom sobre tom. Outra tendência na decoração é utilizar o mix de texturas, em diferentes tecidos e estampas.

Por exemplo: uma almofada floral em tons pode ser combinada com um de tapete geométrico nas mesmas cores. Seja criativo e aproveite esses elementos para ter uma decoração única e cheia de personalidade.

Já a cortina pode ser de uma das tonalidades claras que apareça no tapete, fazendo um complemento, iluminando o ambiente e trazendo a sensação de amplitude. Tapetes para apartamentos pequenos não precisam ser apenas de uma cor quando você encontra outros elementos para combiná-lo.

3. Utilize para dividir ambientes

Se o apartamento é pequeno e tem aquele conceito aberto, com espaços integrados, como fazer para dividir os ambientes sem perder espaço? Utilize o tapete! Posicionado estrategicamente, ele separa a sala de estar da de jantar e essa da cozinha, demarcando um corredor de passagem.

Para ter esse efeito, coloque um modelo pequeno no caminho para a cozinha, um grande sob a mesa de jantar e mais um entre o sofá e a televisão. No corredor, você pode utilizar uma passadeira.

Usar os tapetes dessa forma fará com que os espaços fiquem visualmente divididos, mas também acrescentará beleza em cada um deles. Se as peças ficam próximas, você pode ter uma composição de cor entre elas, de forma que combinem entre si, levando unidade e personalidade à decoração do cômodo todo.

4. Escolha tamanhos corretos 

Saber o tamanho do tapete é essencial para decorar apartamentos pequenos. Para ampliar visualmente, opte por um modelo em que o sofá e o raque fiquem totalmente sobre a peça. O ideal é que ela tenha as medidas do local e que não sobre pequenos pedaços de piso nos cantos e laterais.

Já o tapete da sala de jantar precisa ter 70 cm a mais do que a mesa para uma composição hamônica. Caso o local seja muito pequeno, aposte em cores neutras ou em modelos que sejam parecidos com o piso.

Em quartos pequenos, uma boa solução é utilizar peças separadas em cada lateral da cama e uma na parte da frente. Atenção para o equilíbrio do comprimento, já que a peça não deve ser muito curta e centralizada, nem ultrapassar os limites da cama.

Caso goste do tapete maior, prefira posicioná-lo de forma que os criados-mudos e a cama fiquem completamente sobre ele para não ter cortes visuais no cômodo.

5. Proporcione charme para o banheiro e cozinha

banheiro e a cozinha, por menores que sejam, podem ser transformados com tapetes bonitos. Utilize-os para dar cor aos ambientes neutros ou para contrastar com os revestimentos coloridos.

Atenção também para o tamanho e quantidade. Em alguns casos, apenas um tapete em frente à pia é suficiente. Ou seja, coloque apenas aquilo que trará beleza, sem a necessidade de usar todas as peças do jogo.

Na cozinha, o tapete pode ser o ponto de cor do seu cômodo, com uma estampa bonita contrastando com uma decoração neutra, por exemplo. Muitas cozinhas de apartamentos são estreitas e compridas e, o truque para dar uma sensação de que o espaço é maior, é utilizar um só tapete em toda extensão, sem dividir em duas ou três peças.

Para esses lugares onde há umidade e eventuais sujeiras, fique atento ao material, que deve ser fácil de limpar e manter.

6. Decore sem ocupar espaço

O grande truque do tapete é que ele decora sem ocupar espaço no ambiente. Da maneira correta, ele até ajuda a dar uma sensação de que o lugar é maior. Para além das tonalidades neutras, que tal usá-lo para ser o centro das atenções na sua sala de estar ou de jantar? Escolha um modelo colorido, estampado, geométrico, floral e veja o cômodo ser transformado.

Ao selecionar a estampa, observe para onde ela aponta. Algumas são mais centrais, mas as geométricas ou em listras podem ser posicionadas de forma que ajudem a aumentar a área visualmente. Linhas e faixas na vertical ou na horizontal fazem bastante diferença.

Os tapetes são capazes de transformar a decoração dos apartamentos pequenos. Sem ocupar espaço, eles levam beleza, personalidade e aconchego ao lar. Nessa situação, fique atento ao tamanho, às estampas e às cores. É possível que eles se tornem o ponto de atenção e ajudem a dar a sensação de que o cômodo é maior.

Gostou destas dicas sobre como usar tapetes para apartamentos pequenos? Então, compartilhe nas suas redes sociais e ajude seus amigos a terem uma bela decoração em casa!