Veja as 9 principais tendências de decoração e design de interiores

Atualmente, muito mais do que buscar apenas o conforto em seus lares e escritórios, as pessoas têm buscado combinar a funcionalidade, harmonia, aconchego, beleza e modernidade. Além disso, querem que o ambiente esteja condizente com as últimas tendências de decoração. Por esse motivo, é bastante importante estar antenado com o que está em alta.

Para ajudar nessa tarefa e atualizá-lo sobre o que está em voga no mundo do décor, separamos 9 tendências que você não pode deixar de conhecer. Assim, saberá exatamente como alinhar os ambientes ao que há de mais moderno e elegante no momento, imprimindo muito estilo e personalidade aos lugares. Portanto, continue acompanhando!

1. Almofadas com alto-relevo

Em nossa conexão com o mundo, o tato é um dos principais sentidos. Portanto não é somente o visual que conta. A sensação da combinação de ambos pode ser apreciada em almofadas com alto-relevo, surpreendendo com texturas que trazem delicadeza, maciez e beleza ao utilizar técnicas como o matelassê.

No entanto, mesmo com relevo, as tonalidades é que dão vida à peça. Assim, não esqueça de escolher matizes que estejam dentro da paleta de cores de sua decoração. Dessa forma, você terá almofadas elegantes, que valorizam a estética do ambiente e que trarão extremo aconchego ao local.

2. Peças antigas

Utilizar objetos retrô em conjunto com elementos contemporâneos traz um aspecto bastante interessante para o ambiente. Se a peça tiver sido de algum antepassado ou que tenha feito parte da infância, ela deixará à mostra as melhores memórias afetivas.

Então aproveite essa tendência para colocar artigos de família nas prateleiras, em mesas de centro, e não esqueça dos baús, malas de couro, vasos, estátuas e máquinas de costura com aqueles arabescos maravilhosos em ferro.

3. Cores intensas

Após um período de tons suaves, as cores intensas são uma das principais tendências da decoração para 2018. Portanto aposte em uma paleta baseada em matizes, como o tabaco e amarelo queimado. A ideia é ser vibrante, urbano e ousado. Para isso, busque inspirações na Pop Art e no vintage.

Invista em contrastes escolhendo cores vibrantes em objetos selecionados, uma só parede, almofadas — aproveitando para utilizar as em alto-relevo —, estofamento de poltronas, tapetes e mantas para o sofá. A cor tabaco pode estar presente também em peças de madeira, o que garante naturalidade, aconchego e rusticidade ao ambiente.

4. Espinha de peixe

O padrão espinha de peixe nos revestimentos é mais uma das grandes tendências da decoração. É bastante versátil, elegante e traz mais dimensão e modernidade a qualquer lugar. Esse estilo é perfeito para o chão de cômodos amplos, como salas, espaços gourmet e quartos.

Quando aplicado em pisos de madeira ou porcelanato amadeirado, valoriza o espaço com sua geometria única e descontraída, conferindo uma atmosfera delicada e charmosa ao lugar. Em paredes, o ideal é ser usado em detalhes em cozinhas, banheiros e salas.

5. Pias modernas

Na cozinha, geralmente, as pias são itens que passam despercebidos e não fogem da tradicional cuba em inox. No entanto, fugir do convencional e optar por um modelo inusitado é uma maneira de modernizar e modificar todo o cômodo.

Para conseguir esse efeito, aposte em materiais diferentes como o cobre, porcelanato e pedras como granito ou mármore — principalmente em modelos esculpidos. Além disso, escolha cubas maiores, mais profundas e não esqueça de fazer a torneira seguir a linha de decoração.

6. Iluminação em destaque

Para deixar seu ambiente ainda mais atualizado com o que está em alta, utilize a iluminação em neon. Então usufrua de peças de design em lâmpadas ou solte sua imaginação e utilize letreiros em neon, criando frases, escolhendo uma palavra significativa para você ou uma figura.

Outra opção em alta é utilizar pendentes aramados que trazem um ar misto de retrô e industrial ou luminárias com cúpulas em metal ou madeira. Não esqueça de atentar para o tipo de clima que você pretende criar para o ambiente. Isso é que deve ditar suas escolhas da iluminação.

7. Maior proximidade com as plantas

Como os elementos urbanos se fazem predominar nos ambientes, é preciso trazer o verde mais perto das pessoas. É por isso que a vegetação na decoração é uma grande tendência para 2018. Os jardins verticais são uma ótima opção para quem não possui tanto espaço para o paisagismo.

Outra excelente dica é utilizar grandes vasos em concreto ou cerâmica em tons terrosos com folhagens como a maranta, que possui veios com cores vibrantes. Além disso, decore com arranjos em formatos diferentes, com caules entrelaçados e flores em cores intensas como orquídeas.

8. Metais misturados

O metal ganhou muita força na decoração. Mas é a mistura dos tipos que traz a modernidade. Portanto não hesite em mesclar o dourado, prata, rosé e cobre. Luminárias, itens decorativos, móveis, puxadores dos mobiliários, molduras de quadros e espelhos: em todos esses itens, a mescla dos metais garante elegância, sofisticação e luxo.

Além disso, pode ser combinada com outros materiais como: madeira, cerâmica ou concreto. Ao apostar nessa ideia, você trará brilho e vida ao ambiente. O resultado dessa fusão é rústica e, ao mesmo tempo, extremamente moderna.

9. Revestimento em veludo

Por algum tempo, o veludo foi sinônimo de exagero. No entanto, o tecido voltou com tudo para as tendências de decoração. Com seu visual luxuoso, sofisticado e toque macio, virou o revestimento mais pedido para poltronas e sofás. Além disso, é possível misturar texturas e utilizar o veludo em almofadas com alto-relevo.

Porém atente para o efeito das cores do tecido: o veludo escuro torna o ambiente mais elegante; o claro é perfeito para uma decoração clean; cores vibrantes compõem um estilo vintage.

Enfim, conhecendo as principais tendências de decoração para 2018, é possível criar ou repaginar espaços para que se sejam extremamente confortáveis e modernos. Basta soltar a criatividade e aliar ao bom gosto, dosando adequadamente os elementos, para que o ambiente fique harmônico.

Se você gostou deste texto, aproveite a visita no blog e fique por dentro dos principais eventos de arquitetura e decoração de 2018. Boa leitura!