8 dicas para uma decoração de Loft com requinte e originalidade

Apostar em uma decoração de loft com originalidade é uma ótima maneira de tornar o espaço ainda mais moderno e versátil. Quem quer decorar o lugar com elegância precisa estar atento a algumas dicas, como a utilização de móveis para a separação de ambientes e a adoção de cores mais suaves nas paredes.

Outro detalhe importante é apostar na inserção de tapetes e carpetes, que são objetos valiosos capazes de aportar ao ambiente conforto, segurança e beleza de maneira requintada.

Além disso, é possível investir em espelhos para aumentar a luminosidade e a noção de espaço, bem como utilizar peças vintage e diversificar as fontes de iluminação. Quer saber essas e outras informações sobre o tema e aprender como fazer a decoração de loft de maneira adequada? Confira as 8 dicas que preparamos para você no conteúdo abaixo!

1. Use tapetes e carpetes na decoração de loft

Tendência mundial nas grandes cidades, o loft surgiu em Nova York, na segunda metade do século XX, como resposta à necessidade de criar apartamentos em espaços antes ocupados por fábricas, como sótãos ou depósitos. Foi ao utilizar esse tipo de ocupação para a moradia que surgiram os lofts, cuja característica principal é a ausência das tradicionais paredes para dividir os espaços da casa.

Por isso, a primeira dica é garantir a delimitação de espaços no loft de maneira eficiente. Além de cumprirem com competência esse papel, os tapetes dão mais sofisticação à decoração e podem ser peças-chave para assegurar estilo ao local.

Paralelamente, conferem conforto e segurança onde são inseridos, já que há modelos de boa qualidade no mercado que são antichamas, antiestáticos e antialérgicos. A variedade de texturas, formas e cores também contribui para produzir um diferencial no aposento e facilita a combinação com acessórios e móveis.

Já os carpetes se destacam por, além de oferecerem todas as vantagens citadas anteriormente, ajudarem na economia de energia. Como os lofts costumam ser espaços amplos, vale a pena reduzir o gasto com o aparelho de ar-condicionado por meio da utilização desses objetos, que conseguem evitar a troca de calor com o chão e manter a temperatura ambiente.

2. Divida os locais com móveis

Outra tática fundamental para a decoração de loft é apostar nos móveis para separar os ambientes. Um armário, por exemplo, pode ocupar o lugar da parede que dividiria quarto e sala e deixar o cenário mais clean e de acordo com a proposta. Para tanto, lembre-se de investir em mobília de boa qualidade e com ótimo acabamento, já que todos os lados do móvel aparecerão e farão parte da composição.

Sobre o tema, outra dica é investir em móveis planejados, que potencializam o espaço específico do apartamento e podem ser desenhados para serem multifuncionais, o que é ideal tanto para espaços pequenos quanto para lugares maiores. Quanto ao material, a tendência é investir em mobiliário de madeira, ferro, vidro ou couro.

3. Aposte em jardins verticais

A utilização de plantas nos lofts é sempre bem-vinda, sobretudo aquelas de grande porte ou os jardins verticais. Além de deixarem a decoração mais moderna e requintada, uma área verde no ambiente é responsável por deixar o espaço mais agradável e harmonioso, o que facilita o equilíbrio da casa e o alcance da paz interior.

Além disso, os jardins verticais são ótimos para quebrar um pouco o estilo da decoração industrial, muito comum nos lofts. Para que as plantas tenham vida longa e saudável, lembre-se de apostar em espécies que se adéquem bem a esse tipo de ambiente, como o bambu da sorte, o lírio da paz e a jiboia.

4. Invista em espelhos

Os espelhos ampliam a noção de espaço de maneira elegante, além de ajudarem a distribuir a luz. Assim, fica mais fácil ter um ambiente bem iluminado e aconchegante, aumentando a sensação de conforto nas áreas onde esse tipo de objeto é instalado. Por isso, o ideal é avaliar com cuidado o local onde a peça será colocada. Fazê-lo de frente para as janelas ajuda a captar a luz natural e a distribuí-la de maneira mais adequada nos espaços.

Para valorizar ainda mais a decoração de loft, preocupe-se também com o acabamento dos espelhos: é importante buscar por molduras bonitas e sofisticadas, já que, se bem escolhidos, esses objetos podem se tornar peças importantes para a decoração. Associado a isso, dê vivacidade ao local investindo em cores mais vivas para pequenos acessórios ou em elementos de destaque, como móveis e tapetes de luxo.

5. Use cores mais suaves

Como os ambientes de um loft costumam ser integrados, há no espaço uma concentração de informação visual, que é percebida de uma única vez pelo visitante. Para neutralizar essa quantidade de informação, uma opção é apostar em uma paleta de cores mais suave.

Por causa disso, e também pela tendência em investir na decoração industrial nesse tipo de espaço, o cinza é uma excelente aposta. Outras cores bastante utilizadas são os tons mais neutros de azul, bem como o bege e outras tonalidades claras.

6. Utilize peças vintage de luxo

Quer conferir estilo na decoração de loft e se aproximar da ideia original que circulava entre os primeiros adeptos desse tipo de moradia na Nova York da segunda metade do século XX? Então, não se esqueça de usar e abusar das peças vintage! Fazer isso garante, com certeza, estilo e personalidade à decoração, além de ser perfeito para impressionar os convidados.

Assim, o recomendado é garimpar objetos em mercados de antiguidade e feiras, e montar o seu próprio estilo de maneira harmoniosa, mas ousada. Trace um caminho para nortear a decoração da casa e abuse de peças clássicas e de qualidade.

7. Diversifique a iluminação

Outra dica para valorizar o loft é diversificar as fontes de iluminação, lembrando-se sempre de pesquisar a temperatura de cor das lâmpadas e conjugá-las à sensação que se quer transmitir em cada lugar. Dispositivos amarelados, por exemplo, transmitem mais aconchego e são ideais para lugares onde se pretende relaxar, como o quarto ou a sala.

Já cores azuladas e mais frias combinam com ambientes que requerem atenção aos detalhes e foco, como o escritório e a cozinha. A sala ganha em charme e conforto com a utilização de luminárias elegantes e bem trabalhadas, que funcionam como elementos escultóricos ao mesmo tempo em que projetam uma luz mais intimista ao local.

8. Deixe espaço livre para a circulação

Essa dica é muito importante e não pode deixar de ser levada em consideração. É justamente pela integração dos ambientes — e pela ausência de paredes típica nos lofts — que deixar espaços livres para a circulação é essencial. Dessa forma, não se corre o risco de saturar o lugar e, mais importante, permite-se que as pessoas transitem na região de maneira agradável e livre de acidentes.

Como vimos, há várias maneiras de fazer uma decoração de loft que seja original e requintada. É possível pensar nos móveis, nas cores, na iluminação e em acessórios específicos para assegurar que o espaço tenha a personalidade, o charme e a elegância compatíveis com seu estilo de vida.

Além disso, objetos importantes para a decoração, como os tapetes e carpetes, são peças fundamentais que, com certeza, farão com que você possa arrasar na sua proposta de design.

Gostou das dicas? Então, aproveite para continuar aprendendo e veja como planejar um bar em casa!