A importância da atenção à saúde emocional do paciente com câncer de próstata

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, a estimativa de casos nesse ano de 2018 chega a 68.220 segundo o INCA. A próstata é uma glândula que se localiza na parte baixa do abdômen e que só o homem possui.

O tratamento do câncer de próstata, tanto o cirúrgico como o de quimioterapia ou radioterapia, pode acarretar em disfunção erétil e incontinência urinária, apesar de não ser uma regra e também ter grandes chances de reversão, acaba influenciando muito a autoestima do homem que se encontra de frente com o diagnóstico, causando ansiedade, tristeza, angústia, medo, irritabilidade, podendo até se tornar uma coisa mais séria como o quadro de uma depressão.

Sabendo de seus possíveis efeitos colaterais, é importante lembrar que se descoberto em fase inicial a chance de não se manifestarem chegam em 80% dos casos quando falamos de disfunção erétil, e quando o assunto é incontinência urinária podem aparecer em somente 4% dos casos. O diagnóstico precoce acaba sendo prejudicado por conta do preconceito e desinformação, por isso levantamos aqui a grande importância do homem cuidar de sua saúde, indo regularmente ao médico e fazendo os exames de rotina necessários.
 

Também é importante levar em consideração o apoio da família e da rede de amigos, ajudando o paciente já diagnosticado com a doença a enfrentar o tratamento, assim como o apoio de um profissional qualificado em psicoterapia quando o caso acaba virando um quadro depressivo. A depressão pode até influenciar o resultado do tratamento quando estamos falando de uma doença como o câncer, o paciente estar bem amparado psicologicamente acaba auxiliando todo o processo de tratamento e de possível cura.

A Santa Mônica apoia a campanha do Novembro Azul,  com intuito de ajudar a disseminar que o melhor caminho é sempre o de prevenção da doença, cuidando de sua saúde e qualidade de vida. Não deixe de visitar seu médico regularmente, só ele é capaz de fazer uma avaliação de forma correta e esclarecer todas as suas dúvidas.