A importância das viagens culturais para o arquiteto e urbanista

Para os arquitetos, as viagens culturais transformam o pensamento e a forma de projetar seus ambientes, visto que essas novas experiências incorporam uma aproximação sensorial ao espaço visitado.

Considerando que os arquitetos são capazes de interpretar construções de outras culturas de acordo com a sua própria necessidade, a consequência disso é a evolução nas produções arquitetônicas e a garantia de ideias mais inovadoras.

É fundamental que esse itinerário cultural faça parte do calendário dos profissionais de arquitetura. Pensando nisso, no artigo de hoje veremos qual é a real importância de viajar e quais são os melhores destinos para começar a sua jornada de inspirações. Vamos lá? Continue lendo!

As principais vantagens das viagens culturais

Buscar inspiração em outras culturas não é uma novidade. Na época do modernismo, por exemplo, Le Corbusier registrava suas ideias mais ousadas durante seus passeios. E não pense que ele tomou como base os edifícios que viu — na verdade, foram os hábitos e costumes das pessoas que o inspiraram!

Pois é: o papel das viagens culturais para os profissionais especializados em arquitetura e urbanismo é essencial na execução de projetos inovadores, por conta de inúmeros fatores. Vejamos, então, quais são eles.

Aquisição de bagagem cultural

A maior importância de uma viagem cultural está na capacidade de praticar o olhar clínico e refletir sobre a história de um lugar e de seu povo. Afinal, apesar de os livros serem um excelente atalho para o conhecimento, viajar é uma oportunidade de tocar e sentir a arquitetura ao seu redor.

Possibilidade de aprendizado real e empírico

Embarcar em outras culturas também faz com que você entenda os variados tipos de construções, bem como outras maneiras de estruturar uma cidade e o paisagismo natural que ela agrega. Assim, o conjunto desses conhecimentos aumenta o seu repertório, colaborando com seus próximos projetos arquitetônicos.

Maior visão de detalhes

Quem volta vazio de uma viagem, não é mesmo? Se você já realizou algumas ao longo de sua vida, deve ter notado que voltou com novas ideias, observando os detalhes por outro ângulo e oferecendo novas soluções para os problemas dos seus clientes. A partir do momento em que você abre a mente para novas experiências, dificilmente voltará a ter os mesmos pensamentos de antes.

Ampliação de referências

No dia a dia, é bem comum que os arquitetos busquem suas referências a partir do trabalho de outros profissionais, brasileiros ou não. Isso é interessante, mas limitado. As viagens culturais, por outro lado, contribuem com experiências impactantes de fazer parte de espaços bem diversos.

Além de observar outros trabalhos, é possível observar e experimentar o uso que as pessoas fazem dele. Justamente por isso, desde as construções mais antigas ao edifício mais inovador, as referências tangíveis são as melhores inspirações para arquitetos e urbanistas.

Os melhores destinos para arquitetos

Para colaborar com o planejamento das suas próximas férias, preparamos algumas dicas com as melhores viagens culturais para você relaxar e ainda aumentar o seu repertório arquitetônico. Assim, você voltará à rotina de trabalho revigorado e cheio de ideias!

Cartagena (Colômbia)

O que chama muita atenção na quinta maior cidade da Colômbia são as casas coloridas e em estilo colonial, que revelam a história do seu povo. Sem dúvida, uma viagem excelente para quem deseja percorrer a América do Sul! Os pontos turísticos fundamentais para se conhecer é a Plaza de Bolívar, a Catedral de Cartagena e a Igreja de São Pedro.

Pelourinho (Salvador, Bahia)

Se você tem a intenção de visitar Salvador, vá ao Pelourinho, de preferência às terças-feiras. Nesses dias acontece uma missa na igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos que emociona moradores e visitantes.

Esse é um dos bairros mais famosos de Salvador e reflete a alma da Bahia. Com mais de 800 casarões do século 17 e 18, ele foi considerado pela Unesco como um Patrimônio da Humanidade.

Copenhague (Dinamarca)

Na Dinamarca, a sustentabilidade não aparece apenas como um conceito, mas como o estilo de vida dos moradores. Então, se você busca inspirações inovadoras, tendo em vista um design mais interativo e sem abrir mão da estética sofisticada, Copenhague é o seu lugar.

Também é o destino fundamental no que diz respeito à urbanização, uma vez que a valorização do espaço urbano é primordial para que a população se desloque facilmente de um lado para outro.

Brasília (Distrito Federal)

Como sabemos, a capital brasileira foi planejada pelos arquitetos Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, sendo considerada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade desde 1987. Sua arquitetura tem um design muito inovador, cujas construções modernas são facilmente reconhecidas. Dentre elas se destacam os palácios do Planalto e da Alvorada e o Congresso Nacional.

Roma (Itália)

Quer conhecer Roma? Então prepare um calçado resistente, porque andar é o que você mais vai fazer. A cidade está cercada de atrações muito interessantes e monumentos incríveis, como o Coliseu, a Capela Sistina, a Fontana di Trevi, entre outras construções históricas. Especialmente se o seu estilo de arquitetura valoriza projetos rústicos e tradicionais, com certeza Roma vai inspirar muitos dos seus trabalhos!

Brumadinho (Minas Gerais)

Esse é um vilarejo no interior do estado de Minas Gerais. Sua maior atração é o Instituto Inhotim, dono da maior coleção de arte contemporânea do país e considerado um dos mais importantes centros de arte do mundo. Por tudo isso, Brumadinho é um destino incrível aos amantes do paisagismo e da arquitetura contemporânea. Uma experiência enriquecedora, e aqui mesmo no Brasil.

Barcelona (Espanha)

Não poderíamos deixar Barcelona de fora, não é mesmo? Essa cidade é formidável, ainda mais se você admira a arte gótica. Nesse caso, visite o Barri Gòtic, um bairro que mantém suas características arquitetônicas da era medieval, contrastando-se com o restante da cidade construída em eras posteriores.

Enfim, se você ainda não teve a oportunidade de fazer viagens culturais para esses ou outros lugares, sempre é possível buscar referências em sua própria cidade. Faça uma visita aos museus, passeie pelas ruas e veja o que pode aflorar a sua inspiração. Livros também são muito eficientes para a sua pesquisa. Além disso, atualmente temos a facilidade de percorrer locais por meio do Google Maps. Aproveite!

Então, gostou do nosso artigo? Agora que entendeu a importância das viagens culturais para a sua vida profissional, aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossas próximas atualizações em seu e-mail!