Afinal, vale a pena usar tapetes exclusivos na decoração?

Planejar projetos personalizados é essencial se a ideia é deixar o cliente ainda mais satisfeito e, assim, conseguir fidelizá-lo. Um tapete exclusivo pode ser um ótimo elemento para alcançar esse objetivo, pois a peça harmoniza com o local, além de gerar conforto e aconchego de maneira singular, adequando-se ao tipo de decoração e imprimindo valor ao ambiente.

Selecionamos algumas informações sobre como um tapete personalizado oferece diversas vantagens na hora de entregar um projeto único e luxuoso ao cliente. Acompanhe as informações abaixo e confira quais são as principais vantagens de acrescentar esse elemento na decoração.

Harmoniza o ambiente

Responsáveis por conferir um toque exclusivo e dinâmico ao local, os tapetes ajudam a definir a decoração. Como eles normalmente cobrem uma parte significativa do piso, acabam sendo decisivos na hora de compor o estilo da casa. De maneira prática, é fácil notar que a presença de um tapete de luxo na sala, por exemplo, tem o potencial de transformar um ambiente comum em um espaço mais cheio de personalidade.

Os tapetes felpudos transmitem uma sensação de conforto e são ótimos quando empregados em ambientes como a sala e o quarto. Já os de fibras naturais são exemplos de peças sofisticadas e que podem conferir um ar mais rústico a locais como a sala de jantar ou a varanda.

Os coloridos se adaptam bem a ambientes clean, garantindo um bom contraste. Assim, se um cômodo tem uma decoração sóbria, uma boa ideia é investir em tapetes coloridos e estampados como peças-chave — a medida garante que seja possível equilibrar o cenário e dar vida ao ambiente.

Protege o piso

Outro benefício de utilizar os tapetes é a preservação do piso local. Assim, evita-se a formação de possíveis arranhões no chão, como aqueles causados pela mudança de móveis de lugar ou pelo trânsito rotineiro de pessoas. Essa é uma forma prática de conservar a estética da residência ou do escritório por mais tempo, evitando-se a constante necessidade de reformas.

Há tapetes específicos que são produzidos com materiais resistentes e flexíveis, especialmente desenvolvidos para proteger espaços nos quais há grande circulação de pessoas. Dessa forma é possível evitar o desgaste natural do piso ou a quebra de revestimentos.

Melhora a acústica dos cômodos

Além de deixar o home theater ou o escritório mais elegante, que tal otimizar a acústica do local? Tapetes ajudam a absorver ruídos cotidianos, como o barulho do salto no piso, a mudança de móveis ou uma conversa no local. Também por esse motivo, esse tipo de peça deixa o ambiente mais aconchegante: um espaço sem muitos ruídos ajuda na concentração e garante mais tranquilidade às pessoas.

Confere exclusividade ao ambiente

Propostas de decoração mais sofisticadas pedem tapetes exclusivos. O mercado oferece muitas opções desenvolvidas em larga escala, mas a possibilidade de planejar um tapete especialmente feito para determinado lugar é a chave de ouro para garantir um ambiente requintado.

Dessa forma, é possível escolher cor, estampa, estilo e arte detalhadamente. Ao mesmo tempo, é necessário avaliar a durabilidade da peça e investir em produtos de alta qualidade. Há ainda como pensar em outras características essenciais, como a utilização de materiais antichamas, antialérgicos e antiestáticos.

Garante ideias originais

Você pode usar o artefato de maneira menos convencional e propor uma decoração mais ousada. Uma dica para isso é usar a tapeçaria nas paredes. Colocado verticalmente, o tapete pode ocupar o lugar de uma obra de arte, aquecer o ambiente e servir até de cabeceira.

Peças mais amplas conseguem substituir, inclusive, papéis de paredes inteiros. Para tal, uma ideia é emoldurar o item e colocá-lo em uma parede da casa que deve chamar a atenção. Cores vibrantes casam bem com paredes sóbrias e podem virar o ponto focal no ambiente.

Controla a temperatura do ambiente

Quando bem aplicado, o tapete auxilia no planejamento da climatização do local. Em ambientes com ar-condicionado, por exemplo, ele ajuda a manter a temperatura, pois evita a troca de calor com o chão. Assim, se o objetivo é resfriar ainda mais um lugar que já tenha esse tipo de aparelho, insira tapetes — principalmente os de nylon. Os tapetes ajudam, inclusive, a economizar energia.

Se a ideia é proteger-se dos dias frios, o artefato pode, mais uma vez, fazer toda a diferença. Peças felpudas costumam ser as mais indicadas para esse contexto, pois protegem os pés do piso frio e trazem aconchego ao local.

Traz segurança

Existem várias opções de tapetes de luxo. Há aqueles que, além de terem o design exclusivo, são desenvolvidos especialmente para aumentar a segurança das pessoas. Eles têm alta aderência ao chão e, portanto, ajudam a evitar possíveis tropeços e quedas em pisos escorregadios. Dessa forma, além de dar estilo ao local, a peça é fundamental na hora de garantir a segurança de quem anda no local.

Ajuda a delimitar espaços

Os tapetes também são excelentes para marcar espaços. Um mesmo ambiente, com tapetes de tamanhos diferentes, pode se organizar de diversas maneiras, parecendo maior ou menor. Peças mais claras dão a sensação de ampliar o ambiente, enquanto cores escuras deixam o cômodo aparentemente menor e mais aconchegante.

A questão também é útil na hora de trabalhar em ambientes integrados. O tapete consegue, por exemplo, delimitar a área da cozinha e da sala em um espaço conjugado. Assim, locais amplos e com poucas portas e divisórias podem usar o acessório para separar visualmente os espaços sem restringir a circulação no ambiente ou alterar a proposta mais fluida e ampla da arquitetura.

Como vimos, o uso de um tapete exclusivo em planos de decoração gera muitas vantagens ao projeto, como harmonização do ambiente, melhoria da acústica, da segurança e delimitação de espaços. Além do mais, a peça é essencial na hora de garantir sofisticação a um local. Afinal de contas, ela é capaz de dar toques criativos, que podem ser únicos e totalmente exclusivos para o projeto desenvolvido.

Gostou das dicas? Entre em contato conosco e fique por dentro do que há de mais sofisticado no universo dos tapetes e dos carpetes!

Foto do projeto de Claudia Pimenta e Patrícia Franco