Como dividir ambientes de forma prática e sem paredes?

Espaços integrados são uma tendência em muitas plantas de apartamentos e casas hoje em dia. Dependendo da ocasião, podem ser utilizados de diversas maneiras. Mas você tem ideia de como dividir ambientes em seu projeto de decoração?

Ainda que a integração contribua com a estética arquitetônica, em algumas situações, a separação dos ambientes é adequada. Contudo, não é necessário construir uma parede fechada, mas uma solução que mantenha o plano aberto com um toque de privacidade.

Para isso, existem vários recursos que não bloqueiam a visão e mantêm uma boa divisão dos espaços. Confira as ideias criativas que apresentamos para você se inspirar e aplicar em seu projeto sem perder a sensação de amplitude na decoração!

Cobogós

Os icônicos cobogós são elementos que unem funcionalidade com um visual harmônico à decoração. Esse recurso é totalmente brasileiro e costuma ser muito utilizado para delimitar espaços entre a sala e o home office ou a cozinha e a lavanderia.

Já para os apartamentos no estilo loft, os cobogós podem ser instalados para determinar a divisão entre a área social e o dormitório sem criar uma barreira pesada entre os cômodos, por exemplo.

Atualmente, existem modelos fabricados em vários materiais, como cimento, cerâmica, vidro e resina, tanto em formatos abstratos como geométricos. Contudo, vale destacar que suas larguras variam entre 7 e 10 centímetros, ocupando mais espaço que painéis de MDF ou placas de vidro.

Estantes vazadas

Tanto para projetos com pouco espaço como para ambientes amplos, a estante vazada traz um ar moderno para a decoração, pois mantém a amplitude e funciona como um espaço a mais para organizar livros e outros objetos decorativos.

Esse tipo de divisória pode contar com uma estrutura assimétrica para se diferenciar das estantes convencionais e criar um ponto focal no ambiente no qual é aplicado. É uma ótima solução para projetos com estilo contemporâneo.

Na sala, a estante vazada pode separar o ambiente da mesa de jantar e ainda cumprir a função de hack para acomodar a TV e outros aparelhos, criando uma composição incrível com outros elementos de decoração.

Painéis de vidro

Esse é o material mais requisitado nos projetos de decoração. O vidro tem o poder de criar uma atmosfera leve e elegante ao espaço. Ainda que a falta de privacidade prevaleça, é possível utilizar painéis de vidro para dividir uma sala integrada ou separar a lavanderia da cozinha.

Você já deve saber que existem inúmeros modelos de vidro. Por isso, é importante considerar a finalidade do material na hora de aplicá-lo na decoração. Por exemplo, o vidro temperado tem ótimo custo-benefício, enquanto o isolador de som tem tratamento acústico excelente para ser utilizado na criação de um home office particular.

Se a intenção é levar mais personalidade ao projeto, o vidro pode ser instalado em uma estrutura de esquadrias. Essa forma de dividir ambientes reforça ainda mais tanto o estilo rústico como o escandinavo. Os painéis de vidro também podem fazer a vez das paredes nos corredores, deixando a casa com aspecto visual amplo.

Também é possível utilizar o material para separar o quarto dos ambientes sociais. Nesse caso, você pode escolher vidros com desenhos ou modelos foscos. Dessa forma, os moradores terão um apartamento todo iluminado e suas privacidades garantidas. O vidro espelhado também é excelente nessas situações, lembrando que ficam melhores quando usados em poucas quantidades para não deixar o visual carregado.

Madeira ripada

Essa é uma forma clássica e muito simples de dividir ambientes, criando um efeito bem sofisticado na decoração. A madeira ripada traz um toque de charme para a decoração de interiores por conta dos intervalos regulares.

Essa é uma ótima maneira de substituir a parede da cozinha ou criar separações entre o quarto e o closet de forma muito eficiente. Os modelos com intervalos maiores entre uma ripa e outra deixam a divisão entre a sala de estar e a mesa de jantar muito elegante.

Móveis baixos

Diferente das estantes vazadas, os móveis baixos não têm a intenção de criar outro ambiente, mas delimitar espaços. Essa forma de separar os ambientes combina com muitos estilos decorativos, no entanto é muito usada nas decorações minimalistas.

É possível fazer a divisão colocando um aparador atrás do sofá para fazer a transição para a área de jantar, assim como a mesa de jantar também pode ser uma divisão entre a sala de estar e a cozinha, por exemplo. Essa forma de disponibilizar os móveis favorece a organização e preserva a ventilação natural do espaço.

Tapetes

Recurso muito utilizado para separar a sala de estar da mesa de jantar, os tapetes funcionam como elementos que setorizam um espaço amplo, marcando visualmente os ambientes com diferentes funções sem que precise construir uma parede ou incorporar algumas das opções acima.

Entretanto, para criar a sensação de conforto e trazer a noção de onde o ambiente começa e termina, é importante aplicar peças com padrões diferenciados, mas que conversem entre si. Por exemplo, se a decoração é neutra e o tapete da sala tiver uma estampa geométrica colorida, é essencial que a opção da sala de jantar seja lisa e carregue uma das cores do tapete da sala para criar uma conexão.

Para a sala de estar, é indicado que a maior parte dos móveis seja disposta sobre o tapete para que a divisão dos ambientes seja mais harmônica. Na sala de jantar, o ideal é manter um espaço de 1 metro até da área ocupada pela mesa, para que o movimento das cadeiras não seja atrapalhado pelo elemento. Caso você não disponha desse espaço, o mínimo sugerido é de 70 centímetros.

Como os projetos arquitetônicos atuais têm trazido muito do conceito aberto, a preferência por divisões alternativas além das paredes convencionais são excelentes soluções para deixar as residências muito mais iluminadas e ventiladas.

Você gostou dessas soluções para dividir ambientes? Então, continue com a visita em nosso blog, leia sobre os 9 eventos e feiras de arquitetura e decoração no mundo em 2019 e conheça diversas possibilidades relacionadas ao tema para aumentar a sua lista de inspiração!