Como reconhecer um tapete de alta qualidade na hora de comprar

Chega o momento de escolher o tapete e começam a surgir muitas dúvidas em relação ao material e sua durabilidade, não é mesmo? O mercado oferece diversas opções, mas a dificuldade real é sobre como identificar um tapete de alta qualidade e ter certeza de que o produto é mesmo uma boa escolha.

Um tipo de tapete que se destaca é o semiartesanal feito de nylon. Nesse processo de fabricação, é utilizado maquinário e também o cuidado e o olhar atento do trabalho manual. Isso confere personalidade e qualidade à peça. Conheça agora mais características deste tipo de tapeçaria e compreenda melhor sobre o que você deve ficar atento na hora de comprar o seu. Boa leitura!

Prefira modelos artesanais ou semiartesanais

O primeiro passo para identificar a qualidade do tapete é uma visão geral sobre o processo de produção dele: é artesanal ou industrial? Os modelos artesanais ou semiartesanais oferecerão uma qualidade e sofisticação superior à peça.

Atualmente, o processo semiartesanal tem se destacado. Nessa fabricação, as máquinas são utilizadas em parte do procedimento, mas é necessário o trabalho manual na finalização e acabamento da tapeçaria. Dessa forma, a peça ganha a exclusividade típica dos modelos artesanais, mas a tecnologia se faz presente, garantindo um tear com maior durabilidade.

Podemos destacar como vantagem para os tapetes semiartesanais, o fato de poderem ter desenhos e cores das mais variadas. Isso proporciona que você escolha exatamente aquilo que melhor combinará na sua casa.

Compreenda o material do tapete

Os tapetes semiartesanais são feitos com fibras sintéticas, como o nylon e polipropileno. Todas essas fibras são fabricadas e pensadas para servirem da melhor forma em tapeçarias. Assim, essa matéria-prima pode ser melhorada constantemente, agregando novas tecnologias ao material, oferecendo soluções que as fibras naturais não podem suprir.

Ao escolher esse tipo de produto, o resultado final é uma peça mais resistente, que suportará melhor a umidade e com durabilidade maior do que os materiais naturais. Além disso, esses tapetes são mais fáceis de manter e limpar.

Um dos materiais muito bem avaliados entre as fibras sintéticas é o Nylon Antron. Ele destaca-se por suportar o peso sem deformar, ou seja, não ficará nele a marca dos pés do sofá ou móveis. Ele também é antiestático, que expele a poeira, não deixando que ela penetre e facilitando a limpeza. O material é antialérgico, impedindo a proliferação de ácaros, e antichamas que não propaga o fogo e nem é inflamável.

Todas essas características, colocam o nylon como sendo ideal para residências e ambientes corporativos, pois são práticos, seguros e de fácil manutenção. Pode ser usado tanto em tapetes quanto em carpetes. Por fim, ele é muito macio, com um toque agradável, trazendo conforto e aconchego para o lar.

Entenda o processo de fabricação

Agora que você já conhece sobre os materiais de tapetes semiartesanais, chegou a hora de entender o processo de fabricação. Ao saber como foi feito, você terá total certeza de que está levando um produto com qualidade superior e fazendo uma boa escolha.

A fábrica de tapetes pode ser industrial ou semiartesanal: no primeiro caso, tudo é feito com máquinas; e no segundo caso, há um trabalho manual envolvido. Existem boas peças em ambos os processos, mas no caso do semiartesanal, o olhar atento de um profissional e a revisão minuciosa garantem um melhor controle de qualidade em cada peça. De qualquer forma, sempre procure saber se a fábrica é séria e comprometida com a qualidade do produto final.

Uma boa escolha para garantir um tapete de alta qualidade é optar por empresas que trabalham com um processo semiartesanal. O que isso significa? Além das máquinas de tear, costureiros ficam atentos para evitar qualquer problema na peça e garantem uma bainha virada de qualidade que suaviza as bordas e proporciona delicadeza e requinte ao produto.

Na fabricação de tapeçarias semiartesanais, o resultado é superior. Em muitos casos, é possível personalizar a peça, escolhendo o desenho e as cores que mais agradam. Você também tem oportunidade de optar pela altura do pelo, tamanho e formato mais adequado ao seu ambiente. Ou seja: seu tapete torna-se único e exclusivo.

Outra característica dos tapetes de alta qualidade é a própria fábrica. Observe se ela se mantém atualizada com relação a tendências e se ela se preocupa em oferecer o que há de melhor em materiais. Se ela está sempre em busca de novas tecnologias e preocupa-se com questões que envolvam a sustentabilidade e proteção do meio ambiente, pode ter certeza de que sua compra, além de confiável, é responsável!

Procure por personalização

Um último truque para saber se você está adquirindo um bom tapete é perguntar se a marca faz trabalhos personalizados. Em geral, marcas que produzem em grande escala (ou seja, um processo industrializado), não oferecem o serviço da personalização. Para fazer uma tapeçaria exclusivamente para você é preciso um funcionamento semiartesanal, com equipe que garanta que o produto final saia como esperado.

Ao personalizar, você terá maior liberdade com relação ao tamanho, formato, cores, desenho e altura do pelo. As possibilidades são multiplicadas e você tem melhores chances de conseguir o tapete que sempre sonhou. Ao escolher um tapete personalizado, procure por referências e converse com os profissionais da fábrica para compreender aquele que melhor se adapta ao cômodo a ser decorado.

Para identificar um tapete de alta qualidade é preciso ficar atento ao processo de fabricação e ao material. Depois de ter certeza de que a marca produz peças de qualidade, é só escolher o modelo ideal para o ambiente.

A Santa Mônica Tapetes e Carpetes é uma fabricante de peças semiartesanais em Nylon Antron 6.6, com opções personalizadas. Como dito, esse material é altamente resistente e mantém os carpetes como novos por mais tempo, podendo durar até 75% mais do que os outros.

Além disso, todos os produtos feitos com essa fibra passam por um rigoroso processo de certificação de marca, que garante ainda mais confiança. Então, entre agora em contato conosco e saiba mais sobre como podemos ajudá-lo a ter um tapete de alta qualidade.