Cuidados para utilizar tapetes de couro e nylon na decoração

Os tapetes são peças importantes para trazer aconchego e conforto aos ambientes. Além disso, eles melhoram a acústica do espaço. Por ser uma peça que vai cobrir uma boa parte do piso, é interessante harmonizá-la com o restante do ambiente. Por isso, é preciso fazer uma pesquisa prévia sobre cor, tamanho e material de tapete, para não errar na escolha.

Neste post, falaremos sobre dois tipos de materiais: o couro e o nylon. Eles são muito utilizados nas decorações, no entanto, cada um tem suas próprias características e locais recomendados para uso. Mas antes de falarmos sobre eles, confira mais sobre a importância de escolher os estilos de decoração antes de sair pintando as paredes e comprando os móveis. Boa leitura!

Qual estilo terá o ambiente?

O primeiro ponto a se pensar quando estiver na etapa de decoração é em qual estilo o espaço terá. Isso é muito importante, pois é a partir desse estilo que a cartela de cores e o design dos móveis serão decididos. Sendo assim, para as pessoas que gostam de cores, plantas e são um pouco românticas, podem optar pelos estilos boho, romântico e divertido, pois eles fazem muito uso desses elementos.

Já quem prefere cores mais neutras, materiais mais brutos ou linhas mais retas, as opções são para estilo minimalista, moderno, contemporâneo e industrial.

A partir da decisão, é preciso começar a planejar quais móveis e objetos decorativos vão compor os cômodos, além das cores mais presentes. Nesta etapa do projeto, os tapetes também são escolhidos. Para ajudar na decisão, confira abaixo as diferenças na forma de utilizar e cuidar dos tapetes de couro e de nylon.

Quais são as características do tapete de couro?

O tapete de couro é ótimo para ambientes com decoração mais moderna Eles podem ser encontrados em quadrados e costurados uns aos outros, formando um tapete quadriculado.

Dessa forma, é possível manter a mesma cor do couro em todos os quadrados ou fazer uma mescla de cores em um só tapete, para que ele combine com o restante do ambiente.

Não é recomendado deixar esse tipo de tapete em áreas molhadas, como varandas, e nem na cozinha. Isso porque a umidade e os respingos de gordura podem danificar a peça, fazendo com que a vida útil do tapete diminua. Por isso, é aconselhável utilizar ele na sala de estar e nos quartos.

Quanto à sua lavagem, ela requer cuidados. O recomendado é usar sabão neutro e um pano úmido ou uma esponja. Se for usar água, precisa ser em pouquíssima quantidade. Se quiser que o tapete dure por mais tempo, compre produtos especiais para a lavagem e secagem da peça.

Quais são as características do tapete de nylon?

O tapete de nylon é um dos mais versáteis e mais resistentes à umidade, ao trânsito de pessoas e a manchas. Além disso, ele não encolhe e nem desbota. Dessa forma, pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa.

O tapete de nylon pode ser encontrado em diversas espessuras, indo de 10 mm a 70 mm. Sendo assim, os de menor espessura são indicados para lugares com maior circulação de pessoas e animais de estimação, como a sala de estar, cozinha e corredores. Já os com pelo médio (10 mm  a 25 mm) podem ser utilizados no quarto, onde há menos passagem de pessoas.

Para lugares de pouco uso, como a sala de TV, pode ousar mais, colocando tapetes de pelo alto (30 mm a 40 mm). Ele proporciona conforto e aconchego, possibilitando até que a família deite no chão.

Como utilizar o tapete nos ambientes

Em relação à decoração, é preciso ficar atento a alguns detalhes, como o tamanho do espaço, o estilo e as cores já presentes no ambiente. Por exemplo, ao colocá-lo na sala de jantar, é preciso afastar as cadeiras da mesa e verificar se a sobra de tapete corresponde a 70 cm ou a 1 m, além da mesa. Caso isso não ocorrer, é necessário comprar um tapete com medidas maiores.

Já no quarto, o tapete deve ser colocado a partir da metade da cama em direção aos pés. Ele precisa ficar com uma sobra suficiente nos lados e nos pés da cama para que quando a pessoa for levantar, não pise no piso, mas sim no tapete. Outro exemplo é na sala de estar, em que deve cobrir totalmente — ou parcialmente, caso o piso seja bonito.

As cores e as estampas devem ser escolhidas considerando o estilo do ambiente. Para o estilo moderno, contemporâneo e minimalista, o recomendado é usar cores mais neutras, como preto, cinza e branco e estampas com padrões geométricos. Se o cômodo está muito neutro, é possível dar um ponto de destaque com um tapete vermelho, roxo ou amarelo. Já para decorações alegres, como boho e romântica, a indicação é apostar nas cores e estampas bem coloridas. Assim, ele vai harmonizar com o ambiente.

Como realizar a limpeza do tapete

Com relação à limpeza, é recomendado utilizar produtos não abrasivos. Para remover manchas, faça uma mistura com um litro de água e uma colher de detergente neutro.. Agite bem até formar uma espuma e aplique-a sobre o local manchado, realizando movimentos circulares. Deixe agir por alguns minutos e passe um pano úmido, esfregando levemente.

Recomenda-se sempre aspirar bem o tapete para retirar a sujeira solta e o pó. Para limpeza e higienização completa, consulte uma empresa especializada.

Sempre antes de realizá-lar a limpeza , leia a etiqueta do seu tapete para ver as recomendações do fabricante ou guia de manutenção.

Como podemos perceber, nem todo tapete é recomendado para áreas que há risco de serem molhados ou lugares com bastante passagem de pessoas. É preciso conhecer o material de tapete e, assim, decidir onde ele será usado para manter sua vida útil. Como pudemos ver, o couro não é recomendado para o banheiro, cozinha ou sala de jantar. Já o de nylon pode ser utilizado em qualquer ambiente, dependendo da sua espessura.

Venha conhecer nossas opções de tapetes para todos os ambientes. Entre em contato conosco para tirar suas dúvidas e fazer um orçamento.