Decoração de varanda: 7 dicas para inspirar o projeto arquitetônico

Não há melhor coisa do que trazer a área externa para o projeto de uma casa ou apartamento. Independentemente do tamanho do espaço disponível, a criação de um excelente projeto de decoração de varanda é essencial para trazer uma atmosfera aconchegante ao ambiente.

Para ajudá-lo nessa tarefa, trouxemos algumas dicas inspiradoras que servirão como um ótimo ponto de partida para transformar varandas grandes e pequenas em um espaço mais convidativo. Continue a leitura e confira!

1. Disponha vasos com plantas

A combinação de vasos de diferentes tamanhos garante um efeito visual dinâmico ao ambiente. Os modelos mais comuns são as opções em cerâmica, pois mantêm a terra úmida por mais tempo e ainda são encontrados em versões grandes e pequenas.

Instalar recipientes de diversas alturas em seu projeto de decoração externa resulta em uma volumetria sofisticada. Essencialmente, se a escolha das plantas for bem variada, você vai ter um jardim repleto de cores e vida.

2. Invista em móveis para área externa

Não é necessário um ambiente amplo para planejar a instalação de móveis na varanda. É sempre bom desfrutar do ar livre com muito conforto, ainda que o espaço seja reduzido. Basta ser criativo e pensar fora da caixa.

Antes de tudo, o importante é investir em materiais resistentes às variadas condições climáticas para evitar que os moradores tenham que correr para retirar as poltronas da varanda nos dias ensolarados ou quando a chuva se aproxima.

Estruturas fabricadas em fibra sintética ou alumínio são as melhores alternativas. Além de combinarem com todos os estilos, têm fácil manutenção e resistem até mesmo à maresia. Quanto aos tecidos, escolha os impermeáveis para não precisar se preocupar com a descoloração ao longo do tempo.

Vale lembrar que é fundamental entender a função da varanda na hora do planejamento. Os elementos básicos são algumas cadeiras e uma mesinha para apoiar bolsas e copos, mas você também pode optar por projetar um espaço gourmet, o que exigirá uma bancada e uma área destinada ao serviço, por exemplo.

Peças sob medida

Para as varandas pequenas, os móveis planejados são indispensáveis. Isso permite criar uma bancada com design diferenciado ou bancos de canto alemão para aproveitar o espaço de maneira harmônica e funcional. As peças sob medida podem ser aplicadas em áreas amplas para disfarçar a presença dos condensadores de ar-condicionado ou, simplesmente, para ter itens personalizados.

Peças multifuncionais

Independentemente da dimensão do seu projeto, escolher móveis multifuncionais é excelente para otimizar o espaço e trazer o dinamismo para a decoração da varanda. Por exemplo, o pufe pode servir como assento ou mesa de centro, bancos podem ter a função de um baú. Incorporar vários papéis a um item é prático e ajuda na organização.

3. Integre a varanda com o ambiente interno

Se a intenção é criar harmonia para a área de convivência, integrar a varanda com o interior da residência é uma tendência inovadora, funcionando muito bem como área de lazer, extensão da sala de jantar ou espaço para o bar.

Vale destacar que essa integração garante mais espaço nas áreas sociais do apartamento, aumenta a iluminação natural, cria uma sensação de amplitude e permite que moradores e convidados interajam mesmo que estejam em ambientes diferentes.

Para isso, é importante manter a coerência visual com o projeto interno, aplicando os mesmos acabamentos da sala e escolher uma paleta de cores que crie uma atmosfera unificada.

Muitas vezes a ampliação do ambiente acontece a partir da instalação de uma ampla porta de vidro, em que aberta envolve a varanda com a sala. Isso faz com que a varanda seja uma extensão do cômodo interno quando conveniente.

No entanto, também pode acontecer quando se tem uma varanda grande e a planta interior não é suficiente. Nesse caso, os moradores optam por perderem um espaço externo para dar lugar à expansão da sala, sendo importante lembrar que essa mudança exige cuidados primordiais.

Ainda que pareça, esse tipo de adaptação não é uma tarefa simples e a escolha dos materiais corretos é essencial para garantir o conforto total com relação à boa acústica, temperatura do espaço e a privacidade dos moradores.

4. Instale janelas na decoração

Esse é um recurso muito utilizado em varandas integradas, dado que as cortinas de vidro são excelentes para isolar o ambiente e proteger contra a poeira e as variadas condições climáticas. Além disso, traz muita elegância e modernidade ao ambiente externo. Assim, os moradores poderão desfrutar do local com muito mais segurança. Os tipos de vidro mais utilizados para essa finalidade são:

  • laminado: produzido com duas ou mais placas de vidro fixados por uma película, é o mesmo material aplicado nos para-brisas dos veículos. Caso o vidro quebre, os pedaços se mantêm firmes à película. Contudo, é necessário verificar a altura do apartamento, pois os vidros laminados não resistem a certos níveis de pressão atmosférica;

  • temperado: essa é o material mais adequado para locais em que os ventos são muito fortes, já que sua fabricação envolve um choque térmico que torna o vidro muito mais resistente que o modelo laminado.

5. Elabore uma área gourmet

A varanda não precisa ser apenas um local de relaxamento, mas uma área de confraternização. Para isso, a criação de um espaço gourmet é fundamental para os moradores que gostam de receber familiares e amigos para um bom churrasco ou para aquele happy hour especial na sacada.

Para aumentar a sensação de espaço, invista em uma mesa redonda com assentos confortáveis para refeições e otimize a área com a aplicação de pufes, bancos e banquetas. Isso fará com que todos possam se acomodar da melhor maneira possível.

Ao lado da churrasqueira, instale um balcão de preparação dos alimentos e lembre-se de complementar a decoração com plantas e flores da estação. Para manter uma atmosfera ainda mais agradável, é viável instalar caixas de som para deixar tocando uma música ambiente durante as ocasiões.

6. Use tapetes no projeto de decoração de varanda

Um belo tapete é essencial para aumentar a sensação de conforto. Os melhores materiais para o seu projeto são os fabricados em nylon, pois são resistentes, de fácil manutenção e ótimos para ambientes com grande circulação. Contudo, é importante não aplicá-los em locais abertos.

Por muito tempo as varandas foram esquecidas nos projetos arquitetônicos, mas hoje em dia têm muita importância. Ainda que tenham uma metragem menor, é possível utilizar cores, texturas e revestimentos que tragam a sensação de aconchego, já que esse espaço é muito útil para a integração dos moradores com o mundo lá fora.

Você gostou deste post sobre decoração de varanda? Então, continue a visita no blog para aprender 6 estratégias de como captar clientes para o seu escritório de arquitetura!