Está reformando a casa? Que tal inovar na decoração?

Se você está reformando a casa, sabe que esse processo demanda muita praticidade. Principalmente se o objetivo é não fazer tanta bagunça durante a renovação dos ambientes, certo? Em todo caso, o mais importante é deixar o espaço funcional e considerar as necessidades dos moradores.

Às vezes, dar uma boa repaginada na residência já faz toda a diferença, criando uma atmosfera mais alegre e descontraída ao lugar. Desde mudanças significativas até alterações básicas na decoração, esses são aspectos suficientes para oferecer todo o conforto de um lar.

Pensando nisso, para contribuir com mais ideias para o seu trabalho, trouxemos aqui algumas dicas incríveis para você inovar no seu projeto decorativo. Continue acompanhando e inspire-se!

Aplique papéis de parede

O papel de parede tem se fortalecido como tendência no design de interiores. E não à toa: seu excelente potencial decorativo é capaz de transformar toda a composição de um ambiente de maneira eficiente e rápida.

Embora as tintas tenham as suas tonalidades diversificadas, a vantagem do papel de parede é que ele traz movimento ao cômodo, transmitindo muita sofisticação e vivacidade. Então, aproveite isso para utilizar toda a sua criatividade e elaborar um espaço incrível em seu projeto!

Já se a proposta for mais clássica, a combinação entre o papel de parede e prateleiras é fabulosa. Lembre-se apenas de não exagerar na decoração.

Invista em novos focos de luz

Antes de tudo, a iluminação deve cumprir a sua função principal: levar segurança aos moradores. Além disso, no entanto, a luz também pode fazer toda a diferença em um cômodo quando falamos de iluminação decorativa.

Luzes direcionais, por exemplo, são excelentes para realçar itens decorativos, como quadros, esculturas, plantas, entre outros. Pense também na instalação de luminárias de pé próximas ao sofá ou no home office. O simples fato de estes serem modelos com fio já otimiza a reforma.

Em alguns cômodos, como a cozinha, o banheiro e a área de serviço, as fitas de LED são ótimas opções para intensificar a iluminação. Geralmente, os modelos em formato de mangueiras funcionam com energia elétrica, enquanto as luminárias adesivas atuam à base de pilhas e podem ser acionadas por meio do toque na peça.

Aposte em portas coloridas

Se a intenção é mudar a cara do seu projeto reformando a casa, a dica é pintar as portas. Cores e padronagens diferentes podem enriquecer a fachada de uma residência e criam um clima muito agradável no interior.

Tons vibrantes costumam ser as melhores opções, pois são muito mais atrativos na decoração contemporânea. Sem falar que são carregados de elegância, capazes de transformar a casa em um local mais convidativo e acolhedor. Mas também é possível criar um ambiente agradável com portas pintadas de tonalidades que não destoam tanto do espaço, deixando o design mais clássico e cheio de personalidade.

Explore a versatilidade dos tapetes

O seu projeto decorativo pode ficar ainda mais aconchegante com a aplicação diferenciada de tapetes. Esses elementos estão ganhando cada vez mais espaço no design de interiores, uma vez que não se limitam apenas aos cantinhos de descanso, sendo capazes de inovar todo o visual da casa. Vejamos alguns exemplos!

Tapetes felpudos

Esse estilo de tapete tem se popularizado entre os consumidores. Sua pelagem alta faz dele uma peça essencial para espaços de relaxamento, como living e salas de TV. Todavia, é importante lembrar que, justamente por eles serem felpudos, sua manutenção deve ser realizada com mais frequência, para evitar o acúmulo de poeira.

Tapetes semi-artesanais

Os tapetes artesanais nunca estiveram tão em alta. Independentemente do estilo de decoração aplicado, há sempre uma forma de incorporá-lo no ambiente. Como muitos deles são peças personalizadas, esse item deixa a casa com um ar mais rústico. 

Tapetes de nylon

Quer um produto mais resistente que os tapetes de nylon? Esse é um item de extrema qualidade e está entre os modelos mais versáteis de tapete, pois proporciona ampla flexibilidade na hora de criar variados estilos de peças.

Um dos grandes diferenciais dessas peças é o fato de serem antiestáticos, antichamas e antialérgicos. Por essa razão, são uma das melhores opções para todos os cômodos da casa — excelentes, inclusive, para os clientes que têm crianças ou animais de estimação.

Explore a elegância dos paletes

Utilizar paletes para a construção de móveis transforma a casa em um local de contemplação. Considerando que eles são peças bem resistentes, é possível transformá-los em inúmeros elementos, como mesas, base para a cama, cabeceira, estante, painel de televisão ou mesmo suporte para um jardim vertical.

Sem dúvida, esse é um modo sustentável de dar um toque delicado na composição estética do ambiente, já que você estará ressignificando um item. Vale lembrar, contudo, que antes de criar as montagens é importante fazer um tratamento na superfície da madeira, para que os paletes se mantenham com a aparência bonita e resistente por mais tempo.

Incorpore plantas ao ambiente

Se a intenção é trazer mais verde aos cômodos, criar um jardim no interior da casa é extremamente elegante! As plantas têm o poder de manter a harmonia visual em qualquer espaço. Além disso, o contato com a natureza dentro de casa faz com que os moradores se distanciem do dia a dia turbulento e possam descansar a mente, mesmo que por alguns instantes.

Algumas opções são excelentes para ambientes internos, como as marantas, o antúrio e a jiboia. Basta pesquisar e escolher a que mais se adapta à região na qual está localizada o seu projeto.

Enfim, viu como estes detalhes já podem fazer uma grande diferença em seu projeto de decoração? Então, não tenha medo de inovar! Ainda que existam alguns critérios a serem seguidos para se manter a harmonia em uma composição, a criatividade é sempre um atributo imprescindível para atingir ótimos resultados.

Agora, se você está reformando a casa e gostou deste artigo, aproveite para seguir as nossas páginas nas redes sociais e acompanhe de perto as próximas atualizações! Estamos no Facebook, no Instagram, no Pinterest e no YouTube.