Saiba como trazer charme para a sua casa com a mesa de canto alemão

Muito usada em restaurantes e pubs, a mesa de canto alemão é uma composição em que a mesa de jantar fica posicionada em um dos cantos da cozinha ou da sala. A finalidade dessa disposição é otimizar o espaço, facilitar a circulação ou simplesmente criar um efeito visual mais informal no ambiente independentemente do estilo de decoração da sua casa.

Embora o modo tradicional de configuração esteja associado ao sofá em formato L, nos projetos atuais é possível encontrar o canto alemão em linha reta. Uma proposta diferente da qual estamos mais acostumados a ver, mas não menos sofisticada. Essa é uma excelente solução para quem gosta de receber convidados, uma vez que o mobiliário não delimita a quantidade de lugares na mesa.

Se você se interessou em aplicar o canto alemão no seu projeto de decoração, apresentaremos neste post a origem dessa composição e dicas para criar ambientes aconchegantes conforme o estilo decorativo da sua residência. Continue a leitura e confira!

Origem da mesa de canto alemão

Com origem na Alemanha, esse design era muito aplicado ao comércio, como cafés, bares e restaurantes, com a função de otimizar os pequenos espaços. Contudo, acabou ocupando os projetos arquitetônicos residenciais por criar uma atmosfera moderna e conferir um toque de informalidade ao lar.

Inicialmente, a característica principal do canto alemão eram as mesas retangulares. Ainda que hoje em dia o modelo tradicional seja aplicado nas decorações, o formato varia de acordo com o estilo do projeto, permitindo a instalação de uma mesa com superfície redonda, quadrada, oval ou qualquer outra forma que combine com o seu ambiente.

Como aplicar o canto alemão

O canto alemão pode ser incorporado em todos os tipos de projeto, você só precisa escolher bem o design da mesa, compor os acabamentos e outros elementos decorativos de modo que harmonizem com a decoração do local.

Se o ambiente for integrado à cozinha ou sala de estar, é importante lembrar de estender o estilo decorativo para esses ambientes para manter a identidade do projeto.

Canto alemão moderno

A combinação entre móveis com estrutura de metal e acrílico, acompanhados de mesas de vidro e sofás com acabamento capitonê são as melhores alternativas para garantir um visual moderno para a composição. Uma dica é optar por mesas com superfícies redondas para deixar o visual mais sofisticado.

Canto alemão rústico

O estilo rústico pode estar presente no projeto de forma alegre, com mesas e cadeiras de madeira escura para trazer a atmosfera campestre para a cozinha ou sala de jantar. Contudo, se a intenção é um ambiente provençal, os móveis de madeira clara são ótimas soluções.

Para substituir o sofá tradicional, é possível instalar um banco. Nesse caso, a tonalidade mais chamativa é excelente para deixar o espaço mais leve, podendo utilizar cores como turquesa, amarelo ou laranja, finalizando com almofadas de futon para refeições e confraternizações mais confortáveis.

Canto alemão para espaços pequenos

Mesmo em apartamentos pequenos, é possível instalar a mesa de canto alemão para melhorar a movimentação dos moradores. Até porque, a proposta dessa composição é dar a sensação de um espaço mais amplo.

Nesse caso, essa alternativa substitui perfeitamente a mesa tradicional de quatro lugares, uma vez que o sofá da outra extremidade permite que um espaço para quatro pessoas passe a comportar seis.

Canto alemão com baú

Essencial para otimizar a falta de espaço, a escolha de um elemento multifuncional é uma boa estratégia para manter a sua casa mais organizada sem a necessidade de inserir mais um móvel no projeto.

No entanto, se a proposta for uma decoração com um visual mais despojado, em vez de optar pelo sofá com baú, é viável planejar um modelo com nichos na parte de baixo, deixando alguns livros expostos ou outras almofadas para aumentar o conforto dos moradores e convidados.

Dicas para você acertar na decoração

Incluir o canto alemão no seu projeto exige alguns cuidados em relação à escolha da composição ideal e decoração do ambiente. Se você pretende deixar a sua casa mais sofisticada, esse elemento é essencial. Para isso, confira algumas dicas.

Avalie o espaço disponível

Independentemente de o cômodo ser grande ou pequeno, é fundamental entender o espaço antes de planejar o seu mobiliário. Por exemplo, em uma área longitudinal, a instalação de uma mesa retangular traz mais harmonia ao ambiente, enquanto nos espaços com laterais proporcionais as opções redondas ou quadradas se ajustam melhor.

Faça combinações entre a mesa e o sofá

Se a ideia não for comprar uma composição pronta, o planejamento deve ser realizado com muito cuidado para que o design da mesa e do canto alemão tenham as mesmas proporções. Isso faz com que todos os elementos caibam no cômodo e evita que a decoração fique destoante.

Utilize espelhos na decoração

A sala de jantar é pequena? Isso não é um problema! A instalação de espelhos transmite uma sensação de amplitude além de deixar o local mais agradável devido aos seus reflexos. Espelhos que cobrem a extensão da parede na qual se localiza o sofá é uma forma elegante de aplicação, mas optar pelos modelos decorativos e menores também fazem toda a diferença no projeto.

Destaque o móvel por meio da iluminação

Embora a instalação desse tipo de mobília seja suficiente para chamar atenção para o ambiente, acrescentar uma luminária pendente com design que combine com o estilo de decoração projetado é essencial para um clima aconchegante.

Para as mesas redondas e quadradas, os modelos volumosos e individuais são perfeitos. Agora, se a mesa escolhida for retangular, é possível instalar duas ou três opções menores, sempre considerando o projeto decorativo na hora de escolher.

Invista em tapetes

Para dar o toque final, invista nos elementos têxteis. Além de cumprirem a função decorativa, os tapetes delimitam espaços e trazem aconchego para o ambiente. O tamanho escolhido dependerá da dimensão do móvel. O ideal é criar uma moldura ao redor da mesa, com sobras maiores nas laterais em que as cadeiras são posicionadas para que não enrosquem no tapete quando movimentadas.

É importante sempre ter em mente que o projeto decorativo deve considerar o seu gosto pessoal. Por isso, vale a pena analisar a possibilidade de instalar modelos planejados para que o resultado seja adequado ao estilo pessoal de cada morador.

Você gostou dessas dicas sobre como incorporar a mesa de canto alemão na decoração da sua casa? Então, aproveite a visita para assinar a nossa newsletter e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail!