Saiba como utilizar madeira ripada para inovar na decoração

Uma tendência que veio para ficar é o uso de madeira ripada na decoração de espaços internos e externos, tanto em ambientes residenciais como corporativos. É uma forma de trazer sofisticação e imprimir um estilo contemporâneo a qualquer projeto.

Além disso, é um material que permite uma variedade de usos. Um deles é como divisória: as ripas conseguem substituir a parede — fragmentando e integrando ao mesmo tempo os espaços.

Quer conhecer outras maneiras de utilizar a madeira ripada na decoração? Confira este post e descubra as soluções diferenciadas que esse material pode proporcionar ao seu projeto!

O que é madeira ripada e como ela é utilizada nos ambientes?

Ripas de madeira ou madeira ripada são peças estreitas e alongadas usadas pela construção civil, geralmente na estrutura de telhados. No entanto, já eram adotadas na decoração japonesa e chegaram com tudo no ocidente — proporcionando um visual único em áreas internas e externas.

As ripas podem ser utilizadas na vertical ou horizontal e, dependendo do tipo e acabamento da madeira, você encontra dos tons mais claros aos mais escuros. 

É uma peça de fácil montagem, bastante versátil e que pode ser instalada como painel, inclusive em paredes irregulares ou curvas. Não é de se espantar que o material vem ganhando cada vez mais espaço em projetos de arquitetura.

Entre as madeiras mais utilizadas em painéis ripados estão as nobres, como o freijó, imbuia, cedro e nogueira — com acabamento fosco. São materiais duráveis e vão trazer um charme a mais em qualquer espaço.

Veja a seguir as vantagens da madeira ripada na decoração:

versatilidade — o material pode ser utilizado em qualquer ambiente, interno e externo, da parede ao teto, em móveis e revestimentos;
tem uma ótima relação custo-benefício;
traz aconchego aos espaços;
delimita o ambiente permitindo a ventilação e passagem de luz;
pode esconder instalações no teto ou fios de equipamentos em home-theaters;
combina bem com diferentes estilos;
proporciona conforto térmico ao ambiente;
Saiba também que o uso de ripas na vertical em paredes transmite a sensação de amplitude, ou seja, pode ser a solução para espaços com pé direito baixo.

Como inovar com as ripas de madeira na decoração?

Se antes as madeiras ripadas se restringiam apenas à estrutura de telhados — hoje elas invadiram todos os ambientes e podem criar efeitos incríveis na decoração residencial ou corporativa. Confira a seguir algumas formas de usar o material.

Divisória

A madeira ripada na decoração pode ser utilizada como divisória (fixa ou móvel) sem "pesar" no ambiente. Isso porque, além de ser bonito, o material é vazado, permitindo a passagem de luz e ar. Com as ripas é possível:

dividir a sala e cozinha;
criar um espaço na sala exclusivo para home office;
separar a escada em sobrados;
dividir a sala de estar e de jantar;
fazer uma porta de correr com o material — separando duas áreas;
usar no banheiro, na área da banheira.
As madeiras com ripas mais espaçadas são ótimas para fazer a divisão em apartamentos pequenos, pois, como permitem a integração visual, dão a sensação de amplitude, além de proporcionar privacidade em cada ambiente.

Painel

Um amplo uso das ripas de madeira é para painéis fixos em paredes, em áreas internas e externas. O material pode revestir uma parede inteira, o que traz muito charme ao ambiente. Pode, até mesmo, ser funcional, escondendo alguma imperfeição na parede, fiação ou o ar-condicionado.

Na sala ou quartos — além de revestimento — pode ser usada também como o suporte para a televisão. No hall, podem ser colocados ganchos para acessórios como bolsas, casacos e guarda-chuva. 

Teto

As madeiras ripadas podem ser instaladas também no teto, trazendo aconchego ao espaço e mais beleza para a iluminação. Podem ser usadas meramente como decoração ou para esconder alguma estrutura.

Móveis

Mesas de canto, de centro, bancos, estantes, racks, buffets, aparadores e até cabeceiras de cama podem ter um visual bastante original com a madeira ripada. São peças que caem bem em diferentes ambientes e trazem personalidade à decoração.

Móveis baixos com ripas de madeira na horizontal podem ser interessantes em espaços pequenos, pois proporcionam a sensação de profundidade.

Jardim vertical

As madeiras ripadas na decoração criam lindos jardins verticais, que você pode instalar na varanda, área de lazer, corredores externos ou — dependendo das plantas escolhidas — até mesmo em ambientes internos.

Fachadas

Por fim, as ripas são utilizadas também em fachadas de residências e ambientes comerciais — o que garante uma qualidade estética para o projeto. Além disso, a madeira harmoniza muito bem com outros elementos, como pedra, vidro e concreto.

Nesse caso, pode ter uma aplicação funcional interessante, pois ajuda a bloquear a luz solar direta, além de proporcionar isolamento térmico e acústico.

Quais os cuidados é preciso ter na hora de decorar com esse material?

Sempre que se trata de madeira, é preciso ter um cuidado especial de conservação. As ripas utilizadas na decoração têm, geralmente, um acabamento com selador (para ambientes internos) ou em verniz (para espaços externos).

Portanto, na hora de contratar o serviço, escolha madeiras nobres e procure mão de obra especializada. Assim, você será orientado sobre o melhor tipo para o seu projeto e terá uma instalação profissional. Outro ponto é que a empresa indicará o período que será necessário para realizar a manutenção das ripas — principalmente em áreas externas, em que há exposição ao sol e à chuva.

Se a ideia é fazer um painel na parede, por exemplo, é fundamental que ela esteja seca e livre de infiltrações para evitar o mofo e estragar o material. Uma dica é não escolher madeiras ripadas com frisos muitos finos e fundos, pois isso pode dificultar bastante a limpeza e gerar acúmulo de poeira. 

A madeira ripada na decoração permite variados usos, traz aconchego e conforto térmico — além de valorizar os ambientes. O material se tornou tendência, principalmente em áreas internas, permitindo soluções inovadoras na separação de espaços.

Já que estamos falando no uso da madeira para trazer estilo aos ambientes, confira também como a madeira carbonizada pode trazer mais beleza aos projetos arquitetônicos.

Projeto de Elen Saravalli