Tipos de tapetes para decorar sua casa com glamour e elegância

Elementos essenciais para a decoração, o conforto e a segurança da casa, os tapetes se diferem em vários modelos, cada qual mais adequado segundo tipos específicos de proposta e ambiente. Por isso, antes de fazer a compra, é importante pensar em alguns detalhes, como material, tamanho, formato e espessura.

Veja, a seguir, as principais características de alguns tipos de tapetes, dentre eles, os de nylon, lã, sisal, algodão e couro, e aprenda como escolher os melhores materiais de acordo com o estilo e as necessidades da sua casa!

Nylon

É prático e tem fácil manutenção. Bem resistente, sofre menos com as intempéries do tempo, já que não desbota e nem encolhe. Pode ser usado em vários ambientes da casa, inclusive em áreas externas e com grande circulação de pessoas. É também ideal para a sala de jantar, pois suporta limpezas constantes e profundas sem perder a qualidade. 

Outra vantagem do modelo é a ampla variedade de estilos, estampas e texturas disponíveis. Além disso, são bons isolantes acústicos, pois abafam os sons produzidos pelo deslocamento de objetos ou pelo caminhar das pessoas. Para potencializar a vida durável do produto, recomenda-se o investimento em tratamentos específicos para evitar manchas.

A lã produz tapetes extremamente macios e duráveis. É um material luxuoso, resistente e de qualidade. Ideal para locais frios, ajuda a aquecer o ambiente e a construir uma atmosfera aconchegante e acolhedora. Peças coloridas casam bem em lugares mais sóbrios. Entretanto, aposte em tons neutros, como o creme, o marrom e o cinza, se houver muita cor no lugar.

Uma vantagem do material é que ele facilita a personalização. Modelos feitos de pompons são simples de montar e podem ser customizados segundo as cores e o tamanho mais adequado. Para construir o seu, basta utilizar tela para tapeçaria, novelos, agulha, tesoura e discos de pompons. No mais, é só ter um pouco de paciência e curtir o processo de confecção.

Sisal

É uma fibra natural que combina muito bem com a decoração contemporânea. Tem toque mais áspero, baixa espessura e é ideal para áreas secas e de grande circulação. Sua utilização é recomendável em áreas internas, pois pode estragar com a chuva. Justamente por causa da sensibilidade do material à umidade, a limpeza deve ser feita por meio do aspirador de pó ou de um pano quase seco.

Essencialmente rústico, esse tipo de tapete dá um ar de naturalidade à casa e valoriza muito a decoração se associado a plantas ou jardins suspensos. O modelo é extremamente versátil, além de neutro e resistente. Se incorporado de maneira discreta e funcional ao estilo campestre, por exemplo, pode contribuir para a formação de um lugar acolhedor, principalmente se associado a uma lareira e a sofás confortáveis.

No Brasil, o material é comumente derivado da Agave, planta encontrada em regiões semiáridas, como a Paraíba e a Bahia. Portanto, essa é uma alternativa sustentável e ecologicamente correta de decoração que combina com propostas cleans, do modelo colonial ao estilo clássico. Também se ajusta com segurança à decoração escandinava.

Outra vantagem do modelo é que ele é confortável para os pés e tem ótima fixação no chão, sendo, por isso, seguro para locais onde haja a circulação de crianças.

Algodão

O material é versátil quanto à espessura, ao tamanho e à tonalidade. Tem fácil manutenção e adapta-se bem a banheiros e cozinhas. Existem modelos simples e sofisticados. Os mais elegantes são, muitas vezes, peças únicas, tingidas com corante natural e feitas manualmente. Extremamente macios, têm alta durabilidade se cuidados adequadamente.

Devem ser aspirados constantemente e aceitam bem água e sabão neutro. Outra característica é que podem ter baixa espessura ou serem felpudos. Prefira os últimos em locais aconchegantes da casa, enquanto os primeiros devem estar presentes em lugares que demandam maior limpeza e manutenção, como o lavabo.

Couro

couro representa, em qualquer decoração, elegância e luxo, e adapta-se a diversos estilos, como o contemporâneo, o clássico e o rústico. Além disso, esse é um modelo atemporal e muito resistente. Trata-se, portanto, de um ótimo investimento. Uma mesma peça pode apresentar diferenças de texturas e tons que dão charme e exclusividade ao local.

A irregularidade no formato pode conferir um elemento de descontração em ambientes esteticamente simétricos, e os modelos em retalhos ou quadriculados compõem também uma boa opção. Já perto de poltronas e no escritório, por exemplo, são elementos garantidos de requinte. 

 

Poliéster

É uma fibra sintética derivada do petróleo. Esse material é indicado para locais de baixo ou médio trânsito. Ele é resistente a manchas e ao desbotamento, é antialérgico e simula a aparência e o toque da lã, mas é um material menos nobre. Outra característica de tapetes desse tipo é que eles podem ter espessuras diferentes. 

Por sua composição, o material dá brilho ao ambiente, principalmente quando instalado em locais com ampla iluminação. Sua utilização é recomendada em salas de TV ou escritórios. O material seca rápido e é leve, o que pode facilitar a manutenção e também o deslocamento da peça. No mercado, é possível encontrar uma extensa variedade de coloração e estampas do produto.

Polipropileno

Esse material é um bom isolante térmico e é bastante durável. É antimicrobiano e não propaga o fogo. Outro fator positivo relacionado a esse tipo de tapete é que ele é lavável. Pode, portanto, ser colocado em áreas externas sem que haja a necessidade de preocupar-se em retirá-lo em dias de chuva.

Como outras fibras sintéticas, o polipropileno pode ser encontrado em diversos formatos, cores e texturas. Quanto mais liso ele for, mais fácil será fazer a limpeza. Pela versatilidade, o material também é indicado para cozinhas, banheiros, áreas de serviço, varandas, salas e quartos.

Conhecer os muitos tipos de tapetes ajuda na hora de escolher a melhor opção para cada cômodo da casa, segundo alguns critérios, como tráfego de pessoas, aspecto climático e a sensação que se quer transmitir ao ambiente. Ao mesmo tempo, é importante adequar o objeto ao estilo de decoração, a fim de alcançar a harmonia da composição e aliar elegância à eficiência.

Gostou das nossas dicas? Então, aproveite para obter mais informações sobre qual é o estilo de tapete ideal para o seu lar!