Um olhar especial para a autoestima da mulher com câncer de mama

A Santa Mônica apoia a campanha do Outubro Rosa: Um olhar especial faz toda diferença. Nossa campanha enfatiza enfatizar este olhar especial para conscientização do combate ao câncer de mama, fazendo o autoexame e da importância de se consultar um médico.

A descoberta do câncer na vida de uma mulher é um momento difícil em que muitas emoções e sentimentos transbordam. A insegurança do que está por vir, a dúvida do tratamento, o medo da morte, tudo é uma influência tanto do corpo quanto da mente.

Após, esse primeiro passo muito complicado, vem o medo de perder a mama e a queda dos cabelos pelo tratamento de quimioterapia. Além, dos efeitos colaterais que são físicos, o sofrimento emocional é latente.

O segundo passo é sua rede de apoio, família e amigos serão seus aliados nessa luta, a necessidade de tê-los por perto é inevitável e a consciência de manter quem você gosta do seu lado para te dar muito carinho seja com palavras ou com ações, como um abraço.

O terceiro passo é pensar positivo e vislumbrar as opções que temos diante das dificuldades. Mas como recuperar a autoestima? Sua vaidade  e seu bem estar?

Queda de cabelo

Existem opções de lenços, chapéus, perucas. Você também pode ousar com acessórios diferentes, trazendo leveza para seu dia a dia ao se olhar no espelho.

Reconstrução da mama

Após a recuperação e finalização do tratamento. Segundo o especialista Jorge Moulin, a reconstrução da mama é de suma importância para que a paciente recupere a autoestima e restabeleça o convívio social, fatores importantes para a melhora da paciente. A reconstrução ajudar a eliminar o estigma do câncer e da mutilação, oferecendo a mulher à condição física pré-câncer.

Maquiagem

Costuma fazer maquiagem diariamente? Não deixe de fazer. Não sabe fazer nenhum tipo de maquiagem? Peça para uma amiga ou familiar te ajudar a se maquiar. Existem ongs que fazem um trabalho especial, como a oficina de automaquiagem  do Instituto Quimioterapia e Beleza.

O último passo e mais importante para sua autoestima: Faça o que te agradar, o que te fazer feliz diante de toda dificuldade, se ame, se queira bem! Não queira agradar a “sociedade”, não se preocupe com o que vão pensar, pense somente em você para se sentir bem. Se quiser usar uma peruca colorida por dia, pode usar! Faça o que te faz bem..

Nossa autoestima é permeada por amor próprio, tudo depende do quanto você se ama, quanto mais você se amar, com mais leveza essa fase difícil vai ser superada. Claro que, contando com a sua rede de apoio. E se não for suficiente? Procure um psicólogo para que ele te ajude a superar cada dia de luta.

Nós da Santa Mônica apoiamos a luta contra o câncer de mama. Um olhar especial faz toda diferença.