Você sabia que os benefícios dos tapetes vão além da decoração?

Peça fundamental na decoração, o tapete é indispensável para quem quer uma residência bonita, aconchegante e sofisticada. Dependendo dos materiais, tamanhos e cores, ele pode ser usado em todos ambientes e trazer benefícios além da estética.

Um modelo de qualidade pode favorecer a acústica do ambiente, a segurança, o conforto e até ajudar a proteger o piso. Ou seja: muito além da decoração, ele favorece o bem-estar da sua família.

Confira agora quais são os outros principais benefícios de usar decoração com tapetes e como adotar essas medidas em casa.

Segurança

Muito importante para famílias com crianças, o tapete deixa o piso mais macio para as brincadeiras e diminui o impacto delas no chão em caso de quedas. A decoração do estilo montessoriano, por exemplo, orienta a utilização da peça no quarto da criança para que ela possa andar e se divertir com segurança.

Além dos pequenos, os idosos e pessoas com alguma dificuldade de locomoção também são favorecidos pelos tapetes. Com eles, diminui-se a chance dessas pessoas escorregarem por conta do piso liso. 

É importante optar por um modelo antialérgico e material resistente, como o Nylon 6.6. A qualidade é outro ponto a ser observado, pois ele precisa ter uma boa aderência ao chão para não escorregar e nem levantar os cantos, formando as chamadas orelhas.

Resistência e isolamento térmico

Sonha em ter uma casa sempre com uma temperatura agradável? Então, aposte em tapetes. O que acontece é que ele ajuda a manter a temperatura do cômodo, diminuindo as transferências de calor. Ou seja, pode ser usado tanto no inverno, quanto no verão.

No inverno, ele deixa o piso menos frio e muito mais agradável para pisar. Além disso,  deixa o ambiente aconchegante e convidativo para momentos de relaxamento. 

Já no verão, por ajudar a manter a temperatura, a peça é uma grande aliada do ar condicionado. O tapete diminui a troca de calor do ambiente com o chão e, assim, conserva o frescor por mais tempo, inclusive ajudando a economizar energia. 

Isolamento acústico

Uma função pouco falada do tapete é com relação a sua capacidade de isolamento acústico. Especialmente interessante para quem mora em apartamentos, eles abafam os sons, deixando o ambiente mais silencioso e impedindo que os ruídos incomodem os vizinhos. Outro detalhe é com relação aos sapatos, que tendem a fazer barulho no piso, mas, no tapete, o som é reduzido.

Em residências maiores, os tapetes diminuem os ecos em cômodos grandes e isolam melhor os ruídos de cada ambiente. Quer um quarto silencioso, onde você não escute os barulhos do andar de baixo? Então aposte em uma tapeçaria. Para aumentar a qualidade do isolamento, utilize peças de pelo médio a alto.

Proteção do piso

Você está danificando seu piso toda vez que precisa mexer a cadeira da sala de jantar? Que tal usar um tapete para proteger? Utilizar a tapeçaria na sala de jantar deixará o cômodo muito sofisticado. Para isso, escolha um belo modelo que combine com o seu estilo de decoração.

Outro lugar que pode se beneficiar com o uso de tapetes é o corredor ou onde há grande circulação de pessoas. Essa movimentação costuma danificar o revestimento com o tempo, deixando-o com um aspecto diferente do restante da casa. Por isso, uma passadeira feita sob medida para o espaço é uma excelente solução, seja para o caso de o piso já estar danificado, ou apenas para proteção.

Atenção para o material do tapete, que precisa ser resistente para não deformar com o peso dos móveis ou com a passagem das pessoas. Uma boa solução são os modelos de Nylon 6.6 da Antron, que têm essa característica resiliente. Esse material tem alta resistência ao impacto, desgaste e abrasão, garantindo uma tapeçaria bonita por mais tempo.

Conforto e aconchego

No quesito conforto e aconchego, os tapetes merecem destaque e atenção. Pisar em um tapete macio e de toque agradável é muito melhor do que andar sobre o chão. Uma sala agradável sempre tem um sofá confortável e uma tapeçaria complementando a decoração.

Para uma casa confortável, utilize a peça no quarto, no closet ou nas salas. Sem esquecer do banheiro e corredores. Se o seu objetivo é ter um lar que seja um convite ao descanso e relaxamento, aposte nessa peça.

Delimitação de espaço

Residências com conceito aberto aproveitam muito bem esse benefício dos tapetes: delimitação de espaço. Na falta de paredes para dividir os cômodos, a solução é utilizar a decoração para informar onde começa um ambiente e termina outro. Os tapetes cumprem muito bem esse papel porque não prejudicam a circulação e nem tiram a sensação de ambiente aberto e amplo.

sala de estar pode ser integrada com a de jantar, mas um tapete para cada espaço ajuda a delimitar e também possibilita variar um pouco a decoração. Ou seja, mesmo que tudo esteja próximo, uma tapeçaria mais colorida na sala de jantar e uma neutra próxima ao sofá permite que você explore dois estilos de decoração com tapetes.

Além desse uso, você também pode ter um tapete para delimitar um espaço de leitura no cômodo, dividir o quarto em dois ambientes, determinar a área de brincadeira das crianças, dentre outras funções.

Depois de saber de tantas funções da decoração com tapetes, essa peça ficou ainda mais interessante, não é mesmo? Ela pode ser o complemento ideal para que você conquiste um lar muito mais silencioso, seguro, confortável, bonito e com a temperatura agradável.

Na hora de comprar, prefira sempre modelos de qualidade, no tamanho adequado e com cores que combinem com o seu estilo. Fique atento também ao material, pois, é ele que garantirá durabilidade e conforto para sua casa, independentemente do uso.

Nesse sentido, o Nylon 6.6 da Antron — material usado nos tapetes personalizados criados pela Santa Mônica Tapetes e Carpetes — oferece esses benefícios e ainda é antialérgico, antichamas e antiestático. Ainda é resiliente, ou seja, não deforma com o peso dos móveis, e o látex, material da base e utilizado pela empresa na produção, proporciona durabilidade aos produtos. 

Quer saber mais sobre como fazer uma bela decoração com tapetes? Então, entre em contato conosco e descubra como tornar a sua casa mais bonita e confortável.