MOSTRA ARTEFACTO D&D – BEACH & COUNTRY 2022: OSCAR NIEMEYER É FONTE DE INSPIRAÇÃO PARA J’ADOR MIKONOS

AMBIENTE PROJETADO POR MARCELO BORGES E ARTHUR ATHAYDE É DESTAQUE NA MOSTRA COM TAPETE COM DESENHO AUTORAL  

“Se a reta é o caminho mais curto entre dois pontos, a curva é o que faz o concreto buscar o infinito”. A frase do famoso arquiteto Oscar Niemeyer foi a grande fonte de inspiração durante o processo de construção da identidade criativa de J’ADOR MIKONOS, ambiente projetado por Marcelo Borges e Arthur Athayde na Mostra Artefacto Beach e Country do Shopping D&D.  

Para a criação do espaço de 61 metros quadrados com o tema “Natureza Modernista”, a dupla buscou relação em uma das clássicas obras do arquiteto, a Igreja de São Francisco de Assis, que retrata arcos em concreto e azulejos criados pelo artista Portinari como elementos visuais da arquitetura modernista no Brasil.  
 
“Essa igreja é maravilhosa, toda a arquitetura dela é uma série de arcos em concreto e ela tem um trabalho ainda mais fantástico, os azulejos do Portinari.”, declaram. 

O revestimento dos azulejos em azul e branco foi representado no tapete produzido pela Santa Mônica com desenho autoral de Marcelo e Arthur: “foi desenvolvido um tapete de desenho autoral, esse tapete tem uma série de simbologias, mas ele forma essa brincadeira de azulejos.”, afirmam.  

Autores de um trabalho marcante e que passa longe de monotonia e monocromia, Marcelo e Arthur são apaixonados por projetos únicos e para que a experiência ao visitar J’ADOR MIKONOS fosse ainda mais marcante, o espaço foi dividido em três ambientes: living, jantar e quarto.  

No living, as estantes em formato de arcos também remetem ao projeto da Igreja de São Francisco de Assis e no quarto, a decoração com o conforto e aconchego do tapete esculpido, que também foi personalizado pela Santa Mônica para a Mostra, traz à tona a sensação de uma verdadeira casa de praia, que também era a intenção da dupla por ser um projeto para a Beach e Country.  

“Esses traços modernistas vêm de forma muito sutil, mas sempre inerentes à cultura no nosso espaço. A gente quis trazer um pouco dessa história.”, finalizam.