Os carpetes corporativos são capazes de criar uma atmosfera sofisticada e clássica ao ambiente de trabalho. Em contrapartida, também é possível garantir uma decoração descontraída por meio da ampla variedade de texturas, cores e padrões atuais.

Ao contrário do que muitas pessoas ainda acreditam, incluir carpetes na decoração não gera alergias pelo acúmulo de poeira. Inclusive, os novos produtos têm sido fabricados em alta tecnologia, como o fio de nylon antron 6.6, que solucionam essas questões de maneira muito eficiente e deixam o carpete com cara de novo por muito mais tempo.

Para contribuir com seus projetos de arquitetura corporativa, neste artigo vamos trazer vantagens incríveis sobre a instalação de carpetes em seu planejamento decorativo e as opções mais indicadas. Continue conosco e confira!

As vantagens de se utilizar carpetes corporativos em seu projeto de decoração

Os carpetes em ambientes corporativos apresentam inúmeras vantagens. Dentre elas estão: permitir excelente proteção acústica, propiciar uma temperatura agradável, reduzir os riscos de queda e favorecer a saúde dos colaboradores escolhendo um produto com matéria prima antialérgica, além de outros benefícios espetaculares.

A evolução da tecnologia colaborou com a produção de carpetes mais resistentes e duráveis, levando em consideração que em locais de trabalho há um tráfego mais intenso em comparação com as residências. Para isso, são necessárias algumas considerações:

Conforto acústico

Espaços corporativos produzem ruídos o tempo todo. Seja pela movimentação intensa dos funcionários, pelos telefones que tocam ou por outros fatores, a proteção acústica deve ser altamente priorizada.

A instalação de carpetes colabora com a harmonização dos sons de maneira geral — um dos grandes benefícios é que eles são capazes de absorver sons até 10 vezes mais, em comparação a outros revestimentos.

Praticidade

Esse item é fundamental no momento da escolha. Muitas vezes, o carpete em placas acaba sendo a melhor opção por conta da sua praticidade. Afinal, no caso de haver qualquer mancha mais difícil de retirar em um dos módulos, substituir uma peça por outra torna a manutenção mais simples e sem alterar a disposição do restante do piso.

Conhecer a finalidade do espaço é imprescindível também. A partir dessa compreensão será possível preferir pela resistência dos materiais. Por exemplo, em ambientes com tráfego comercial mais pesado, o uso de carpetes alto tráfego é o mais indicado.

Temperatura

Você sabia que ele ainda pode conservar a temperatura do ambiente? Como a superfície e a base complementar dos carpetes atuam como isolantes térmicos, a tendência é a temperatura se estabelecer por mais tempo nas fibras sintéticas.

Essa ação contribui para a redução de consumo de energia e cria um clima mais agradável ao ambiente. É uma ótima opção para empresas climatizadas.

Texturas confortáveis

Atualmente, referimo-nos ao nosso local de trabalho como nossa segunda casa. Por passarmos grande parte do tempo em um espaço corporativo, torná-lo mais confortável pode melhorar a qualidade de vida dos colaboradores.

Entre as variadas opções que existem no mercado, as opções com textura de trama e tecnologia antiestática proporcionam uma atmosfera aconchegante ao ambiente. Ainda é possível explorar o design por meio de cores vibrantes ou figuras geométricas para compor um clima arrojado.

Sustentabilidade

Caso haja a possibilidade de optar por produtos sustentáveis, essa será um comportamento muito consciente e garantirá o bem-estar no ambiente.

Por exemplo, carpetes fabricados com Nylon 6, são modelos inteligentes dos quais proporcionam maior durabilidade, oferecendo mais resistência. Ainda permite que o fio seja reaproveitado em uma nova produção.

Melhores opções para a sua decoração corporativa

Os carpetes têm duas formas de aplicação: em rolos ou placas. A preferência por cada instalação deve ter como base a particularidade de cada ambiente. Quanto aos materiais de fabricação, normalmente são encontrados em nylon e polipropileno. A proposta do projeto arquitetônico vai indicar a melhor escolha da matéria-prima.

1. Carpetes em placa

Utilizar carpetes em placa nos espaços corporativos oferece grande praticidade e conserva a boa saúde dos funcionários, uma vez que funciona como um filtro, melhorando a qualidade do ar. Outras características peculiares são o conforto térmico, o bom isolamento acústico, a plataforma antiderrapante e a alta durabilidade.

A principal dificuldade que sempre afastou as pessoas desse material é a limpeza. No entanto, por ser um revestimento modular, essa questão foi parcialmente solucionada. Apesar de em geral ter preços mais altos, investir em carpetes em placa também facilita o acesso aos sistemas elétricos e outros sistemas de cabeamento sob piso elevado.

2. Carpetes em rolo

Os carpetes em rolo têm alto apelo estético. Suas qualidades estão na alta resistência, porque algumas alternativas são à prova de manchas, além de absorverem mais ruídos do ambiente e contarem com cores mais sólidas.

Sua instalação é um pouco mais trabalhosa do que o modelo em placas. Porém, ao escolher uma empresa especializada, a aplicação garante extrema estabilidade e redução de emendas.

A quantidade de material adquirido deve conter consideráveis centímetros de acréscimos no tamanho ideal para que seja possível fazer um acabamento eficiente. Também é importante alguns cuidados com a preparação do piso para que a sua fixação seja perfeita.

3. Carpetes em nylon

Carpetes produzidos com fibra de nylon não arranham, lascam ou deformam com a utilização de móveis pesados, sendo considerado um revestimento prático, resistente e durável. São excelentes escolhas para áreas movimentadas, pois as fibras 100% sintéticas trazem a vantagem de não proliferar ácaros ou qualquer espécie de fungos e bactérias.

4. Carpetes em polipropileno

Assim como o nylon, são fáceis de manter. Como são resistentes às manchas e possíveis degradações, além de ser um material simples de limpar, é indicado para instalação apenas em ambientes internos com grande circulação, como corredores, recepção ou área de convivência.

Compreender que esse elemento vai muito além de meros itens de decoração é fundamental para conseguir levar conforto e bem-estar aos colaboradores de uma organização. E lembre-se: independente da tecnologia do carpete escolhido, higienizá-lo regularmente é imprescindível para a saúde dos colaboradores. Agora é só descobrir qual o estilo de carpete que mais combina com o seu projeto de arquitetura corporativa. E mãos à obra!

E aí, o que você achou deste artigo sobre carpetes corporativos? Aproveite que já está aqui e assine a nossa newsletter! Assim, você recebe nossos conteúdos diretamente na sua caixa de entrada.